ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Pela vontade de Deus..."


A referência de Paulo à vontade de Deus, em relação à oração (Rm 15.32), é muito significativa. Anteriormente, ele orou rogando que "... finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho" para que pudesse ir a Roma (1.10). Aqui, novamente ele ora para que, pela vontade de Deus, ele possa visitar a igreja em Roma. O uso dessa sentença explicativa lança luz tanto sobre o propósito da oração quanto sobre o caráter dela, e sobre a razão por que os cristãos devem orar e como devem fazê-lo.

O propósito da oração não é, de forma enfática, submeter a vontade de Deus à nossa; antes, alinhar nosso desejo ao dele. A promessa de que nossas orações serão respondidas é condicionada ao nosso pedir "... de acordo com a vontade de Deus" (ljo 5.14). Por conseguinte, toda oração que fazemos deve ser uma variação do tema "... seja feita a tua vontade" (Mt 6.10).

E quanto ao caráter da oração? Apesar de Paulo ter afirmado anteriormente que "... não sabemos como orar" (Rm 8.26), algumas pessoas nos dizem que devemos sempre ser precisos, específicos e confiantes naquilo por que oramos, e que adicionar "se esta for a tua vontade" é um pretexto, bem como algo incompatível com a fé. 

Em resposta, precisamos distinguir entre o desejo geral e o desejo particular de Deus. Como Deus revelou seu desejo geral para todas as pessoas nas Escrituras (e.g., que precisamos nos controlar e nos tornar semelhantes a Cristo), devemos realmente orar com determinação e segurança sobre essas coisas. Mas o desejo particular de Deus para cada um de nós (e. g., em relação a nossa vida de trabalho e àqueles que fazem parte de nossa vida) não foi revelado nas Escrituras, de forma que, ao orar por orientação, é correto adicionar "pela vontade de Deus". Se Jesus fez isso no jardim do Getsêmani — "... não seja feita a minha vonta¬de, mas a tua" (Lc 22.42) —, e se Paulo escreveu isso duas vezes em sua carta aos Romanos, também devemos assim fazer. Isso não é descrença, mas a própria humildade.


Josemar Bessa / Blog do Lucas
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.