ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória” teria dito Dilma Rousseff


O candidato ao Buriti Joaquim Roriz (PSC) voltou a atacar os militantes e candidatos do PT durante a agenda deste sábado (18/9). No primeiro compromisso da manhã, o ex-governador se encontrou com os servidores da Caesb, na QI 11. Enquanto discursava, disse que “os vermelhos (referência à cor do Partido dos Trabalhadores) são encardidos, roubam e matam”.

Mais tarde, Roriz voltou a tocar no assunto. Ao discursar para representantes de condomínios horizontais no Jardim Botânico, o candidato afirmou que os petistas se acham superiores a Deus. “Me desculpe a quem está vestido de vermelho, mas sou obrigado a dizer que quem tem o comportamento de encardido pode estuprar, roubar, invadir, matar, fazer tudo. Eles acham que são superiores a Deus. Eles podem denunciar e são traidores.”

O candidato afirmou ainda que Dilma Rousseff, concorrente à presidência pelo PT, teria dito que nem Cristo pode derrotá-la nas eleições. “Meu Deus do céu, nem Cristo derruba. Não é possível uma pessoa dessa ganhar a eleição no nosso país maravilhoso”, declarou. Entre as propostas, Roriz disse que vai regularizar todos os condomínios e aumentar o quadrilátero do DF.

“Nos momentos difíceis busque a Deus” diz Neymar em seu twitter após punição


Neymar  teve seu afastamento do jogo contra o Guarani anunciado no início da tarde deste sábado pelo presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro. No resto do dia, exibiu sua rotina no Twitter sem abordar a polêmica, a não ser quando agradecia ao apoio recebido no microblog.  Aparentando estar bem-humorado, o atacante contou que, após o treino no CT Rei Pelé, lavou seu carro e assistiu a um filme.

- Acabou o treino, estou indo dar uma lavada no carro, que tá bem sujinho… rsrs! – escreveu o atacante, para mais tarde acrescentar: – Ficar em casa vendo filme nesse tempo é a melhor coisa!

Neymar terminou o sábado agradecendo o apoio (“Agradeço meus fãs pelo carinho e pela força”) e mostrando seu lado religioso, ao citar Deus seis vezes.

- Deus abençoe a vida de vocês! Nos momentos felizes louve a Deus, nos momentos difíceis busque a Deus, nos momentos silenciosos adore a Deus, nos momentos dolorosos confie em Deus e em cada momento da sua vida agradeça a Deus!

O atacante foi punido depois de ter discutido em campo – na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético-GO, na quarta-feira – com o técnico Dorival Júnior, que não deixou que ele cobrasse um pênalti, e com o capitão Edu Dracena. No dia seguinte, fez um pronunciamento no CT Rei Pelé pedindo desculpas, mas não adiantou. O treinador pediu à diretoria a suspensão por 15 dias do atacante, que neste sábado foi afastado por tempo indeterminado.

Alunos são suspensos em escola nos EUA por distribuírem rosquinhas com versos Bíblicos


Pais e membros de uma Igreja local em Roswell, Novo México, estavam visivelmente preocupados durante um encontro escolar onde os participantes discutiram as suspensões recentes por causa das rosquinhas com versos Bíblicos da Krispy Kreme.

De acordo com a estação local de TV KOB que é afiliada à rede NBC, mais de duzentas pessoas participaram do encontro, na terça-feira, para expressar sua desaprovação acerca de como a escola tem tratado os seus alunos Cristãos.

“Supostamente vocês representam as pessoas,” disse o pastor Try Smothermon da Igreja do Mover em Roswell, de acordo com a KOB. “Mas antes que você entre nesse processo judicial eu esperava no mínimo que vocês tirassem um tempo para descobrir o que estava acontecendo no sistema escolar ao qual fazem parte.”

Antes do incidente das rosquinhas, a escola já havia sido processada pelos familiares dos estudantes por violação do direito a liberdade de expressão. Os estudantes Cristãos que são parte de um grupo de jovens religiosos chamado Relentless Roswell, (Os implacáveis Roswell) que é um ministério da Igreja do Mover, tinha distribuído em janeiro bonecos similares a fetos com versos bíblicos e informação anexa de um centro local de apoio à gravidez.

O principal assistente da Goddard anunciou pelo sistema público de endereço que não era para os estudantes para distribuírem coisa alguma sem aprovação. Alguns estudantes foram mantidos presos por causa do incidente com os bonecos de feto.

Uma estudante disse que estava planejando cometer um aborto no dia em que ela recebeu o boneco, por causa de uma decisão passada, de acordo com o Conselho de Liberdade. O Conselho arquivou o processo contra a escola a pedido dos familiares da estudante. Mas a inscrição no boneco dizia “Você é tremendamente e maravilhosamente feito,” e a mensagem ajudou a salvar a estudante física e espiritualmente.

Além dos bonecos de feto, os membros do Relentless Roswell deram balas e docinhos para os colegas estudantes, lanches de frango para os professores, chocolate quente para os alunos e faculdade e ajudado os zeladores com o lixo após o lanche sem problemas.

O evento mais recente entre os estudantes Cristãos e os dirigentes escolares ocorreu em 3 de setembro, após estudantes deixarem caixas de rosquinhas Krispy Kreme com versos bíblicos na sala dos professores. No mínimo quatro estudantes foram suspensos.

Sheila Bejarano, cujo filho de 16 anos estava entre os suspensos, questionou, “Meu filho estava sendo gentil, e ele foi punido? O que meu garoto fez assim de tão errado?” noticiou o The Associated Press.

Os estudantes tiveram que fazer uma viagem de quase 6 horas para comprar as rosquinhas porque a loja da Krispy Kreme mais próxima fica no Texas.

“Alguns professores estavam preocupados com os seus alunos porque eles estavam dando doces, e essa escola suspende os alunos por causa de versos Bíblicos,” disse Mathew Staver, fundador e presidente do Conselho de Liberdade. “é um absurdo que o colégio Roswell esteja fazendo isso porque eles são contrários à fé Cristão dos estudantes.”

Teólogo brasileiro critica a “nova” Igreja Católica e Padres famosos: “Eles são animadores de auditório”


O teólogo Leonardo Boff é um dos maiores críticos brasileiros ao comportamento recente da Igreja Católica. Expoente da Teologia da Libertação, foi expulso da Igreja nos anos 80, por criticar sistematicamente a hierarquia da religião. Doutor em Filosofia e Teologia pela Universidade de Munique, Boff falou a ÉPOCA sobre os principais motivos da grande perda de fiéis da Igreja Católica para as evangélicas e pentecostais no Brasil e fez críticas ao movimento carismático, comandado pelos padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo. “Eles são animadores de auditório. Isso não leva ninguém à transformação. É um Lexotan”.

ÉPOCA – O Papa Bento XVI reconheceu, no último dia 10, a enorme perda de fiéis da Igreja Católica no Brasil e a rápida expansão das evangélicas e pentecostais. A que se deve isso?
Leonardo Boff - São três causas. Primeiro, a Igreja não consegue ter padres suficientes pra atender fiéis, por causa do celibato. São 17 mil, e teriam de ser uns 120 mil. As pentecostais ocupam esse vazio. Elas vão ao encontro das demandas do povo. O povo não é dogmático, vai pro centro espírita, vai pra macumba… Em segundo lugar, a grande desmoralização que a igreja sofreu com os padres pedófilos. É a maior crise desde a Reforma Protestante. É uma crise grave, porque se desmoralizou e perdeu o conteúdo ético. A maneira como o Vaticano se comportou foi desastrosa. Tentou encobrir e depois disse que era um complô internacional. Só quando começaram a aparecer muitos casos que o papa disse que tinha que punir. Mas, mesmo assim, não mostrou solidariedade com as vítimas e nem como mudar isso. Só pensa na Igreja. Em terceiro lugar, o fato de a Igreja ter uma visão muito abstrata da realidade. Uma linguagem que o povo não entende direito.
ÉPOCA – O senhor acredita que nas últimas décadas houve um retrocesso na modernização da Igreja Católica?
Boff - João Paulo II e Bento XVI abortaram as inovações de João Paulo I e afastaram a Igreja do mundo. A Igreja não tem dialogo com as outras igrejas. Falta uma reconciliação com o mundo moderno. Desde o século XVI que a Igreja vive em briga com ele. A igreja se abriu a isso e João Paulo II, com sua visão medieval, abortou tudo isso. A Igreja não tem mais poder político. Só tem poder moral. Reforçou a estrutura hierárquica tradicional. Marginaliza mulheres, e os fiéis têm a representatividade de garis. A igreja dos anos 60 aos 80, quando surgiram a Teologia da Libertação e os movimentos de base, foi abortada. Isso tornou a igreja antipática.
ÉPOCA – O que os católicos encontram nas outras igrejas que não encontram na Católica?
Boff - O povo quer uma mensagem compreensível e simples. As evangélicas utilizam os instrumentos do mercado e são muito calcadas em cima da prosperidade. Há uma grande manipulação das expectativas e do sentimento religioso do povo. Mas, ao mesmo tempo, elas são formas de ordenar a sociedade. Muitas famílias que viviam nas drogas e na bebedeira se estruturaram, se inseriram na sociedade. Fator de ordem.
ÉPOCA – Bento XVI disse que os padres não estão evangelizando suficientemente os fiéis e que as pessoas se tornam influenciáveis e com uma fé frágil. O senhor concorda?
Boff - O problema não é evangelizar. É a maneira como se faz. O catecismo e outros símbolos imutáveis são engessados, não falam no fundo das pessoas. É um cristianismo fúnebre. O padre Marcelo Rossi está imitando as pentecostais. Há um vazio de evangelização, é a relação pessoa e Deus. É melhor escutar o padre Rossi do que escutar a Xuxa, mas é a mesma coisa. Eles são animadores de auditório. Isso não leva ninguém à transformação. É um Lexotan. Depois volta a lógica dura da vida. É uma evangelização desgarrada da vida concreta.
ÉPOCA – O papa já se mostrou não ser muito favorável aos líderes mais carismáticos, como Marcelo Rossi e Fábio de Melo. Isso não complica as coisas?
Boff - O Vaticano e os bispos não gostam de ter sombra ao lado deles. E Roma não gosta disso. Por isso quer enquadrá-los. Eles são modernos e mercadológicos. Por outro lado, não levam as pessoas a refletirem sobre os problemas do mundo. O padre Rossi nunca fala dos desempregados e da fome. Só convida a dançar. Ele louva as rosas, mas esquece o jardineiro que as rega.
ÉPOCA – Qual seria a melhor forma de atrair quem anda distante da Igreja Católica?
Boff - A melhor forma é aquilo que a Igreja da Libertação faz desde os anos 70. Reunir cristãos pra confrontar a página da Bíblia com a da vida. Uma evangelização ligada ao cotidiano e às culturas locais. Uma coisa no Nordeste, outra na Coreia. Essa visão proselitista é ofensiva à liberdade humana.
ÉPOCA – Essa tendência de crescimento das outras igrejas se reflete em outros países tradicionalmente católicos. Ela é universal?
Boff - É um fenômeno mundial chamado imigração interna do cristianismo. Muitos cristãos da Europa que estudaram estão migrando de igreja. Não aceitam esse tipo de igreja. O cristianismo na Europa é agônico. A Alemanha, por exemplo, que tem o imposto religioso, o destina para a luta contra a aids. É outra visão. Tanto que a maior religião do mundo já é a mulçumana, que cresce muito na África. É simples. Não tem padre, nem bispo. Atrai muito mais as pessoas.

R. R. Soares, Silas Malafaia e Valdemiro Santiago tentam comprar horário na grade do SBT


O SBT continua sendo procurado por vários líderes religiosos, que manifestaram o interesse em exibir os telecultos de suas igrejas em algumas faixas do canal, como as madrugadas.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, as propostas têm sido cada vez mais frequentes e com valores mais altos. Os líderes evangélicos Pastor Silas Malafaia, Missionário R. R. Soares  e Apóstolo Valdemiro Santiago já teriam procurado e feito ofertas ao SBT.

Até o momento, Silvio Santos tem resistido às ofertas, entretanto, segundo um executivo da emissora, está cada vez mais difícil resistir às tentadoras propostas.

Atualmente, os telecultos ocupam vários horários na TV brasileira. Record, Band, RedeTV! e CNT são alguns exemplos de emissoras de TV aberta que veiculam programas terceirizados produzidos por igrejas evangélicas.

Ex-candidata a vice do governo dos EUA incentiva seus admiradores a crerem que ela é “a nova Esther”


Um email obtido com exclusividade pela revista Vanity Fair sugere que admiradores veem a ex-governadora do Alasca e ex-candidata à vice-presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin, como uma versão moderna de uma personagem bíblica: a Rainha Esther, heroína de um livro da Bíblia.

Palin parece incentivar a comparação e pode ter sido a primeira a ter a ideia de que poderia ser uma nova Esther. Logo após ser eleita governadora em 2006, ela teria perguntado a um dos seus pastores um exemplo de liderança bíblica que poderia imitar.

O email, escrito pelo pastor de direita e ativista político Lou Engle, oferece evidência da seriedade de Palin e seus assessores quanto a esta analogia. Engle, que tem coordenado a oração e o jejum generalizados para protestar contra a reforma da saúde e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enviou o email para Palin como uma exortação de última hora, pouco antes de ela subir ao palco para o debate contra o vice-presidente Joseph Biden, em 02 de outubro de 2008. A mensagem foi encaminhada a Palin pelos seus assessores e sinalizada como urgente, o que sugere que eles sabiam que Palin iria querer vê-la.

A mensagem refere-se ao aborto legalizado como um holocausto, e diz que, assim como Esther, Sarah pode não ter experiência, mas possui caráter e integridade. “Sarah, eu poderia estar errado, mas eu estive rezando por cinco anos para uma Esther, com sonhos de ser um Mardoqueu à Esther. Hoje à noite não tenha vergonha de defender a vida dos fetos e de todas as mulheres feridas que já passaram por este holocausto”, disse o pastor.

Ateus processam Band e Datena por expressão sobre Deus


Um comentário está causando dor de cabeça à Band e a José Luiz Datena. A emissora e o apresentador estão sendo processados por preconceito contra ateus (aqueles que não creem em Deus ou em deuses), desde que, ao exibir um crime no “Brasil Urgente”, Datena falou que a ação representava “falta de Deus no coração”, entre outras afirmações.

De acordo com a coluna “Zapping”, do jornal Agora São Paulo, o processo corre no Fórum de Taubaté e no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Em entrevista à coluna, Datena falou sobre a situação: “Não tenho nada contra pessoas que não acreditam em Deus. Eu acredito e com ele vou até o inferno”, disse. “Estão me pegando pela palavra. Logo agora que estou mais calmo”, completou o apresentador.

No site da Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos (Atea), os associados são instruídos a entrarem na Justiça. O processo pede uma “indenização baseada nos lucros presumíveis do programa” durante o tempo que ocorreu a ação, referente a cerca de 200 salários mínimos.