ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deus é justo ao permitir que o justo sofra aflições?


Nós vemos que o próprio povo de Deus sofre muitas aflições, são injuriados e perseguidos. "Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado" (SI 73.14). Como isso se relaciona com a justiça de Deus?

a. As aflições dos santos são motivadas por suas falhas

Neste particular, é verdadeira a regra de Agostinho: "Os caminhos de Deus, no julgar, são às vezes secretos, mas nunca injustos". O Senhor nunca aflige seu povo sem uma causa, assim não é injusto. Há coisas boas nos filhos de Deus, por isso os ímpios os afligem. Há coisas ruins nos ímpios, por isso Deus os aflige.

Os próprios filhos de Deus têm suas manchas: "Acaso, não sois vós mesmos culpados contra o SENHOR, VOSSO Deus?" (2Cr 28.10). Será que esses diamantes espirituais não têm falhas? Não lemos a respeito das manchas nos filhos de Deus? (Dt 32.5). Não são culpados de muito orgulho, da disposição de condenar e de criticar, de paixão e de mundanidade?

Embora, por meio de suas profissões de fé, assemelhem-se aos pássaros do paraíso, voando alto e se alimentando com o orvalho do céu, mesmo assim, à semelhança da serpente, lambem o pó. Os pecados dos filhos de Deus provocam mais que os dos ímpios. "Viu isto o SENHOR e os desprezou, por causa da provocação de seus filhos e suas filhas" (Dt 32.19). Os pecados dos ímpios traspassam o lado de Jesus, os dos filhos de Deus ferem seu coração. Portanto, será que Deus não é justo em todos os males que faz recair sobre eles? "De todas as famílias da terra, somente a vós outros vos escolhi; portanto, eu vos punirei por todas as vossas iniquidades" (Am 3.2). Sem dúvida, serão punidos antes e mais duramente que os outros.

b. As aflições dos justos têm uma finalidade suprema

Os sofrimentos e as dificuldades dos justos são para refiná-los e purificá-los. A fornalha de Deus está em Sião (Is 31.9). Há qualquer injustiça da parte de Deus em colocar seu ouro na fornalha para purificá-lo? Há qualquer injustiça da parte de Deus em afligir seu povo, em fazê-lo participante de sua santidade? (Hb 12.10). O que mais a fidelidade de Deus proclama, senão tomar tal curso para com seus filhos para fazê-los melhor? "Com fidelidade me afligiste" (SI 119.75).

c. As aflições dos justos revelam a misericórdia de Deus

Há qualquer injustiça da parte de Deus em aplicar uma punição menor para prevenir uma maior? Os filhos de Deus não são merecedores do inferno. Há qualquer injustiça da parte de Deus em usar a vara, onde mereciam o escorpião? O pai é injusto quando somente corrige seu filho que merecia ser deserdado? Deus lida tão favoravelmente com seus filhos que põe somente absinto no cálice deles, quando poderia pôr fogo e enxofre, logo deveriam agradecer a misericórdia de Deus, em vez de reclamar de sua justiça.

Thomas Watson / Josemar Bessa / Blog do Lucas 
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

2 comentários

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.