ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ENEM: Alunos adventistas e judeus terão que esperar o pôr do sol para iniciar prova


Judeus e adventistas que não podem trabalhar ou estudar aos sábados terão horário alternativo para realizar hoje a prova do Enem.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), há 24.650 sabatistas inscritos.

Eles devem chegar no horário normal (até as 12h55), mas esperarão até as 19h para começar a prova, que se estenderá até as 23h30 – uma maratona que pode durar mais de dez horas.

De acordo com o pastor Ronaldo Alberto de Oliveira, da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central Paulista, o sábado deve ser reservado para a comunhão com Deus, atividades religiosas ou sociais. “Não pode fazer compras nem atividades escolares. Quem realizar o exame deve descansar à tarde e esperar o pôr do sol no sábado”, explica ele.

Beatriz Rodrigues e Henrique de Jesus Santos, membros da igreja adventista, prestarão o Enem no período noturno. Ela tenta uma vaga no curso de farmácia e afirma que pretende dormir durante a tarde. “Já que não posso levar nem a Bíblia, vou descansar para realizar a prova depois das 19h”, diz.

A comunidade judaica, que tem restrições no período do Shabat, que vai do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado, encontra outros empecilhos. Eles não podem andar de carro nem escrever nem carregar objetos – como documentos e canetas para a realização da prova. Para chegar até o local do exame, devem ir a pé.

Segundo o rabino Samy Pinto, diretor do colégio Iavne, cerca de 80 alunos não farão a prova em respeito às tradições judaicas, abrindo mão de concorrer a vagas na maioria das universidades federais, por exemplo.

Na prática, os adventistas e os judeus terão uma hora a menos que os outros candidatos para fazer a prova do Enem, uma vez que, por causa do horário de verão em vigor, o pôr do sol ocorre por volta das 20h.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato@blogdolucas.com

D'us esteja com você.