ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Quem tomou a vacina (H1N1) pode estar com AIDS". Será?

O problema já havia sido detectado pela Anvisa em março, mas foi abordado nesta sexta-feira (21) pelo DST/Aids. Na nota de março, a agência dizia que “podem ser obtidos resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos para detecção de anticorpos contra o vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV 1), o vírus da Hepatite C e, especialmente, HTLV-I, devido à produção de IgM em resposta à vacina contra Influenza A(H1N1)”.

Nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revela que as pessoas que tomaram a vacina H1N1, contra a nova gripe, podem ter resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a Aids. Segundo a técnica Lílian Inocêncio, responsável pela área de Laboratórios do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.  [Fonte]

Governo brasileiro vai bloquear acesso ao Orkut

O governo brasileiro disparou uma contra-ofensiva para restringir o acesso a rede social Orkut da empresa Google.  O governo entrou com uma ação civil pública contra a Google, na qual acusa o site de ter-se tornado "palco de condutas ilícitas e criminosas". Entre os crimes que seriam cometidos dentro da rede social estão apologia ao crime, pedofilia e falsa identidade, entre outros.

Para o governo, não há como eximir a empresa de corresponsabilidade pelos crimes cometidos dentro da rede social, já que eles só ocorreriam por causa de falhas na gestão do site. "A empresa não possui qualquer mecanismo eficiente de controle de conteúdo (...), nem qualquer sistema apto a verificar a identidade daqueles que acessam seus serviços", argumenta o governo.

O governo acredita que o Google precisa ser obrigado a tomar providências que combatam ou impeçam a utilização do ambiente do Orkut para os crimes citados. Na ação, o órgão determina que a empresa adéqüe seus serviços em no máximo 30 dias, com medidas de guarda de logs e de rastreamento, entre outros. Caso contrario os usuários do Brasil pode dá adeus ao seu perfil no Orkut.

A diversidade no uso da mídia pelas igrejas no Brasil


“O meio de comunicação não funciona isoladamente, ele está dentro de um pacote maior, que inclui o contato com familiares, vizinhos, colegas de trabalho e também a ida à congregação local”, afirmou Freston em entrevista ao Instituto Humanitas, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Freston citou que há uma diversidade muito grande no pentecostalismo. De um lado, aparecem igrejas que recorrem aos meios de comunicação de massa, rádio e TV de modo especial, como é o caso da Igreja Universal do Reino de Deus, e há igrejas que rejeitam as mídias eletrônicas, como a Congregação Cristã, a segunda maior do país em número de frequentadores.

Nessas, “o crescimento numérico da igreja ocorre por outros meios, não pelos meios massivos de comunicação. Há casos ainda como o da Deus é Amor, que sempre usou massivamente o rádio, mas não a televisão”, assinalou Freston.

O diretor do Programa de Estudos da Religião na América Latina, da Baylor University, lembrou também que nas metrópoles a importância dos meios de comunicação é maior. “A congregação que rejeita o uso dos meios se dá melhor no interior, em cidades menores”, arrolou.

A divulgação religiosa no rádio ganhou intensidade no Brasil a partir dos anos 50 do século passado. Nos anos 70, programas religiosos começam a aparecer na televisão, primeiro com programação vindo do exterior, de cunho pentecostal. “Nos anos 80, transforma-se em uma indústria nacional”, historiou.

As novas iniciativas partem, muitas vezes, de igrejas pentecostais recém-criadas, “que surgem com maior desinibição e ousadia”, e que são imitadas, em seguida, pelas igrejas pentecostais mais antigas.

Na análise de Freston, a internet possibilita que grupos pequenos, que nunca teriam oportunidade de ter presença televisiva, possam fazer sua divulgação. “Também permite um processo mais democrático dentro de uma determinada igreja, por exemplo, com grupos dissidentes”, mencionou.

Valdemiro Santiago pede ajuda financeira para manter programa de televisão


O Apóstolo Valdemiro Santiago, que apresenta um programa da Igreja Mundial do Poder de Deus  no canal Rede 21, teria começado a pedir ajuda financeira dos fiéis para manter a atração. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, Santiago, aparece em uma vinheta falando sobre um “carnê” e a forma de se obtê-lo.


“Ligue já e solicite o seu carnezinho para colaborar com o programa de televisão. Não deixe esse programa parar!”, oferece o pastor aos telespectadores. O programa que Santiago apresenta na Rede 21 mostra trechos de bênçãos, convocações para cultos da igreja, mensagens bíblicas e pedidos de dinheiro para a produção, com a divulgação de telefones e contas para depósitos.


A Rede 21 faz parte do Grupo Bandeirantes e estaria alugando seu espaço para a Igreja Mundial do Poder de Deus, ato considerado ilegal. Segundo a legislação de radiodifusão, o arrendamento se limita a 25% da programação da emissora, ou 6 horas. Porém, o pastor usa 22 horas para suas pregações.


Estima-se que a igreja pague ao canal cerca de R$ 400 mil por mês para veicular seu programa. O Grupo Bandeirantes não confirmou se este realmente é o valor pago.