OAB move ação contra estudante que ofendeu nordestinos no Twitter

03 junho 201141comentários



Contrariada pelo fato de o MPF (Ministério Público Federal) não ter tomado até agora nenhuma iniciativa, a seccional de Pernambuco da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) protocolou na Justiça Federal de São Paulo uma ação penal privada contra Mayara Petruso (foto), 21, sob a acusação de racismo. 

Em outubro do ano passado, na noite em que foi divulgado o resultado das eleições presidenciais, a estudante de direito escreveu no Twitter que "Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado!". 

Ela estava descontente com os eleitores dos Estados do Nordeste porque acreditava que eles foram decisivos na eleição da petista Dilma Rousseff à Presidência. 

Henrique Mariano, presidente da OAB-PE, disse que a entidade apresentou em novembro de 2010 ao MPF de São Paulo notícia-crime contra a estudante. "No entanto, passado todo esse tempo, o Ministério Público nada fez. Por isso tomamos a iniciativa de promover a ação penal privada, amparados no Código de Processo Penal."

Ele argumentou que Mayara cometeu dois crimes, o de racismo e o de incitação pública à violência. Disse estar preocupado porque a atitude da estudante contra os nordestinos não é um fato isolado na internet. 

Na época, Mayara reconheceu ter se excedido e se desculpou, inclusive formalmente ao Ministério Público, o que talvez explique por que a instituição não a levou à Justiça. 

A estudante foi demitida de um escritório de advocacia em São Paulo onde estagia e teve de interromper o sexto semestre de direito que cursava na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Voltou para a casa de sua mãe, no interior de São Paulo. 

Em dezembro do ano passado, a família da estudante reclamou que ela ainda continuava recebendo ameaças de morte. 


Paulopes / OAB-PE / Blog do Lucas
Compartilhe :
Comentários
41 Comentários

+ comentários + 41 comentários

Anônimo
3 de junho de 2011 20:42

essa menina deve ser doente,coitada.

Anônimo
4 de junho de 2011 14:38

Como pode uma estudante de DIREITO não entender um conceito simples como "consequência dos seus atos"?

Anônimo
8 de junho de 2011 00:28

nordestino é raça?

Anônimo
8 de junho de 2011 00:30

Bem feito :)

Anônimo
8 de junho de 2011 01:01

Essa menina é uma demente, ela mora no interiorzinho, ainda vem falar dos nordestinos, se um dia a visse daria uns pedala nela, será que ela nunca foi pro Nordeste de férias? se liga doida.

Anônimo
8 de junho de 2011 01:05

É, se não fosse pelos Nordestinos, SP ainda estaria na merda desde a ditadura... Vamos estudar História, minha cara!

Anônimo
8 de junho de 2011 01:36

ela ke tinha ke morre afogada por ke os paulistas odeiam tanto os nordestinos sera ciumes

Anônimo
8 de junho de 2011 04:04

aguente agora cachorra! volte pra sua rocinha paulista...eh do interiorana e quer ter moral pra falar de nordestino?? hai ai

Anônimo
8 de junho de 2011 06:32

A glr de Sp tem é inveja da nossa inteligência superior,a maior aprovação do vestibular mais dificil do Brasil(o ITA) são de alunos cearenses. _o/

Anônimo
8 de junho de 2011 07:42

Como diz Aelius Maximus "gladiador" O QUE VOCÊ FAZ NO PASSADO ECO POR TODA A ETERNIDADE" resumindo.... fez merda vai feder por muito muito tempo..

Janaina
8 de junho de 2011 08:53

Se fosse um nordestino falando de paulista, não teria esse auê todo. Aliás, teve uma pernambucana que replicou isso falando dos paulistas e nada aconteceu a ela. Assim como chamar alguém de branquelo tb não incomoda.

Anônimo
8 de junho de 2011 10:23

Outra coisa também deve ser dita

Quando a Eleição acabou, houveram ofensas de Paulistas contra Nordestinos (como essa por exemplo) e também houveram ofensas racistas de Nordestinos contra Paulistas!

Eu sinceramente não sei porque o que ESSA menina disse foi levado tao alto na midia (não que o que ela disse tenha sido bom, pelo contrario, é desprezivel e ela está pagando por isso) e enquanto outras ofensas (dos dois lados) foram "ignoradas"

O que a Janaina disse é verdade: "Se fosse um nordestino falando de paulista, não teria esse auê todo. Aliás, teve uma pernambucana que replicou isso falando dos paulistas e nada aconteceu a ela. Assim como chamar alguém de branquelo tb não incomoda."

Isso mostra como tem hipocrisia e preconceito no Brasil (disfarçado com a onda do politicamente correto, mas existe e é MUITO GRANDE)

Anônimo
8 de junho de 2011 10:35

vai procurar uma lavagem de roupa, mizera!

Anônimo
8 de junho de 2011 10:50

Ahh morre. Diabo

Anônimo
8 de junho de 2011 11:04

o que mais tem no twitter, orkut é isso. se vc procurar, todo dia tem um caso. só que esse aí repercutiu mais que os outros.

Anônimo
8 de junho de 2011 11:58

Sou Nordestina com muito orgulho. As pessoas criticam o Nordeste, porém, quando querem passar as férias escolhem o Nordeste, interessante.
A opinião deles não importam, pois somos fortes, batalhadores, inteligentes, e moramos em uma região linda e abençoada.

Anônimo
8 de junho de 2011 12:02

Charles disse...

é ferro na patricinha...!

Lucas
8 de junho de 2011 12:56

Escuto milhões de piadas e zuações... Vai prende tudo mundo que faz piada agora?

8 de junho de 2011 13:55

Ela foi lá e falou o que queria né, agora aguente PENSEM ANTES DE FALAR...PARA NÃO FALAR MERDA E DEPOIS ACONTECER A MESMA COISA QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ESSA OTÁRIA.

Anônimo
8 de junho de 2011 14:31

Engraçado, ela fala de matar nordestinos e todo mundo cai em cima, mas quando falam de matar ela tá tudo bem.

danipuzaip
8 de junho de 2011 15:46

coitada
tem gente no Nordeste com muito mais capacidade que ela, vivendo melhor do que ela e com a mente mais elevada do que a dela.
perdeu emprego por justa causa, falta de respeito.

Anônimo
8 de junho de 2011 16:34

A OAB VAI TER QUE MOVER AÇÃO CONTRA TODOS QUE CHAMAM OS SÃO PAULINOS E OS GAUCHOS DE VIADO, CHAMAM OS CORINTIANO E FLAMENGUISTA DE TRAFICANTE/LADRÃO/MARGINAL, A OAB SO QUER APARECE CAMBADA DE ADVOGADOS FILHOS DA PUTA NÃO FAZEM NADA PELO BRASIL E AGORA QUEREM PROCESSAR A MENINA QUE FALOU O QUE PENSA.

Anônimo
8 de junho de 2011 17:12

é isso que acontece quando se defende a liberdade de expressão a qualquer preço. As pessoas acham que podem dizer qualquer coisa, que nordestino, gay,negro,ou obeso devem morrer.. que mulheres feias devem que agradecer pelo estupro( frase dita por Rafinha Bastos). E a dignidade humana? Será que está abaixo do direito de falar qualquer merda que se queira?

Anônimo
8 de junho de 2011 17:13

Frescura.

Nessa onda de direito de bla bla bla... direito de bla bla bla...

O mundo se torna cada vez mais chato.

Anônimo
8 de junho de 2011 17:35

só falou o que todo paulista quer falar ;/

Anônimo
8 de junho de 2011 19:02

Nordestinos são tudo uns cabeça plana mesmo, só servem de apoio.

8 de junho de 2011 19:05

Pra quem acha q esse fato isolado não vai parar com o preconceito eu digo duas coisas:
1- É ... realmente não vai acabar com o preconceito
2- O exemplo é válido. Plantou, agora colhe ...

Anônimo
8 de junho de 2011 19:26

Paulista se acha o gás do coca.. mas é tudo ignorante! o que seria da capital de SP sem os nordestinos fazendo o serviço pesado..
agora vamo falar a vdd.. o SUL é o paraiso!!

Anônimo
8 de junho de 2011 20:12

se vcs nordestinos se julgam tão superiores pq se preocupam tanto em ver desgraça na vida dessa menina? Humanos se demonstram superiores a partir do momento em que pensam que vem de baixo não atinge, óbvio, não?

Anônimo
8 de junho de 2011 20:14

AIAIAIAIIII..ESSAS MENINA DE SP SE ACHAM, MAIS QUE NA VERDADE, PAGAM O MAIOR PAU,PARA AS PESSOAS DE OUTRA CIDADE,UM MENINA DESSA QUE MERECE APANHAR, SE OS NORDESTINOS SÃO RUINS, ESSA AII, É UMA OTÁRIA, QUE Ñ SABE NEM COMO DAR P/ ALGUÉM

Anônimo
8 de junho de 2011 20:51

A OAB e o Ministério Público deveriam tb entrar com uma ação contra o site Terra que permite comentários ofensivos contra negros e nordestinos , os comentários são postados diariamente pelos leitores do site e eles não fazem absolutamente nada , pelo contrário , acho até que eles gostam.

Anônimo
8 de junho de 2011 21:34

affs vcs ainda tao nesse papo?sou nodertisno e fiquei ofendido no inicio,faz tempo que isso passou, antes sentia um poco de raiva, mas nao sinto mas nada agora, tenho certeza que ela deve te se arrependido que nao vai mas fazer isso

Anônimo
8 de junho de 2011 21:52

Concordo plenamente que é um super exagero a OAB se envolver.
Loira, gaucho, paulista, ´´colono´´, corinthiano, gordinho, magrelos, cdf,flamenguista, enfim sofre series de preconceitos e até agora a OAB não interferiu...
ela apelou na frase, apelou, mas vamos e convenhamos que o sul e sudeste tem que ficar bancando o povinho lá de cima ne?
Putz, gente ensina o povo a pescar , não da o peixe...
´´Trocentos milhões ´´ vai de bolsa familia, bolsa gás e o caramba a 4 para o povo de lá ne?
E eles só sabem de fazer filho... tem no minimo 06 d uma tacada só e dizem que são pobres.... me poupeeee ne?!!!?

Stanley
8 de junho de 2011 22:06

Janaina, você tem que entender que o estado está para defendender o desfavorecido contra o favorecido, afim de iguala-los, e é por isso que não se criminaliza o rascismo contra brancos ou o preconceito contra paulistas, por quê o negro e o nordestino são os desfavorecidos da situação, e é em defesa deles que o estado deve agir.

Agora se com isso não concordam, vão discutir com os autores gregos e todos os outros ao longo da história que deram sentido ao estado e a política.

Lucas
8 de junho de 2011 22:06

Anônimo "X", se você não sabe, parece que não sabe, não é só o sul e sudeste que gera renda. O PIB da Bahia, Pernambuco e Ceará, com certeza, banca todos os gastos da região... Com sobra! Além disso não são só os nordestinos que utilizam do serviço social. E concordo com o fato de fazer filhos para gerar renda, porém não pense que isso é comum, a maioria usa o serviço de renda adequadamente. E o "bolsa família" funciona como um incentivo à educação. Agora você pode achar besteira, mas no futuro, teremos resultados.

Pessoas no geral, façam um favor ao mundo e sejam gentis. Mesmo que o próximo seja grosseiro, seja gentil. Eu sei que é difícil, mas acredite, faz a diferença.

Anônimo
8 de junho de 2011 22:09

Afew vem fala que o sul e sudeste sustentam o pais concerteza vc tem sangue nordestino poha kem morae. em sao paulo e nordest

Stanley
8 de junho de 2011 22:12

Outra coisa, o objetivo da OAB nunca foi acabar ou punir pelo que ela fez, mas mesmo assim fez, pelo fato de ela ser advogada o que é muito mais grave e chama a antenção da sociedade.

É óbvio que você, um anônino desletrado não vai ser levado em consideração.

Jeferson
8 de junho de 2011 22:37

como se esse fosse o maior problema do Brasil, garanto que a maioria das pessoas pelo menos pensou o mesmo que ela depois que viram o resultado das eleições,"não exatamente a maioria, mas quem não aceita esmola do governo sim" não defendo discriminação nenhuma, mas racismo? "Nordestino" é uma raça então???? então sou da raça catarinense? (Y) fala sério, no dia em que nos preocuparmo com o que realmente importa talvez nossa país pare de andar de lado!

Anônimo
8 de junho de 2011 23:10

Esses nordestinos vem do norte foder com sp!! Se eles fossem tão capacitados e inteligentes o lugar de onde eles vieram seria um estado de primeiro mundo . Mas não eles vem aqui sujar e superpopular a cidade . Não tem competência e trabalham de pedreiro, ajudante de caminhão ,assaltante e sobem favelas.

Deveria ter divisa de estado dividindo as demais cidades de são paulo. Canso de ver nordestino voltando pra casa porque quis dar uma de esperto aqui em sp e se fudeu.... achou q ia ficar rico sem trabalhar .

O problema do nosso pais é que os políticos e a justiça se importa apenas com o que rende dinheiro aos cofres públicos (Dinheiro que politico poe na cueca ou viaja). Nos livramos da ditadura como o amigo ali em cima falou, so que a mente dele se limita apenas a historia e não percebe como a maioria dos nordestinos sem estudo como ele que recebe bolsa familia em um país rico que com seus recursos poderia ser a maior potência mundial . Hoje nosso brasil é um pais de terceiro mundo famoso por ser um país de ladrão . Caso alguém aqui tenha viajado ao exterior sabe do que eu estou falando .

O brasil simplesmente é o cumulo do absurdo e o que me deixa mais revoltado é saber que eu pago imposto pra um bosta desse ficar se procriando e receber esmola família .

Anônimo
8 de junho de 2011 23:41

Concordo com a OAB-PE... racismo!
ela apenas tem que pagar pelo o que fez! se queremos viver em uma sociedade "igualitaria", pq esse preconceito todo contra nós, os nordestinos, contra os negros, gays e etc...

Caros amigos Paulistas, se uma tivesse cometido um crime vcs não queriam que o responsavel pagasse pelo o seu ato?....e pq ela não pode pagar!

Ela ofendeu a 9 estados do Brasil!

Em relação aos poucos paulistas que ainda postaram frases extremamente preconceituosa...Só digo uma coisa a vcs!

"Faça um favor ao nordeste, NÃO VENHA PASSAR FERIAS AQUI!, QUANDO SE APOSENTAREM NÃO VENHA COMPRAR UMA CASINHA À BEIRA MAR!. fique por ai mesmo!!! "
aos demais, que não tem esse tipo idiota de preconceito, teremos o maior prazer de recebe-los.!


e ao comentario logo a cima:

["Esses nordestinos vem do norte foder com sp!! ...so que a mente dele se limita apenas a historia e não percebe como a maioria dos nordestinos sem estudo...Caso alguém aqui tenha viajado ao exterior sabe do que eu estou falando ]

Amigo vc tão inteligente, mas vejo que vc esqueceu de estudar Geografia, (sabe?! geografia!)....

O NORTE DO BRASIL É composta por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Nada haver com o Nordestino, que caso naum saiba vem do NORDESTE!E NÃO DO NORTE!

Anônimo
1 de outubro de 2011 12:46

Na minha opinião esta estudante cometeu um ato impensado contra o povo do nordeste. Acho que ela merece uma chance de perdão.Deixa ela continuar seguindo o seu caminho. Ela reconheceu o erro e há notícias de que pediu perdão.
Existem outras coisas mais graves acontecendo por aí e até agora, se não me falha a memória ninguém se preocupou em punir.

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato@blogdolucas.com

D'us esteja com você.

 
Copyright © 2012. Blog do Lucas ! - Todos Direitos Reservados
Design Lucas Porto