ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cientistas dizem ter recriado o rosto de Jesus


Especialistas em computação gráfica usaram técnicas modernas de criação de imagens de 3D para recompor a imagem da face retratada no Santo Sudário, que muitos acreditam ser o rosto de Jesus Cristo.

A experiência foi feita especialmente para o documentário de TV “The Real Face of Jesus?” (“O rosto real de Jesus?”), do History Channel, que vai ao ar no próximo sábado.

Os artistas tiveram acesso ao Santo Sudário, uma peça de linho que muitos cristãos acreditam ter sido usada para cobrir o corpo de Jesus após a crucificação. Sua autenticidade é debatida há anos por cientistas. O tecido traz uma imagem fantasmagórica do corpo de um homem que foi crucificado.

O artista de computação gráfica Ray Downing, que participou do projeto, é o mesmo que recriou em 3D o rosto do ex-presidente americano Abraham Lincoln, usando mais de cem fotos.

De acordo com Downing e com John Jackson, físico da universidade americana do Colorado que estuda o Santo Sudário desde 1978, a relíquia é singular, pois ela contém dados em três dimensões sobre o corpo da pessoa que foi enterrada.

Isso acontece porque o Santo Sudário foi enrolado em todo o corpo, em vez de apenas cobrir a face.

“A presença de dados em três dimensões é bastante inesperada e também é única”, diz Downing. “É como se a imagem contivesse um manual de instruções sobre como se construir uma escultura.”

O Santo Sudário, que pertence ao Vaticano, fica guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, na Itália.

Entre os dias 10 de abril e 23 de maio, a Catedral de São João Batista, em Turim, fará uma rara exibição pública da relíquia, que, acredita-se, deve atrair milhões de pessoas.

Já contestado diversas vezes, para muitos especialista o Santo Sudário é uma farsa.

Igreja Universal processa site de notícias e ganha


A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) ganhou ação movida contra a CMP Comunicação e Assessoria Ltda., responsável pelo site de notícias “Rondoniaovivo.com”, que publicou, em 2007, a reportagem “Chicote de Cristo para os mercadores da fé”. A matéria acusa os integrantes da Universal de extorquirem seus seguidores e usar o dinheiro de doações para “engordar contas bancárias”.

A juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, da 6ª Vara Cível de Porto Velho, capital de Rondônia, julgou precedente a ação movida pela IURD, que pediu indenização por danos morais por ter sofrido, segundo a própria magistrada relatou na sentença, um “profundo abalo em sua moral e imagem como entidade religiosa, diante da publicação irresponsável e sensacionalista do artigo”.

De acordo com a gerente jurídica da Universal, Adriana Guerra, a Igreja terá que receber do grupo de comunicação rondoniense R$ 6 mil. “A quantia é insignificante, mas o que vale é a Justiça ter reparado um dano que a IURD estava sofrendo. Além disso, essa decisão abre um precedente contra outras publicações tendenciosas e preconceituosas que são feitas contra a Universal”, disse a advogada.

João Gordo, autor de vários ofensas contra a Igreja Universal, é contratado pela Record


O cara do punk. Quem olha para João Gordo tem essa como a primeira impressão, mas, com cinco minutos de conversa, é possível perceber que ele é totalmente diferente do rótulo de grosso e mal educado.

Ao lado de Marcos Mion e outros 12 artistas, João fará parte da nova atração da Record, o “Legendários”. “Quando o convite veio, não pensei duas vezes”, revelou. O apresentador, que ficou 12 anos na MTV, apostou no novo e promete boas risadas para quem irá assistir ao programa.

De acordo com Marcos Mion, diretor do programa, a contratação de João Gordo é, talvez, a mais improvável que a emissora fez até hoje. “Quando citei o nome dele para a diretoria da Record, eles ficaram cinco segundos me olhando, como quem diz ‘você ficou louco?’. Mas, quando contei o que havia pensado para ele dentro do programa, eles assinaram embaixo”, disse.

Sobre a proposta, o apresentador logo soltou: “Eu estava de saco cheio da MTV. Já estava lá há 12 anos e quis provar que eu posso ser alguém e fazer mais fora de lá”.

Apesar de falar da emissora com tom irônico e até com um pouco de frustração, João revelou que não tem mágoa. Pelo contrário, guarda momentos muito bons. “De mil coisas, cem foram ruins. Só tenho que agradecer por esse tempo”, disse. Polêmico, ele também revelou que aceitou trabalhar em TV aberta pelo lado financeiro. “Fui mais comercial. Vim para ganhar dinheiro”, soltou.

Questionado sobre a música que lançou na década de 1990, chamada “Igreja Universal”, ele respondeu: “Essa música virou um ícone, todo mundo canta e faz parte da minha vida. Mas o que eu penso sobre a igreja ou sobre a religião é algo irrelevante”, afirmou e ainda brincou: “Será que eu fiz mal em vir para a Record? Todo mundo achou que eu tinha virado crente!”

No “Legendários” João será uma espécie de “Fiscal do Povo”, que fala sobre corrupção, política e assuntos polêmicos. Além disso, aos sábados, dia em que o programa será exibido, ele participará via internet da própria casa, comentando as matérias e as atrações do programa.

O apresentador já deixou avisado: “Eles não vão economizar nos ‘pis’. Vou falar palavrão como sempre falei. Serei eu mesmo. Eles estão sabendo quem contrataram!”