ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Além de alguns jogadores evangélicos, Seleção Brasileira conta com um Pastor para a Copa do Mundo 2010


Pastor Anselmo Alves, 51 anos, não tem o peso de Dunga na seleção brasileira. Não se trata também de um ilustre desconhecido. Evangélico da Primeira Igreja Batista de Curitiba, Anselmo é o guardião de um grupo influente de jogadores no elenco de Dunga. E já tem encontro marcado com os atletas em Johannesburgo assim que a seleção desembarcar na África.

O pastor ministra, na Igreja Batista em Curitiba, um enorme templo encravado no bairro Batel, no centro da cidade. E não foi possível encontrar os jogadores de Dunga no CT do Atlético-PR, quartel da seleção. O motivo: Anselmo Alves está na Itália e de lá parte na próxima semana para Johannesburgo.

A missão do pastor Anselmo é orar e encorajar os jogadores evangélicos, apontados como o núcleo forte da seleção. Entre os 23 convocados por Dunga, sete deles comungam da mesma fé: os zagueiros Lúcio e Luisão, os volantes Gilberto Silva e Felipe Melo, o lateral Daniel Alves, o atacante Luís Fabiano e Kaká.

Pastor Anselmo revelou que orou pela recuperação plena de Kaká e deve continuar com as orações durante da Copa. Desde o Mundial de 2002, o religioso acompanha a seleção. Naquele Mundial, ele foi decisivo na recuperação emocional de Lúcio, declarou o zagueiro.

“Lembro que ele estava arrasado com a falha que cometeu no gol de Owen no jogo contra a Inglaterra (o Brasil depois virou e venceu por 2 a 1, gols de Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, em confronto válido pelas quartas de final). O Lúcio chorou muito. Nos reunimos e oramos e ele se recuperou para os jogos finais”, contou o pastor em sua página na internet.

De 2002, passando pela Copa de 2006, a presença do pastor Anselmo tem sido constante nas andanças da seleção, em Eliminatórias e outros eventos.”Sempre que a seleção está reunida em algum lugar do mundo, ele viaja até o local e ministra aconselhamento, faz um encontro diário, para estudar a Bíblia”, conta o pastor Rogério Leite em seu blog da Igreja Batista Passo D”areia. “Alguns céticos e perseguidores do cristianismo falam contra, e até especulam que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) paga as despesas de viagem e hotéis para o pastor Anselmo, mas todas essas despesas são pagas segundo ele, por amigos, irmãos da igreja e também jogadores de dentro e fora da seleção.”

Futebol no sangue. Anselmo, antes de se tornar pastor, era jogador de futebol. Nos anos 1980 atuou como ponta-direita do Atlético-PR, mas não teve sucesso como atleta profissional e abandonou a carreira.

Com 91 anos e muitos problemas de saúde, Billy Graham quer pregar um novo sermão


Já há alguns anos, o famoso evangelista norte-americano Billy Graham está lidando com uma série de males em sua saúde, mas seu porta-voz, A. Larry Ross, disse que, mesmo assim, ele quer pregar novamente. “Com 91 anos de idade, Graham percebe que esse é possivelmente um ano importante na sua vida. Ele está tentando fazer valer cada dia sabendo que um dia vai se juntar à sua mulher Ruth no Céu”, disse Ross.

Embora Graham tenha expressado seu desejo de pregar um novo sermão, Ross disse que o dia e o local ainda não foram definidos.

Membros da família de Graham mencionaram que o evangelista poderá ou gravar seu último sermão para depois distribuí-lo ou, se a saúde permitir, pregar no próximo ano à frente de uma platéia ao vivo no Bank of America Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte. “É encorajador ver que ele permanece disposto, atento e comprometido com o seu chamado ao longo da vida”, acrescentou Ross.

O evangelista tem ficado fora do olhar do público nos últimos dois anos devido a problemas relacionados à saúde que o impediram de pregar nos últimos cinco anos. No entanto, ele continuou envolvido na elaboração de projetos, bem como nas orações pela Associação Evangelística Billy Graham. No mês passado, ele se reuniu com o presidente Barack Obama em sua casa, em Carolina do Norte.

Após 55 anos de pregação em todo o mundo, Graham realizou a sua última cruzada evangelística em junho de 2005 em Flushing Meadows Park, em Nova York. A sua última aparição foi no Festival da Esperança 2006, com seu filho Franklin, em Nova Orleans, evento realizado em prol da recuperação da cidade pelos efeitos devastadores da passagem do furacão Katrina.

No total, Billy Graham pregou para mais de 210 milhões de pessoas em mais de 185 países e atingiu outras milhões de pessoas através da televisão e da Internet. O evangelista tem sido regularmente citado pela organização Gallup como um dos “Dez mais admirados homens no mundo”.

Billy Graham é, ainda hoje, um dos mais conhecidos pastores protestantes dos Estados Unidos e do mundo.

O grupo mais anti-democrático da pós-modernidade é o dos defensores da prática homossexual, diz Silas Malafaia


O pastor Silas Malafaia, em resposta aos comentários do presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira, afirmou que “os grupos de defesa dos homossexuais precisam aprender a lidar com os contrários, pois preconceituosos são eles quando rotulam os outros de homofóbicos”. O líder religioso, que integra a Assembleia de Deus, não chegou a comentar, através de e-mail enviado ao Terra, os ataques do líder gay à pré-candidata à presidência pelo PV, Marina Silva. Na resposta, ele também não citou Cerqueira.
Malafaia declarou aina que “o grupo mais anti-democrático da pós-modernidade é o dos defensores da prática homossexual”. Segundo ele, estes grupos querem trazer para o Brasil uma nova modalidade de crime, muito praticado pelos nazistas e fascistas – o crime de condenar radicalmente quem defende opinião contrária à deles. “Eles não suportam a crítica, e fingem não saber a diferença entre criticar uma conduta e discriminar pessoas”, comentou o pastor.
Ele diz desconfiar ainda que os grupos homossexuais não suportam a crítica pelo simples fato de que, no fundo, não têm convicção do que são. “O homossexualismo é um comportamento, e ninguém nasce homossexua”, defende Malafaia, que é psicólogo. Quanto às acusações de ser radical, ele devolve a qualificação aos militantes gays, dizendo que eles “tentaram de todas as formas junto ao Ministério da Justiça, censurar o meu programa de TV, a fim de tirá-lo do ar; e tentaram caçar-me no Conselho de Psicologia”.
O pastor ressaltou ainda que suas posições contra a prática homossexual se baseia na Bíblia, “o livro que representa a fé de 90% da população brasileira”, destacou. A oposição dos gays seria também a sua posição contra a aprovação da PL 122, que busca criminalizar a homofobia. “Os grupos homossexuais chamam-me de homofóbico. Ora, homofóbico é quem sofre de homofobia, que é classificada pela psiquiatria como uma doença que leva a pessoa a ter rejeição ou aversão aos homossexuais ou à homossexualidade. Isto, sim, é que é uma ofensa, e nem por isso eu entrei em qualquer instância judicial contra eles”.