ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em seu primeiro discurso, Dilma não menciona Deus

Em seu primeiro discurso como presidente eleita, no dia 31 de outubro, a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), esqueceu de agradecer Deus por sua vitória. Durante a plenária que demorou 30 minutos, em Brasília, Rousseff parabenizou  aliados, teceu elogios ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, a liberdade de imprensa, mas em momento algum agradeceu ao Pai por sua vitória.

         Após ser duramente criticada pela Igreja Evangélica, Dilma assinou compromissos com líderes evangélicos e posou ao lado de bispos em troca do voto. Pressionada, por ser a favor do aborto, e depois ter mudado de opinião, Dilma fez discurso ao lado do senador eleito Magno Malta – que em março deste ano criticou Dilma, mas em outubro promoveu manifestações pró- petista.

         Dilma estava ao lado do vice-presidente eleito, Michel Temer, também alvo de críticas. A presidente disse ainda promoverá em seu governo o direito das mulheres e da ampla liberdade de culto.

Ateus querem proibir crianças e adolescentes de lerem a Bíblia

O jornal suiço Aargauer Zeitung, no artigo intitulado ”Um novo ataque contra a Igreja”, disse que o movimento ateísta Freethinkers [Pensadores livres] alega que a Bíblia relata muitas cenas “cruéis” e ”pornográficsas”, e por isso exigem a proibição da Bíblia para crianças e adolescentes na Suíça.

O líder do Freethinkers, Reta Kaspar, exigiu a proibição do acesso fácil à Bíblia para crianças até que elas completem 16 anos. “A Bíblia não oferece respostas para os problemas atuais e vitais que enfrentamos diariamente”, insistiu o “pensador livre “. Gaspar disse que a Igreja insiste numa fraude quando propõe às crianças lerem a Bíblia depois de uma censura prévia de alguns textos bíblicos, deixando apenas coisas bonitas e inofensivas.

Walter Müller, porta-voz da Conferência Episcopal Suíça (CES), respondeu às críticas dos ateus, observando que estudiosos contemporâneos são capazes de classificar de forma independente os textos bíblicos, sob o ponto de vista religioso e histórico. O porta-voz dos bispos suíços acrescentou ainda que a sociedade deve ser tolerante com adversários da Igreja, como grupos ateus, pois eles não podem ser excluídos do espaço público.

Contudo, na última década, a religiosidade na Suíça teve mudanças significativas: as duas principais confissões, católicos e protestantes, mostram uma diminuição de seus fiéis. Em contraste com essa baixa de fiéis, o último censo mostrou um aumento de 11% das pessoas que declararam não pertencer a nenhuma igreja ou religião.

De acordo com especialistas, esse número não reflete necessariamente uma convicção anti-religiosa na Suíça. Muitos dos que dizem não professar nenhuma religião fazem isso para fugir do imposto eclesiástico vigente no país.

Pastor é preso durante culto, ele era fugitivo da polícia e condenado a 23 anos de prisão

O culto da Igreja Mundial da Palavra de Deus, no Jardim das Palmeiras, em Sumaré (SP), foi interrompido pela Polícia Militar. O pastor Jaime Martiniano dos Santos, de 33 anos, que lia versículos da Bíblia a um grupo de pelo menos 30 pessoas, recebeu voz de prisão e foi levado, com as mãos algemadas, para a Delegacia da Polícia Civil, onde ficou preso. Segundo a polícia, ele está condenado a 23 anos e 4 meses por um latrocínio (roubo seguido de morte) em 2002 na Vila Matilde, na Capital.

A informação de que o pastor da igreja deveria ser preso chegou à PM por intermédio do Serviço Disque-Denúncia. Os policiais foram até o templo, na Avenida Ivo Trevisan, na noite de sábado, e anunciaram ao pastor que ele estava preso. Santos não reagiu. Ele interrompeu a palavra, entregou a Bíblia a outro obreiro e seguiu com os policiais na viatura.

Uma pesquisa feita por policiais civis revelou que Santos, atualmente morador na Vila São Pedro, em Hortolândia, era procurado pela Justiça. Foi condenado pelo assassinato de um comerciante em 30 de agosto de 2002, na Capital, durante um assalto. A condenação é da 30ª Vara Criminal de São Paulo e a sentença foi proferida em 11 de abril de 2006. O pastor também está condenado por furto. Conforme informações da polícia, ele estava morando em Hortolândia desde 2005.

Na madrugada de domingo, Santos foi encaminhado para a Cadeia de Sumaré e ontem, transferido para uma das seis unidades do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia. Ele deve cumprir a pena em regime fechado, conforme determina a sentença. Representantes da igreja e pessoas da família do pastor não foram encontradas ontem pela reportagem.

Cantora Gospel morre cantando durante culto

A cantora gospel Milaine Marcelino Nascimento morreu no domingo (31) à noite vítima de parada cardiorrespiratória fulminante durante um culto na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em Sarandi (a 12 quilômetros de Maringá). Ela estava cantando no momento em que passou mal e caiu desacordada no palco.

Em Maringá há 10 anos, a cantora de 29 anos frequentava assiduamente a Igreja Assembleia de Deus do Jardim Alvorada e não tinha histórico de problemas de saúde. "Ela era uma jovem muito amável, carismática, todos aqui na igreja gostavam muito dela", contou o pastor Osmir Coutinho.

Nos dois últimos anos Milaine percorreu vários Estados divulgando o CD de música gospel gravado em 2008. Atendendo a convites ela se apresentou no Nordeste, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo nos países vizinhos Argentina e Paraguai.
Milaine está sendo velada na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Pastor Anísio Francisco da Silva, 732, no Jardim Alvorada. O sepultamento será no Cemitério Municipal de Londrina às 16 horas.

Barack Obama elogia o crescimento dos gays em sua equipe e na sociedade

O presidente Obama expôs sua posição sobre o casamento homossexual e a debatida política do “Não Pergunte, Não Fale,” na quarta-feira, durante uma reunião com cinco blogueiros populares progressistas na Casa Branca.

Ele disse que sua atitude sobre o casamento gay está em evolução e mencionou que uma estratégia está no local para passar o projeto de lei que pretende revogar a política militar que proíbe gays e lésbicas de servirem abertamente.

Em geral, ele sublinhou que avançou em uma série de questões LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros) e até mesmo elogiou que ele nomeou mais pessoas abertamente gays a mais posições no governo (mais de 150) do que qualquer presidente na história.

“De alguma forma a sua noção de que esta administração tem sido uma fonte de decepção para a comunidade LGBT, em oposição a um fiel aliado da comunidade LGBT, eu acho que está errado,” disse Joe Sudbay de AMERICABlog.

Destacando a sua posição sobre o casamento gay, o presidente disse que não está disposto a assiná-lo,” principalmente por causa do meu entendimento das definições tradicionais de casamento.”

Ele acrescentou: “Mas eu também acho que vocês estão certos de que as atitudes evoluirão, inclusive a minha. E eu acho que é uma questão que eu luto e penso, porque eu tenho uma série de amigos que tem relações homossexuais. Tenho agentes que estão comprometidos em relacionamentos monogâmicos, que estão criando filhos e que são pais maravilhosos.

“E eu me preocupo com eles profundamente. E assim, enquanto eu não estou preparado para inverter-me aqui, sentado no Salão Roosevelt às 3:30 da tarde, eu acho que é justo dizer que é algo sobre o qual eu penso muito.”

O presidente também observou que “é bastante claro onde as linhas de tendência estão indo” em matéria de legislação do casamento gay.

Obama tem afirmado repetidamente que ele planeja reverter a Defesa do Ato do Casamento, a lei de 1996 que define o casamento como uma união legal entre um homem e uma mulher. Ele a chamou de discriminatória.

Os defensores do casamento tradicional, entretanto, estão à disposição para defender a lei.

Quanto à sua posição sobre “Não pergunte, Não Fale,” disse Obama a política está errada e não serve a segurança nacional dos EUA.

“Não é apenas prejudicial para os bravos homens e mulheres que estão servindo e, em alguns casos têm sido lançadas injustamente, mas não serve aos nossos interesses – e falo como comandante de estado maior sobre essa questão,” disse ele à AMERICABlog.

E a melhor maneira de derrotá-lo, disse ele, é através do Congresso. Já, a Câmara aprovou e ele também tem tido o apoio do Secretário de Defesa e presidente da Joint Chiefs of Staff, acrescentou Obama.

“Eu estava muito deliberado no trabalho com o Pentágono em que eu tenho o Secretário da Defesa e o presidente da Joint Chiefs sendo muito claros sobre a necessidade de acabar com esta política,” explicou. “Isso é parte de uma estratégia que eu tenho vindo a prosseguir desde que cheguei ao escritório. E a minha esperança é que culminará em começar a ter esta coisa anulada antes do final do ano.”

Os conservadores temem que a revogação da DADT poderia impactar negativamente a prontidão militar e de coesão da unidade, especialmente durante operações em curso.

Grupos cristãos conservadores também têm sido vocais em sua oposição à derrubada da política. Dezenas de capelães militares saíram expressando medo de que normalizar a conduta homossexual nas forças armadas ameaçaria os capelães e a liberdade religiosa dos membros do serviço.” Eles teriam de diluir os seus ensinamentos e sua orientação, especialmente, no que diz respeito ao casamento, seria afetado, argumentam eles.

Na semana passada, o Nono Circuito da Corte de Apelações dos EUA concedeu uma pausa temporária na decisão de um juiz federal. A juíza dos EUA, Virginia Phillips, ordenou uma imediata revogação da DADT no caso Republicanos versus Estados Unidos da Log Cabin. A pausa suspendeu esta ordem.