ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde na Bíblia diz que jogos são de azar ou não e quando são se são permitidos ou não?



R:Jogar pode ser definido como “arriscar dinheiro na tentativa de multiplicá-lo em algo que é contra as probabilidades”. A Bíblia não condena o jogo especificamente, ou apostar, ou a loteria. A Bíblia, entretanto, nos alerta para que fiquemos longe do amor ao dinheiro (I Timóteo 6:10; Hebreus 13:5). As Escrituras também nos encorajam a que fiquemos longe das tentativas de “enriquecimento fácil” (Provérbios 13:11; 23:5; Eclesiastes 5:10). Certamente o jogo gira em torno do amor ao dinheiro e inegavelmente tenta as pessoas com a promessa de riqueza fácil e rápida.
Qual o problema em jogar? O jogo é um assunto difícil, pois mesmo jogando com moderação e somente de vez em quando, é um desperdício de dinheiro, mas não necessariamente algo ligado ao “mal”. As pessoas desperdiçam dinheiro em todo o tipo de atividades. Jogar é desperdiçar dinheiro tanto quanto ver um filme (em muitos casos), gastar em uma refeição desnecessariamente cara ou comprar algo de que não precisamos. Ao mesmo tempo, o fato de se desperdiçar dinheiro em outras coisas não justifica que joguemos. Não deveríamos desperdiçar dinheiro. Devemos poupar o dinheiro que sobrar para necessidades futuras, ou ofertá-lo para a obra do Senhor, e não gastá-lo em jogo.
O jogo na Bíblia: Apesar da Bíblia não mencionar o jogo (apostas) de maneira explícita, a Bíblia menciona jogos de “azar”. Como exemplo, em Levítico, Arão lançou sortes sobre dois bodes: uma pelo Senhor e outra por Azazel. Josué lançou sorte para determinar a porção de terra para várias tribos. Neemias lançou sorte para determinar quem viveria ou não dentro das muralhas de Jerusalém. Os apóstolos lançaram sorte para determinar o substituto de Judas. Provérbios 16:33 diz: “A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.” Em nenhum lugar da Bíblia, jogar ou o “jogo de azar” é usado para diversão ou apresentado como prática aceitável para os seguidores de Deus.


Pr. André Lepre

Bebê sem cérebro: Bispo tenta convencer mulher a não abortar!


A Igreja Católica entrou no caso da mulher grávida de um feto anencéfalo (sem cérebro) que pede na Justiça autorização para fazer aborto.

Uma comissão de padres, sob a coordenação do bispo de Catanduva, dom Octacílio Rodrigues, está estudando o caso e vai tentar convencer a jovem a suspender, ainda que temporariamente, o aborto.

A gestante, uma dona-de-casa de 29 anos, casada, que mora no Jardim União, em Palmares Paulista, chegou a ser autorizada a abortar pela Justiça de Santa Adélia. É a segunda gestação dela que já é mãe de um menino.

O aborto seria feito nesta terça-feira (22) à tarde no hospital Padre Albino, em Catanduva, mas liminar do Tribunal de Justiça, expedida no início da noite desta segunda-feira (21), impediu a intervenção.

O BOM DIA apurou que o padre da Igreja Matriz de Palmares Paulista, Marcelo Delalibera, já expôs a opinião da igreja (contrária ao aborto) à mulher , mas ela não desistiu do processo na Justiça. O padre não quis dar entrevista ao BOM DIA nesta terça-feira (22).

Crítica/ O promotor Sérgio Clementino, que deu parecer favorável ao aborto, criticou a decisão do Tribunal de Justiça em suspender o procedimento. Ele afirma que o recuo vai prorrogar o sofrimento da família. “Não faz sentido essa decisão. Faz a mãe e a família passarem por sofrimento desnecessário." afirma o promotor.

Laudo médico anexado no pedido de aborto aponta que a criança não tem chances de sobreviver depois do parto devido a má-formação, além de o feto ser anencéfalo. O processo tramita em segredo de Justiça. /Com Vinícius Marques

Decisão pelo aborto divide a pequena Palmares
Caso da gestante com feto anencéfalo provoca polêmica na cidade de 10,9 mil habitantes

A decisão de uma dona-de-casa de 29 anos de interromper gravidez de um feto anencéfalo divide opiniões na pequena Palmares Paulista, cidade de 10,9 mil habitantes, a 70 quilômetros de Rio Preto.

Apesar de o processo correr em segredo de Justiça, o assunto começa a ganhar as ruas da cidade, a partir do posto de pronto-atendimento, por onde a gestante passou no dia 19 de janeiro. Ela somava quase sete semanas de gestação. Agora está na 12ª semana.

“Ela chegou acompanhada da mãe e carregando o filho no colo. Queria orientações sobre o que fazer para autorizar o aborto na Justiça”, lembra a secretária de Saúde da cidade, Ponciana Silva.

Segundo a secretária, a dona-de-casa apresentou o resultado de uma ultrassonografia que comprovava a má-formação do feto. O exame teria sido realizado em uma clínica particular de Catanduva.

Além da intervenção da Igreja Católica, a decisão provocou reações em outros setores da população de Palmares Paulista.

“Ela não tem o direito de tirar a vida do feto. Isso é uma atribuição que só cabe a Deus. Essa é uma determinação bíblica”, disse nesta terça-feira (22) o pastor José Carlos de Oliveira, 33, que há dez anos é responsável pela Igreja Assembleia de Deus instalada no bairro onde vive a gestante.

A decisão encontra apoio porém, entre moradores do bairro ouvidos nesta terça-feira (22) pelo BOM DIA.

“Se a criança não tem chances de viver, não há motivos para sacrificar essa mulher”, afirma a dona-de-casa Maria Eloísa de Souza, 45, que diz ser católica praticante.

A mesma opinião é compartilhada pelo filho dela, André Luiz de Souza, 21. “Se é possível diminuir o sofrimento dessa mãe, por que não fazê-lo?”

Já a primeira-dama Silvia Regina Camilo prefere não opinar. “É uma situação muito complicada, não sei o que faria no lugar dela.”

A gestante nomeou uma advogada na OAB de Santa Adélia. Foi ela que protocolou na Justiça o pedido para interrupção na gestação do feto sem cérebro.

O pedido resultou na autorização para o aborto, expedida no dia 10 pelo juiz Rodrigo Ricci Fernandes, do Fórum de Santa Adélia. A retirada do feto seria realizada nesta terça-feira (22) à tarde, mas liminar do proposta por advogado de Guarulhos resultou na suspensão da cirurgia . Ele soube do caso pela imprensa.

Vácuo na lei / A Justiça do Estado de São Paulo já autorizou abortos em casos semelhantes na região de Rio Preto.

Nesses casos, a decisão é embasada em laudos médicos já que a legislação brasileira autoriza apenas abortos em caso de estupro ou quando há risco para a saúde da mãe.
Na liminar desta terça-feira (22) o desembargador do TJ Camilo Léllis diz que “a decisão da Justiça local não tinha amparo judicial”.



 Rede Bom Dia

Um alerta de Deus ao seu povo!


É Deus quem está falando e falando desde os céus. Salomão está consagrando o templo de Jerusalém, quando escuta este alerta de Deus: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cr 7.14). Destacamos, aqui, algumas importantes lições:

1. O povo de Deus precisa se humilhar.


A restauração que vem de Deus e emana dos céus começa quando o povo de Deus se humilha. O mundo é impactado e os corações são alcançados quando o povo de Deus se prostra e se humilha sob a mão do Altíssimo. Antes da igreja chamar o mundo ao arrependimento, ela precisa se humilhar diante de Deus. O juízo começa pela Casa de Deus. A igreja só pode levantar-se diante dos homens quando primeiro se prostra diante de Deus. Nada pode ser mais contraditório que um crente soberbo. A soberba é a porta de entrada da ruína. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

2. O povo de Deus precisa buscar a Deus em oração.

Quando o homem reconhece sua fraqueza ele confessa a onipotência divina. Só quando nos humilhamos diante de Deus é que aprendemos a verdadeira essência da oração. É o reconhecimento da nossa fragilidade que nos impulsiona a orar. Aqueles que se humilham diante Deus, também o buscam de todo o coração. Aqueles que choram pelos seus pecados, também oram com fervor. A restauração divina vem dos céus sobre uma igreja que ora. A oração abre o caminho da cura, pavimenta a estrada do avivamento e abre as comportas da restauração. Os avivamentos sempre foram precedidos por oração. Mas, que tipo de oração? Não uma oração centrada no homem. Oração não é prioritariamente buscar as bênçãos de Deus, é buscar o Deus das bênçãos. Orar é deleitar-se em Deus por quem ele é mais do que buscá-lo pelo que ele dá. O alvo principal da oração é comunhão com Deus. É deleite em Deus. Orar é intimidade com Deus. É na presença de Deus que existe plenitude de alegria e só na sua destra há delícias perpetuamente.

3. O povo de Deus precisa se converter dos seus maus caminhos. 

Não poucas vezes o povo de Deus envereda-se por atalhos perigosos, por descaminhos escabrosos e desvia-se das veredas da justiça. Quando aqueles que conhecem a Deus desviam-se da verdade, caem na iniquidade, e praticam os mesmos pecados daqueles que não o conhecem, tornam-se pedra de tropeço, embaraço para os incrédulos e motivo de escândalo no mundo. A igreja de Deus é convocada pelo próprio Deus a voltar suas costas para o pecado e converter-se dos seus maus caminhos. Como resultado do arrependimento da igreja, Deus promete ouvir seu clamor e sarar a sua terra. A santidade é o segredo da vitória na oração e a vitória na oração é o segredo do avivamento e, o avivamento traz restauração para a igreja e salvação para o mundo.


Palavra da Verdade

Vida de Marina Silva pode virar filme


Foi noticiado no dia de ontem que a vida da ex-presidenciável Marina Silva pode ir parar nas telonas. O projeto é da  cineasta Sandra Werneck (que produziu “Cazuza” e “Sonhos Roubados”) que já está conversando com a ex-senadora sobre o longa.

O filme seria  baseado na biografia “Marina – A Vida Por Uma Causa” que conta a história da líder política, com destaque para os seus problemas de saúde, seus desafetos e sua alfabetização tardia.

Os erros de Sansão foi da vontade de Deus? Porque ele errou tanto se era um escolhido de Deus?


P: Gostaria de saber se, de acordo com Huizes 14:4 os erros de Sansão foi da vontade de Deus. Porque ele errou tanto se era um escolhido de Deus?


R: Os erros de Sansão evidentemente não foram da vontade de Deus. Deus tinha outros planos para Sansão, porém o homem é dotado do seu livre arbítrio, ou seja, o poder de escolha. A questão de ser escolhido de Deus não nos isenta de errarmos ao fazermos nossas escolhas. Não podemos nos esquecer que somos seres humanos e não Deus.

Pr. André Lepre

Recentes protestos contra ditadores vão contra a Bíblia: “Eles são ordenados por Deus”


O evangélico influente John MacArthur não acredita que os levantes que estão se espalhando por todo o mundo árabe vão levar à liberdade que centenas de milhares de manifestantes estão exigindo.

“Eu só acho que o resultado de tudo isso é mais instabilidade, mais caos,” disse o pastor do sul da Califórnia ao The Christian Post. “Não acho que o futuro parece ser bom.”

Inspiradas pela revolução de Dezembro, na Tunísia, que levou à queda do seu ditador, as populações dos países vizinhos do Norte da África e no Oriente Médio lançaram protestos semelhantes contra o governo na esperança de conseguir mais liberdade, democracia e mais oportunidades.

Os EUA já se manifestaram, pedindo aos governos que respeitem o direito do povo de se manifestar.

Mas a partir de uma perspectiva bíblica, MacArthur afirmou que os manifestantes estão em desacordo com o mandamento bíblico de “submeter aos poderes, porque eles são ordenados por Deus.”

“Eu preferiria que o governo americano, que tem uma história do Cristianismo, tivesse se levantado e dito: ‘está errado, é proibido para as pessoas fazerem isso, isso é intolerável,” disse ele.

“Eu não estou dizendo que Muamar Kadafi é o melhor líder, eu não estou dizendo que Mubarak é um grande líder benevolente e justo, não quando ele recebeu US $ 70 bilhões em seus próprios bolsos à custa do povo,” esclareceu.

Mas, ressaltou que os crentes são ordenados a viverem uma vida pacífica, sujeitando-se a qualquer que seja que o governo.

Ele continuou: “E a razão é, qualquer forma de governo é melhor do que a anarquia. Para ter uma idéia do que está acontecendo agora – as pessoas estão morrendo, a propriedade está sendo destruída. Isso não pode acontecer. E, inevitavelmente, o que vai sair disso, vai ser menos ordem, mais caos e, talvez, o que vai sair de menos ordem e mais caos é a pior espécie de controle, mais poder dominante.”

O pastor de 71 anos de idade, que foi o autor do recente Slave: The Hidden Word that Reveals the Riches of Your Salvation (Escravo: A palavra oculta que revela as riquezas da sua salvação), sustentou que não é provável que a liberdade pudesse resultar dos protestos em massa.

“Você gostaria de pensar que nada, senão a liberdade iria sair disto. Não foi isso que aconteceu no Irã.”

Novamente, falando biblicamente, MacArthur disse que “a ilusão é que essas pessoas vão obter a liberdade.”

“Mas o que temos que entender é que você é um escravo do pecado ou um servo de Cristo,” explicou. “Nenhum pecador é livre,”… ele está apenas livre para escolher o curso de sua própria condenação, mas não pode fazer nada sobre isso.

“Esta é outra forma de escravidão. Eles vão acabar em outra forma de escravidão, eles vão acabar da mesma forma, pecaminosa, corrupta, insatisfeita, pessoas insatisfeitas levando suas mesmas ansiedades em uma direção diferente. Então esta não é uma solução para nada.”

Seus comentários foram feitos pouco antes da Organização dos Direitos Humanos ter informado que pelo menos 233 manifestantes foram mortos pelas forças de segurança na Líbia. Enquanto isso, Saif al-Islã Kadhafi, filho do líder líbio, Muamar Kadafi, disse hoje cedo que se os protestos anti-governo continuarem, podem levar a uma guerra civil. Ao mesmo tempo, ele disse que se os protestos terminarem, eles poderiam começar a instituir uma série de reformas e até mesmo iniciar as discussões para a constituição, que é inexistente.

Mesmo que isso possa significar a possibilidade de maior liberdade religiosa para a pequena minoria cristã, MacArthur não vê ganhos enormes, pelo menos para a Igreja, a esse respeito.

Ele apontou para países como Japão e aqueles na Europa Ocidental que garantem a liberdade de religião, mas tem poucos Cristãos ou uma igreja morrendo. Em contraste, o Cristianismo na China, onde há inúmeros relatos de perseguição religiosa e de liberdade limitada, está explodindo com dezenas de milhões de crentes.

“Eu não acho que a liberdade religiosa é ainda um problema para o avanço da Igreja,” disse MacArthur. “A democracia, a liberdade de religião ou a perseguição – se você tivesse que escolher seu veneno e acho que você poderia querer escolher a perseguição porque você tem uma Igreja mais pura.”

Em última análise, o Reino de Deus avança sem relação com o governo, afirmou. Tudo que diz respeito aos poderes que estão no local acontece “dentro dos propósitos de Deus e Deus irá governar por essas coisas e ignorar essas coisas.”

Assim, desejar liberdade “não é uma justificação para este tipo de revolta popular e desobediência e de derrubar governos.”

“Afinal, quem disse que a democracia é a melhor forma de governo?” disse ele. “Não importa qual a forma de governo é, a Bíblia não defende nada, mas uma teocracia. Qualquer forma de governo vai se auto destruir porque você está lidando com pessoas corruptas, pessoas pecadoras.”


ChristianPost 

Mulher morre durante culto em Igreja de Joinville


Mesmo com o socorro do Samu Mirian não resistiu e faleceu

A morte de Mirian R. Cardoso de 34 anos, depois de ter uma parada cardíaca dentro de uma igreja no Costa e Silva, em Joinville, deixou os familiares revoltados com a falta de socorro. Miriam usava marcapasso. No fim da tarde desta terça-feira (22/02), os familiares fizeram um boletim de ocorrência contra a igreja, pois, segundo os familiares o pastor, ao invés de pedir ajuda, ficou orando.

“Nós queremos é a partir de agora se tenha um pouco de cuidado com os fiéis para que não ocorram outras mortes assim”, disse Nelson Schwalpe que é cunhado de Mirian.
O Samu foi chamado, conseguiu reanimá-la, mas ela teve outra parada cardíaca e acabou morrendo. Mirian será enterrada nesta quarta, às 9h00, no Cemitério Municipal.

Segundo informações do Diário Catarinense e do Jornal Catarinense, o pastor foi procurado até as 19h00, mas não foi encontrado.


Igospel