ÚLTIMAS NOTÍCIAS

D'us criou o mal?


À primeira vista pode parecer que, se Deus criou todas as coisas, então deve também ter criado o mal. Entretanto, há aqui um pressuposto que deve ser esclarecido. O mal não é uma “coisa”, como uma pedra ou a eletricidade. Você não pode ter um pote de mal! Mas o mal é algo que acontece, como o ato de correr. O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. Por exemplo, os buracos são reais, mas somente existem em outra coisa. À ausência de terra, damos o nome de buraco, mas o buraco não pode ser separado da terra. Quando Deus criou todas as coisas, é verdade que tudo o que existia era bom. Uma das boas coisas criadas por Deus foram criaturas que tinham a liberdade em escolher o bem. Para que tivessem uma real escolha, Deus deveria permitir a existência de algo além do bem para escolher. Então Deus permitiu que esses anjos livres e humanos escolhessem o bem ou o não-bem (mal). Quando um mau relacionamento existe entre duas coisas boas, a isso chamamos de mal, mas não se torna uma “coisa” que exige ter sido criada por Deus.

Examine o exemplo de Jó em Jó capítulos 1 e 2. Satanás quis destruir Jó, e Deus permitiu que Satanás fizesse tudo, exceto matá-lo. Deus permitiu que isto acontecesse para provar a Satanás que Jó era reto porque amava a Deus, e não porque Deus o tinha tão ricamente abençoado. Deus é soberano, e no controle máximo de tudo o que acontece. Satanás nada pode fazer a não ser que tenha a “permissão” de Deus. Deus não criou o mal, mas Ele permite o mal. Se Deus não houvesse permitido a possibilidade do mal, tanto a espécie humana quanto os anjos estariam servindo a Deus por obrigação, não por escolha. Ele não quis “robôs” que simplesmente fizessem o que Ele gostaria que fizessem por causa de sua “programação”.

A resposta que a Bíblia nos dá é: Deus tem um propósito perfeitamente bom para a existência do mal. Vejamos a seguir. A Bíblia não só ensina que Deus sabe de todas as coisas, mas que Ele determinou, com precisão, o Seu plano para toda a história do universo. Deus detalhadamente determinou a existência e história para cada criatura desde antes da criação. Ele escreveu a história do mundo para a Sua glória, de sorte que tudo ocorre de acordo com o Seu perfeito plano e nada acontece sem ser previamente decretado por Deus. Em Isaías 46:9-10, Deus apresenta como evidência de Sua divindade o fato de que Ele tem determinado e declarado o fim desde o início. Ele diz: “...Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim... o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Isaías 46:10).

Não existe um átomo sequer em todo o universo que não esteja a cada momento sendo sustentado e guiado por Deus. Em Colossenses 1:16-17, Paulo diz: “...Tudo foi criado por meio dele e para Ele... Nele, tudo subsiste.” Hebreus 1:3 explicitamente diz que Ele “sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder.” Vimos então que Deus tem planejado e determinado o percurso de toda a criação (incluindo Satanás e todas as suas ações, como sua queda e as tentações que ele apresenta a nós, seres humanos). O mal que existe hoje não ocorre por acidente, mas porque Deus tem determinado em Seu perfeito plano que deveria ser assim. Isto pode ser surpreendente ou até vergonhoso para muitos, mas para Deus, não. Ele diz: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas (Isaías 45:7). É notável que neste versículo Ele até usa o verbo mais forte (bara no Hebraico é a mesma palavra usada em Gênesis 1:1) para referir-se ao Seu envolvimento intencional com o mal. De fato, Ele até apresenta isto como evidência de Sua divindade, em contraste com os ídolos que são incapazes de fazer bem ou mal (Isaías 41:23). O inspirado profeta Jeremias apresenta a pergunta retórica: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?” (Lamentações 3:37-38). É claro que a resposta esperada é que nada de bom ou mau ocorre sem que proceda de Deus. Semelhantemente, o profeta Amós pergunta: “Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?” (Amós 3:6).

Basicamente, não há uma resposta a estas perguntas que possamos compreender totalmente. Como seres humanos limitados, jamais podemos compreender inteiramente um Deus infinito (Romanos 11:33-34). Às vezes pensamos que compreendemos por que Deus faz determinada coisa, e mais tarde descobrimos que era para um propósito diferente daquele que havíamos pensado. Deus vê as coisas sob uma perspectiva eterna. Nós vemos as coisas sob uma perspectiva terrena. Infelizmente, por natureza, preferimos a nossa própria concepção de Deus àquela do Deus verdadeiro.

Concluindo, a Bíblia ensina claramente que tudo que Deus criou era “muito bom” (Gênesis 1:31). Semelhantemente, a Bíblia termina descrevendo em Apocalipse 21 e 22 um período futuro quando tudo voltará a ser muito bom. Apocalipse 21:4 diz: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram.” Isto significa que quase toda a Bíblia, de Gênesis 3 a Apocalipse 20, trata do tempo quando o mal existe. Este é o tempo em que nós vivemos. Entretanto, é confortador, mesmo quando entendemos pouco do propósito de Deus para o mal, saber que tudo começou “muito bom” e há de terminar assim também!

Estamos livres por D'us!



Ele te livrará do laço do passarinheiro.

Salmos 91.3


Deus livra o seu povo do laço do passarinheiro em dois sentidos: do laço e para fora dele. Em primeiro lugar, Deus os livra do laço — não permitindo que seu povo entre nele. Em segundo lugar, se eles forem apanhados no laço, Deus os remove para fora dele. A primeira promessa é para alguns a mais preciosa, e para outros, a segunda é a melhor. "Ele te livrará do laço do passarinheiro".

De que maneira? Freqüentemente, a aflição é o meio pelo qual Deus nos tira do laço. Deus sabe que nosso desvio culminará em nossa ruína e, em sua misericórdia, nos envia a correção. Nós dizemos: "Senhor, por que isso está acontecendo?" — sem saber que o problema que enfrentamos é o meio pelo qual somos libertos de um mal pior. Assim, muitos têm sido salvos da ruína graças a aflições e cruzes; estas têm afugentado os pássaros das redes.

Em outras ocasiões, Deus guarda o seu povo do laço do passarinheiro, dando-lhes vigor espiritual, de modo que, ao serem tentados, eles podem dizer: "Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?" (Gênesis 39.9). Mas, quão bendito é o fato de que, se o crente, ao passar por tempos difíceis, cai no laço, Deus o remove de lá!


Ó crente enlaçado, sinta-se abatido, mas não entre em desespero. Embora tenha sido errante, ouça o que diz o seu Redentor: "Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões" (Jeremias 3.22). Talvez você diga que não pode retornar, visto ter se tornado cativo. Então escute a promessa: "Certamente Ele o livrará do laço do passarinheiro". Você ainda será tirado de todo o mal em que caiu. Arrependa-se de seu caminho. Aquele que o amou não o lançará fora. Ele o receberá e lhe dará alegria e felicidade. Então: "Que exultem os ossos que esmagaste" (Sal¬mos 51.8). Nenhum pássaro do Paraíso morrerá no laço do passarinheiro.

Aposentada morre e família espera três dias pela 'ressurreição' na Paraíba


A aposentada Ivaneide Barbosa do Nascimento, 66 anos, morreu no sábado (24), mas só foi sepultada nesta terça-feira (27), em João Pessoa. Segundo familiares e amigos, a demora teria sido um pedido feito por ela em seu leito de morte. Irmã Neide, como era conhecida na capital paraibana, oferecia consultas espirituais para a comunidade e algumas pessoas chegaram a imaginar que ela pudesse ressuscitar.

A casa onde ela morava virou atração para curiosos durante os três dias que o corpo da aposentada ficou no local. Irmã Neide foi sepultada na tarde desta terça-feira no Cemitério Parque das Acácias.

“Havia uma expectativa de que ela ressuscitaria após três dias. Não posso dizer que cheguei a acreditar nisso, mas oramos muito e pagamos para ver. Passado o período, tivemos de providenciar o sepultamento”, disse Eudmarco Medeiro de Farias, 33 anos, secretário e amigo da família.

Carlos Antonio da Silva, 52 anos, que preparou o corpo da aposentada para o sepultamento, disse que nunca viu algo parecido. “Em dez anos de profissão no cemitério, nunca vi um corpo não enrijecer, não exalar odores e não inchar em 72 horas. Parecia que ela tinha acabado de morrer.”

Farias disse ainda que Irmã Neide, fez um último pedido instantes antes de morrer. “Ela falou para a funcionária que trabalha na casa dela para que a hora dela estava chegando e que não era para mexer no corpo dela durante três dias. Ela pediu que não fosse sepultada neste período.”


Segundo ele, os parentes da aposentada, que estão divididos em vários países e estados brasileiros, teriam tempo para vê-la antes do sepultamento. “Parecia que ela queria estar bem para se despedir da família. Todos consideram que ocorreu um milagre. Parecia que ela estava dormindo, apenas descansando”, disse Farias.

Assim como foi intensa a movimentação de curiosos na casa da aposentada desde sábado, o velório de Irmã Neide também atraiu muitas pessoas. Apesar disso, familiares e amigos não acreditam que a casa onde ela viveu se transforme em local de peregrinação.

Hora da Reflexão ( " O Amor Verdadeiro " e a "Glória de D'us" )




Tempo Com Deus!



Não quero viver com pressa, acordar e não ter tempo para conversar com Deus
Em diálogo intenso, ainda que seja em silêncio, agradecer pelo dom da vida
Pela esperança mantida, pela graça de ser filha renascida.

Não quero a urgência de conquistar sem me entregar, à Tua vontade.
Não quero as horas sem Tua direção, o riso sem Tua unção
Nego a distância de Teus braços, doTeu afago.

Não quero a pressa de vencer sem obedecer, nem  o engano humano
A dor do abandono, de não ouvir Tua voz,  ser consolada no pranto
Não quero a urgência das horas que não voltam, quero Tua presença
Apreciar a chuva,  o romance, o riso da criança.

Não quero a pressa que urge, dentro do peito
Em desespero por viver , porque viver sem Ti é perder o rumo
Andar sem prumo, morrer vivo no mundo.

Wilma Rejane  - Jornalista

Papa diz abençoar o Facebook


Numa mensagem intitulada Verdade, Proclamação e Autenticação da Vida na Era Digital , o Papa Bento XVI deu a sua bênção às redes sociais, mas alertou que estas não podem substituir o contacto humano na realidade, escreve a revista TIME.

No discurso, realizado para o Dia Mundial das Comunicações na Igreja Católica, o Papa sublinhou: “Gostaria de convidar os Cristãos, confiantes, informados e com uma criatividade responsável, a juntarem-se às redes sociais que a era digital possibilita”.

O líder católico encorajou os membros das redes sociais a serem honestos nas suas comunicações online e a não confundirem estas amizades com as mais profundas e duradouras. “É importante lembrar sempre que o contacto virtual não consegue nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas a todos os níveis da nossa vida”, escreveu Bento XVI.


Apesar de o Papa, 83 anos, não ter a sua própria página de Facebook, o Vaticano caminhou pela era digital através do seu site oficial, Pope2you, através do qual os utilizadores se ligam ao YouTube , ao Facebook e a aplicações no iPhone.

Apenas 15% dos chineses identificam-se como ateus


Cerca de 85% dos chineses professa uma religião ou admite ter praticado um ritual religioso no passado recente, segundo um estudo sobre a vida espiritual dos residentes da China, levado a cabo pela Associação de Arquivos de Dados Religiosos.

Os números podem ser considerados surpreendentes, tendo em conta que a China é um país oficialmente ateu, que encoraja o ateísmo no sistema de educação e nos locais de trabalho e chega a exigi-lo aos membros do Governo e do Partido Comunista.

Contudo, a esmagadora maioria dos inquiridos admitiu ser religioso ou revelou ter práticas de natureza religiosa.

A influência chega também ao Partido, 17% admite ter uma religião e outros 65% terão praticado um ritual religioso durante o último ano.

O estudo, da autoria dos sociólogos Fenggang Yang e Rodney Stark, mostra ainda que a maior religião na China é o Budismo, com 18% da população, o que se traduz em 185 milhões de pessoas.

O Cristianismo contará com cerca de 3,2%, ou seja, cerca de 33 milhões, mas os autores referem que outros 40 milhões de pessoas mostrou partilhar algumas crenças cristãs.

As práticas espirituais soltas, como a veneração dos antepassados, têm ainda mais aderentes, chegado aos 745 milhões de pessoas.

Yang e Stark dizem que, perante estes dados, é absurdo falar dos chineses como um povo ateu, independentemente da posição oficial do Governo.

A China não é o único país a declarar-se oficialmente ateísta, Coreia do Norte, Vietname, Laos e Cuba, todos países comunistas também o são, embora Cuba tenha liberalizado as suas atitudes em relação à Igrejas nos últimos tempos.