ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com "palavras de Jesus", Bispo Macedo justifica seu apoio ao aborto

Conforme já havíamos noticiado, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Bispo Edir Macedo é a favor do aborto, um tema polêmico nos meio evangélico. Neste ano em vídeo gravado em uma palestra, Bispo Macedo se diz favorável ao aborto, citando uma passagem Bíblica para justificar sua opinião. Agora, Macedo escreve um texto em seu blog, citando as palavras de Jesus sobre Judas o qual traiu o Mestre, que segundo o bispo, teria sido melhor que a mãe de Judas o tivesse abortado.
Confira o texto na integra:


“Contra fatos não há argumentos, já diz o jargão popular. E quando o assunto é aborto, os fatos são comprovados por estatísticas, como a do Instituto Guttmacher, divulgada recentemente, de que cerca de 70 mil mulheres morrem por ano no mundo, vítimas de abortos clandestinos.

Estupro, pedofilia, gravidez precoce, violência doméstica, entre outros, são alguns dos fatores que têm levado mulheres e adolescentes a buscar clínicas clandestinas para porem fim a uma gravidez indesejada, submetendo-se a procedimentos arriscados, devido à falta de condições hospitalares adequadas para atendê-las, principalmente caso aconteça alguma complicação.

Eu sempre digo que sou a favor do aborto, não indiscriminadamente, mas em determinadas circunstâncias. Não faço isso para declarar guerra a nenhuma religião ou à parcela da sociedade que é contra o procedimento. Tenho esta opinião principalmente porque a fé que eu professo me impede de exaltar a hipocrisia. O aborto não é a causa do problema, é o efeito. O problema começa antes, na falta de informação, principalmente às camadas financeiramente menos favorecidas; na falta de ações preventivas; nas inúmeras questões sociais que têm levado à destruição de lares e à banalização da família.

Diversas manifestações sociais, políticas e religiosas condenam a legalização do aborto, em nome da “defesa da vida”, mas parecem ignorar ou não dar o mesmo valor à vida de crianças que nasceram indesejadas ou em famílias sem a menor condição de criá-las, e que andam por aí, revirando lixo para se alimentar, expostas a todo tipo de doença e violência nas ruas. Também não parecem se importar com a vida de meninas e mulheres que morrem diariamente em clínicas de aborto clandestino.

As bandeiras e cartazes que estas pessoas e instituições levantam contra o aborto lhes encobrem a visão e as impede de enxergar a verdade dos fatos. As mulheres não vão sair por aí aumentando o número de abortos praticados, caso a legislação aprove o procedimento e deixe de considerá-las criminosas. Ninguém deixa de fazer um aborto porque ele é proibido por lei. O que pode sim acontecer é uma expressiva diminuição dos índices de mortalidade feminina e do número de crianças pobres, desnutridas e vítimas de todo tipo de abuso por serem pobres e abandonadas.

Para os que acreditam não haver embasamento bíblico no que eu digo, cito o momento em que o Senhor Jesus sentou-se à mesa com Seus discípulos para celebrar a última ceia, antes de ser torturado e morto. Ele anunciou que ali estava presente quem O trairia, e sentenciou: “O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

No meu entendimento, essa última frase pode ser interpretada como: seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma.”


Caro Bispo, de todos os argumentos fornecidos pelo senhor, o que mais me preocupou foi o fato ter defendido sua tese usando um verso isolado das Escrituras. Ora, como o Senhor deve saber, a interpretação equivocada de versos bíblicos pode fazer um enorme estrago na vida das pessoas, daí a necessidade de aplicar nos textos que lemos regras básicas de hermeneutica.

Bom, a expressão Hermenêutica provém da palavra grega “hermeneutike” que, por sua vez, se deriva do verbo hermeneuo, significando: a arte de interpretar os livros sagrados e os textos antigos. Segundo a história Platão, foi o primeiro a utilizar essa palavra. A hermenêutica forma parte da Teologia exegética, ou seja, a que trata especificamente da interpretação das Escrituras.

À luz desta afirmação gostaria de levá-lo a refletir comigo sobre os principios hermeneuticos usados por Calvino:

1º - Calvino Renunciou a alegorias entendendo serem elas armas de deturpação do sentido das Escrituras.
2º Calvino costumava enfatizar o sentido literal do texto.
3º Ele acreditava que o ministro deveria ser inteiramente dependente da operação do Espírito Santo para a correta interpretação da Bíblia.
4º Ele valorizava o estudo das línguas originais para melhor compreensão do ensino sagrado.
5º Ele cria numa tipologia equilibrada, evitando impor a textos veterotestamentários simbolismos que eles não suportam.
6. E por fim ele acreditava que a melhor forma de se interpretar a Bíblia é a própria Bíblia.

Prezado Bispo, lamento lhe informar mais a sua interpretação do texto de Jesus é extremamente equivocada, senão vejamos:

"O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!” Mateus 26-24

Segundo o senhor mesmo afirmou em seu blog, no seu entendimento a última frase poderia ser interpretada da sequinte maneira: "seria melhor que Judas tivesse sido abortado. Melhor do que o futuro de sua alma."

Bom, vejamos os equivocos desta afirmação:

1º- Teologia não pode ser fundamentada naquilo que achamos ou pensamos sobre determinado assunto. Teologia se fundamenta nas verdades indiscutíveis das Escrituras.

2º- Nossas percepções pessoais devem se submeter ao que a Bíblia diz, e não ao contrário.

3º- Lembre-se que a Bíblia explica a Biblia e que não podemos em hipotese alguma estabelecer pressupostos doutrinários em versos isolados. A Palavra de Deus contrapõem-se a sua afirmação inúmeras vezes declarando que aqueles que cometem assassinatos pecam contra o Eterno. (Ex 20:13; Os 4:2-3; Mt 19:18; Lc 18:20; Rm 13:09; Tg 2:1. Portanto, os que matam os seus semelhantes afrontam deliberadamente a santidade do Senhor.

Vale a pena ressaltar que à luz da ciência e da Bíblia, uma criança não nascida é um ser completamente formado, no sentido que toda a informação genética já foi recebida no momento da concepção. Uma criança não nascida é uma pessoa completamente distinta da sua mãe. O bebê desenvolve todas as suas características humanas quando está no ventre. Os cromossomos de uma criança não nascida são únicos. Toda pessoa é uma criação singular de Deus. Jamais voltará a vida de uma criança não nascida tirada por um aborto, isto posto, abortar a vida de uma criança é desobedecer descaradamente o 6º mandamento.

Encerro esta réplica afirmando sem titubeios que o aborto é um crime hediondo. Abortar é tirar a vida de um ser humano, visto que a Bíblia ensina que a vida começa na concepção. Deus nos forma quando estamos ainda no ventre da nossa mãe ("Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe." Sl 139.13). O profeta Jeremias e o apóstolo Paulo foram chamados por Deus antes deles terem nascido ("Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações." (Jr 1.5); "Porém Deus, na sua graça, me escolheu antes mesmo de eu nascer e me chamou para servi-lo." Gl 1.15).

Naquele que vive e reina,