Para que serve o Salmo 23?

20 julho 20110 comentários


O Salmo 23 tem sido ao longo dos tempos uma das passagens mais lidas e comentadas da Bíblia. Muitas pessoas encontraram nele refúgio, abrigo e força para ir adiante. Este salmo é popularmente conhecido como “Salmo do Bom Pastor”, pois de fato nele Davi fez questão de expor de maneira clara e objetiva o cuidado que o Bom Pastor tem com as suas ovelhas.

Cada versículo deste Salmo é recheado de grandes preciosidades que devem ser apreciadas com calma, assim como se aprecia uma excelente refeição ou uma maravilhosa sobremesa. Em especial a parte “B” do versículo 2, chama-nos a atenção quando diz: “Guia-me mansamente a águas tranqüilas”. 
Onde os seguintes ensinamentos podem ser extraídos:

1-) “Guia-me”:
Expressa uma certeza do salmista, que o Senhor, o Bom Pastor guia, dirige e conduz a sua vida. Isso é fantástico, pois os seres humanos falham (às vezes falham muito), falham em diversas áreas prejudicando a si mesmos e os que os cercam. Conclui-se a incapacidade e a inaptidão que os seres-humanos tem de administrar sua própria vida. Contudo a confiança para tal administração pode ser depositada no Bom Pastor para guiar, administrar e gerir a existência humana. Com Ele no barco não há naufrágios, existem tempestades, mas não naufrágios…

2-) “mansamente”:
Ele não excede os limites de velocidade do Caminho, nisto existe segurança. As pessoas são aceleradas e querem tudo para ontem… Lhe apraz conduzir mansamente, devagar, e enquanto  conduz mansamente ensina, explica suas particularidades, trabalha em aspectos individuais que estão nos recônditos do coração e da alma. Mansamente, pois Ele vê o todo – passado, presente e futuro – as pessoas vêem o imediato, querem soluções rápidas e mágicas, assim se acidentam, o melhor é a condução mansa do Bom Pastor.

3-) “a águas tranqüilas”:
O destino alcançado com esta mansa condução excede as expectativas humanas – águas tranqüilas. Em pensar que no ambiente árido e desértico, cheio de intempéries como a vida é – em especial nos dias modernos que cheio de egoísmo e de egoístas – encontrar um ambiente tranqüilo é um grande sonho. Diariamente pessoas são levadas mansamente a este lugar. Talvez você pergunte, onde é este lugar? Como reconhecê-lo? Não se trata de um local geográfico, com latitude e longitude, com endereço, com CEP… É um ambiente alcançado pela fé, no Bom Pastor, que pode manifestar-se até mesmo numa fornalha ardente, ou numa cova com leões, ou no caminho rumo ao calvário, inclusive no apedrejamento.  É o Verbo na vida do individuo que modifica os ambientes, apesar dos ambientes. 
Queira você ser guiado e conduzido mansamente pelo Bom Pastor às águas tranqüilas, águas de vida, águas de refrigério. Aceite o tempo levado para esta condução, desfrute dos aspectos mais particulares e peculiares desta mansa condução… você não precisa esbravejar com Motorista para ele ir mais rápido, a velocidade mansa que Ele tem mantido respeita sua vida e sua existência. Esta é a velocidade ideal que não irá lhe ferir, pelo contrário promoverá cura em seu ser e o fará forte, como forte Ele espera que você seja, o Bom Pastor, Ele está contigo.




Gospel Prime / Blog do Lucas
Compartilhe :
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato@blogdolucas.com

D'us esteja com você.

 
Copyright © 2012. Blog do Lucas ! - Todos Direitos Reservados
Design Lucas Porto