ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa volta atrás e defende camisinha em certas ocasiões


O papa Bento 16 disse que o uso da camisinha é aceitável “em certas situações”, segundo um livro a ser publicado nesta terça-feira.
Numa série de entrevistas dadas a um jornalista alemão, o papa afirmou que o preservativo pode reduzir o risco de infecção pelo vírus HIV por, por exemplo, uma prostituta.
O L’Osservatore Romano, jornal do Vaticano, publicou trechos das entrevistas neste sábado. O livro, sem lançamento previsto no Brasil, se chamará “Light of the World: The Pope, the Church and the Signs of the Times” (luz do mundo: o papa, a igreja e os sinais dos tempos).
As afirmações parecem aliviar a postura linha-dura da Igreja Católica em relação à contracepção – até então, a insituição condenava o uso de qualquer método contracecpcional.
Quando questionado se a Igreja Católica era “fundamentalmente contra o uso de camisinhas”, o papa teria dito:
“Ela certamente não a vê como uma solução real e moral. (…) Em alguns casos, quando a intenção é reduzir o risco de infecção, ela pode todavia ser um primeiro passo no caminho para uma outra sexualidade, mais humana.”
O papa citou o exemplo do uso de camisinha por prostitutas como um “primeiro passo no sentido da moralização”, ainda que as camisinhas “não sejam realmente o caminho para lidar com o mal da infecção pelo HIV”.
Bento 16 disse que a “obsessão quanto à camisinha implica a banalização da sexualidade”, o que tornaria o sexo não mais uma expressão do amor, “mas somente uma espécie de droga que as pessoas administram a si mesmas”.
A posição da Igreja sobre métodos de contracepção tem gerado críticas à instituição, principalmente após a Aids se alastrar pelo globo.
Numa visita a Camarões no ano passado, o papa disse que o uso de camisinhas punha em risco a saúde pública e ampliava o problema da Aids, em vez de ajudar a conter a doença.
Muitos países europeus o criticaram pela declaração.
Médicos e especialistas dizem que a camisinha é um dos únicos métodos capazes de frear a disseminação do vírus HIV.
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.