ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aborto e homossexualidade são debatidos com igrejas evangélicas

O aborto e a homossexualidade, dois temas polêmicos e que já foram motivos para embates políticos nessas eleições de 2010, foram as chaves de abertura do debate promovido pelas igrejas evangélicas, realizado na na Igreja Batista da Paz na noite desta segunda-feira (13), com três dos quatro candidatos ao governado de Mato Grosso. Entretanto, já cientes da reação da sociedade perante o assunto, todos os presentes assumiram posições parecidas e de cunho cristão.



Wilson Santos 
“Deus ama todo homossexual, mas abomina o homossexualismo”, declarou Wilson Santos (PSDB), primeiro a discorrer sobre o tema considerado fundamental pelas igrejas presentes. O candidato tucano firmou um compromisso de, caso eleito, tal como durante sua gestão frente à prefeitura de Cuiabá, não irá apoiar e nem participar de nenhuma atividade que vá contra os ideais cristãos, tal como a 'Parada Gay'.

“Não vou participar disso (Parada Gay), mas também vou respeitar. Mas vou participar da Marcha para Cristo. E além disso, vou garantir a inclusão dela no plano anual de governo, para que seja ampliada”, prometeu Santos.

Além disso, o ex-prefeito de Cuiabá também garantiu ser “radicalmente” contra o aborto, passível de tolerar apenas as duas modalidades já permitidas no  – quando a vida da mãe é colocada em risco e em caso de estupro.

“A mulher é dona do seu corpo. Se ela quiser pintar o cabelo, tirar uma verruga ou pregar as orelhas de abano se forem iguais às minhas, tudo bem. Mas a vida dentro dela pertence a Deus e só ele pode tirá-la”, ponderou o Wilson Santos.


Mauro Mendes
O candidato do PSB ao governo, o empresário Mauro Mendes (PSB), também se comprometeu a não apoiar nenhuma atividade que vá contra os princípios cristãos, embora tenha a obrigação de respeitar as diferenças. Para ele, será preciso o governador saber lidar com um estado democrático e cheio de diferenças, mas sem ir contra as convicções pessoais.

“Como governador tenho que respeitar todo o cidadão de forma igual, mas como cristão tenho minhas convicções. O que for contrário aos princípios cristão, não vou apoiar, mas vou respeitar a todos”, garantiu o socialista.

No tocante ao aborto, Mendes voltou a defender os princípios cristãos e evocou a passagem bíblica de que “Deus nos dá a vida e só ele pode a tirar de nós. Sou radicalmente contra o aborto e contra a pena de morte. Como governador não irei realizar nenhuma movimentação em prol desses dois temas”, ratificou o socialista.

Marcos Magno
Um pouco mais polêmico que os concorrentes, o candidato do PSOL ao governo, Marcos Magno, iniciou sua declaração dizendo que “o homem deve buscar a Deus respeitando as pessoas e suas diferenças”. Ele ressaltou o fato de vivermos em um estado laico, onde todas as crenças devem ser respeitadas.

“Quero me envolver com o movimento cristão e religioso. Todo homem deve buscar a Deus (…), mas não podemos esquecer que vivemos em um estado laico. E a democracia nos faz conviver com as diferenças”, declarou Magno.

Quanto ao aborto, o candidato do PSOL novamente teve a resposta destoante do trio. Apesar de afirmar ser “radicalmente contra o aborto”, Magno pediu para que a sociedade abra os olhos para os problemas que são as clínicas clandestinas.

“O rico paga e faz aborto em ótimas clínicas. O pobre da periferia faz aborto em clínicas clandestinas e põe em risco sua vida. A sociedade precisa discutir mais esse assunto e não deixar só nas mãos de seus governantes e legisladores”, asseverou.

Silval Barbosa


O candidato à reeleição governador Silval Barbosa (PMDB) não compareceu ao debate. Segundo sua assessoria, o peemedebista alegou incompatibilidade de agenda .

Após polêmica, religiosos do Irã recomendam a morte a quem queimar Alcorão


Dois importantes religiosos iranianos recomendaram nesta segunda-feira a morte das pessoas que queimarem o Alcorão, segundo informou a agência de notícias Fars.

“Do ponto de vista da jurisprudência, é obrigatório e necessário opor-se a tais pensamentos e é obrigatório matar as pessoas que tenham cometido este ato”, declarou o aiatolá Hossein Nuri Hamedani.

O aiatolá Nasser Makarem Chirazi recomendou a mesma atitude, desde que depois de consultado um “juiz religioso”.

“Certamente se pode derramar a sangue da pessoa que queima um exemplar do Alcorão. Mas, sobre esta questão, nenhuma ação pode ser tomada sem a permissão de um juiz religioso”, afirmou o aiatolá Chirazi.

Várias autoridades iranianas, incluindo o presidente Mahmoud Ahmadinejad, classificaram de “complô sionista” a iniciativa do pastor evangélico da Flórida Terry Jones, que planejava queimar 200 cópias do Alcorão por ocasião do 9º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova York.

O pastor desistiu da ideia, mas um grupo de cristão arrrancou as páginas de alguns exemplares do Alcorão diante a Casa Branca no sábado.

Cerca de 500 pessoas se manifestaram nesta segunda-feira contra os Estados Unidos diante a embaixada da Suíça no norte de Teerã para protestar contra oa planos do pastor americano de queimar o Alcorão.

Ministério Voice of China and Asia: Bíblias distribuídas legalmente na China


O Ministério Voice of China and Asia conseguiu a distribuição legal de bíblias na China  sem que o governo os reprimisse, e isso se deu a partir do cadastramento das igrejas cristãs. Com o registro, as igrejas podem prestar cultos livremente e liberdade para trabalhar com o evangelho.

O ministério tem juntado recursos para compra de mais bíblias. “Estamos comprando Bíblias impressas legalmente para serem doadas. As igrejas farão a distribuição nos pontos pré-definidos”. Já são 70 pontos de distribuições, que suprem 55 mil igrejas registradas. Mas, há ainda muito o que fazer e conquistar, pois existem ainda muitas regiões, principalmente as rurais que não tem acesso a nenhum destes postos.

Para saber mais sobre o ministério Voice e fotos da distribuição de bíblias na China, acesse: vocabibles.vocamissions.com

“Falam muita inverdade sobre minha religiosidade” diz Michel Temer em culto na Catedral da AD Madureira


No sábado, a Catedral das Assembléias de Deus (CONAMAD), em Volta Redonda, foi palco de grande celebração da comunidade evangélica. E o candidato à Vice-Presidência pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Michel Temer, foi o convidado especial do Bispo Manoel Ferreira (PR-RJ), coordenador do movimento evangélico da campanha de Dilma, e do deputado federal pelo Rio de Janeiro Eduardo Cunha (PMDB). Todos contaram com a companhia de mais quatro mil fiéis.

Temer falou aos presentes sobre suas origens e pediu atenção sobre as infâmias criadas e plantadas na internet em época eleitoral. “A internet é uma área livre. Onde são criadas diversas coisas falsas para prejudicar pessoas públicas. Por isso quero pedir atenção para todos vocês no que lêem nesse meio. Muita inverdade tem sido publicada sobre minha pessoa e da candidata Dilma na web. Inclusive questionando minha religiosidade. Peço que respondam lá a verdade”, destacou.

Em apoio às palavras de Temer, o Bispo Manoel Ferreira, lembrou a história do candidato e o tempo de amizade entre os dois. “Michel Temer leva uma vida pública há mais de 40 anos. É uma carta lida por toda sociedade. É um homem devoto a Deus e sempre foi. É católico e está aqui conosco, evangélicos. Faço questão de dizer isso e endosso o que ele falou sobre as barbaridades que são publicadas na internet. Todos precisam saber disso”, enfatizou.

Enquanto isso Eduardo Cunha lembrou-se da seriedade com que Michel Temer conduziu a Presidência da Câmara dos Deputados nos últimos dois anos e falou da importância do apoio dos evangélicos durante a campanha. “Ele sempre teve pulso firme e soube conduzir as questões mais delicadas no Congresso. Enquanto não havia consenso entre os lados ele não deixava votar. Colocava os dois pontos de vista para conversar até que um denominador fosse encontrado. E sei que irá ajudar a conduzir o País com essa liderança que Deus deu para ele. Tenho certeza também que com a ajuda de toda a comunidade evangélica eles dois (Dilma e Temer) vão vencer a eleição”, concluiu.

Mesmo com a agenda apertada, Temer pediu para falar mais cinco minutos aos fiéis, ocasião na qual aproveitou para lembrar os sucessos da economia do governo Lula. “Nessas minhas andanças pelo País eu vi muita cidade que mudou por conta da bolsa família. Principalmente pelo Nordeste do país. Em algumas cidades, o cidadão que ganhava R$ 30 por mês passou a ganhar mais de R$ 100. Com isso passou a consumir mais na quitanda e assim foi com toda cidade. O dono da quitanda teve que contratar mais gente para atender ao aumento de demanda e assim foi nos demais estabelecimentos. Isso é aquecimento da economia. Aconteceu em todo País e continuará a acontecer coma Dilma e comigo”, falou.

Temer aproveitou ainda para falar de casos de sua vida, como a situação na qual entrou para a política. “Eu era procurador-geral de São Paulo e fui convidado pelo governador do Estado na ocasião 1984, Adhemar de Barros, para assumir a secretaria de segurança pública. Minha maior missão era unir a Polícia Civil e a Militar, que estavam em atrito. A situação era tão caótica que dias depois pensei em desistir. Mas foi ai que resolvi assumir o papel que a vida tinha me colocado. Que Deus havia me colocado. Era uma missão que Deus queria que eu cumprisse e eu cumpri. E desde então estou aqui. Agora aconteceu o mesmo e Ele me colocou com a Dilma juntos para que possamos conduzir o País para anos ainda mais prósperos”, disse Temer.

Ao fim do encontro, o Bispo pediu para que todos se levantassem e fizessem uma oração para que Temer saísse da Catedral com energias renovadas e protegido para o resto da campanha. O que de fato vai acontecer, segundo experiências anteriores de Temer. “Todas as vezes que encontro Manoel Ferreira é a mesma coisa. Sinto uma sensação de paz e conforto”, finalizou.