ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que é um Cristão? 2°



O Dicionário Webster’s define um Cristão como “uma pessoa que professa a crença em Jesus Cristo ou na religião baseada nos ensinamentos de Jesus.” Enquanto este é um bom ponto de partida para entender o que é um Cristão, como em muitas definições seculares, entretanto, ela falha em comunicar a verdade bíblica do sigificado de ser Cristão.

A palavra Cristão é usada três vezes no Novo Testamento (Atos 11:26; Atos 26:28; 1 Pedro 4:16). Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividade e fala eram como Cristo. A expressão foi inicialmente usada pelas pessoas não salvas de Antioquia como um apelido desrespeitoso para debochar dos Cristãos. Significa literalmente: “pertencente ao partido de Cristo” ou um “aderente ou seguidor de Cristo”, o que é bem similar à forma como o Dicionário Webster’s a define.

Infelizmente, com o tempo a palavra “Cristão” perdeu uma grande parte de seu significado e é geralmente utilizada para descrever alguém que é religioso ou tem altos valores morais ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Jesus Cristo. Muitas pessoas que não acreditam em Jesus Cristo se consideram Cristãs simplesmente porque vão à igreja ou vivem em uma nação “Cristã”. Mas ir à igreja, servir aos menos afortunados que você, ou ser uma boa pessoa não fazem de você um Cristão. Como disse um evangelista certa vez: “Ir à igreja não faz de você um Cristão mais do que ir a uma oficina faz de você um carro.” Ser um membro de igreja, freqüentar os cultos regularmente e trabalhar para a igreja não podem fazer de você um Cristão.

A Bíblia nos ensina que as boas obras que fazemos não são capazes de nos tornar aceitáveis para Deus. Tito 3:5 nos diz que “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” Então, um Cristão é alguém que foi renascido por Deus (João 3:3; João 3:7; 1 Pedro 1:23) e colocou a sua fé e confiança em Jesus Cristo. Efésios 2:8 nos diz que “pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Um verdadeiro Cristão é alguém que se arrependeu do seu pecado e colocou sua fé e confiança somente em Jesus Cristo. A sua confiança não é em seguir uma religião ou um conjunto de códigos morais, ou uma lista de faças e não-faças.

Um verdadeiro Cristão é alguém que colocou a sua fé e confiança na pessoa de Jesus Cristo e no fato de que Ele morreu na cruz como pagamento por nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos para obter vitória sobre a morte e dar vida eterna a todos os que Nele crêem. João 1:12 nos diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.” Um verdadeiro Cristão é de fato um filho de Deus, uma parte da verdadeira família de Deus, e alguém que recebeu vida nova em Cristo. A marca de um verdadeiro Cristão é o amor pelos outros e obediência à palavra de Deus (1 João 2:4; 1 João 2:10).


Questões / Blog do Lucas

Como posso me tornar um Cristão?



O primeiro passo para se tornar um Cristão é entender o que o termo "Cristão" significa. A origem do termo "Cristão" foi na cidade de Antioquia no primeiro século d.C. (veja Atos 11:26). É possível que, de primeira, o termo “Cristão” era para ter sido uma ofensa. A palavra significa essencialmente “pequeno Cristo”. No entanto, ao passar dos séculos, os crentes em Jesus adotaram o termo “Cristão” e passaram a usá-lo para se identificarem como seguidores de Jesus Cristo. Uma definição simples de um Cristão é alguém que segue a Jesus Cristo.

Por que deveria me tornar um Cristão?

Jesus Cristo declarou que Ele “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10:45). Então aparece a seguinte pergunta: “Por que precisávamos ser resgatados?” A idéia de um resgate é um pagamento que precisa ser feito em troca da liberação de uma pessoa. A idéia de um resgate é usada mais frequentemente em ocasiões de sequestro, quando alguém é sequestrado e feito prisoneiro até que o resgate seja pago por sua liberação.

Jesus pagou nosso resgate para nos livrar da escravidão! Escravidão de quê? Escravidão do pecado e suas consequências, ou seja, a morte física seguida de separação eterna de Deus. Por que Jesus precisava pagar por esse resgate? Porque somos todos contagiados pelo pecado (Romanos 3:23) e, portanto, merecemos o julgamento de Deus (Romanos 6:23). Como Jesus pagou esse resgate? Por morrer na cruz para pagar pela penalidade de nossos pecados (1 Coríntios 15:3; 2 Coríntios 5:21). Como é que a morte de Jesus podia ser suficiente paga pagar por todos os nossos pecados? 
Jesus era Deus em forma humana, Deus veio à terra para se tornar um de nós para que Ele pudesse se identificar conosco e morrer por nossos pecados (João 1:1,14). Como Deus, a morte de Jesus foi de valor infinito, suficiente para pagar pelos pecados do mundo inteiro (1 João 2:2).

A ressurreição de Jesus depois de Sua morte demonstrou que Sua morte foi o sacrifício suficiente, que Ele realmente tinha conquistado o pecado e a morte.

Como posso me tornar um Cristão?

Essa é a melhor parte. Por causa de Seu amor por nós, Deus fez com que tornar-se um Cristão fosse excessivamente simples. Tudo que você precisa fazer é receber Jesus como seu Salvador, aceitando completamente Sua morte como o sacrifício suficiente por seus pecados (João 3:16), confiando nEle – e só nEle - completamente como seu Salvador (João 14:6; Atos 4:12). Tornar-se um Cristão não se trata de seguir rituais, ir à igreja ou fazer certas coisas ao invés de outras. Tornar-se um Cristão se trata de ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, através da fé, é o que faz de uma pessoa um Cristão.

Você está pronto para se tornar um Cristão?

Se você estiver pronto para se tornar um Cristão ao receber Jesus Cristo como seu Salvador, tudo que você precisa fazer é acreditar. Você compreende e acredita que é um pecador e merece o julgamento de Deus? Você compreende e acredita que Jesus carregou sobre si a punição que pertencia a você, morrendo no seu lugar? Você compreende e acredita que Sua morte foi suficiente para pagar pelos seus pecados? Se as respostas para essas três perguntas foram sim, então simplesmente coloque sua confiança em Jesus como seu Salvador. Receba-o, através da fé, confiando nEle completamente. Isso é tudo o que é necessário para se tornar um Cristão!
Questões / Blog Do Lucas

[Morte por Amor] Por que Deus criou o Universo? Para a Sexta-Feira Santa (Estudo 2°)


1. O ápice de Deus exibindo a Sua glória é a exibição de Sua graça.

E nos predestinou … segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça” (Efésios 1:5-6). Graça é o ponto final na revelação da glória de Deus.
Isto é visto na maneira como a ira serve para fazer a Deus mais glorioso para os vasos de misericórdia. “E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, … para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia” (Romanos 9:22-23).

2. Deus planejou glorificar Sua graça antes da criação.

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo … para louvor e glória da sua graça” (Efésios 1:4-6).

3. Deus planejou glorificar Sua graça através do Filho de Deus, Jesus Cristo.

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo … para louvor e glória da sua graça” (Efésios 1:4-6).
“Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” (2 Timóteo 1:9).

4. Desde a eternidade, Deus planejou que glorificar Sua graça teria seu ápice na crucificação de Cristo pelos pecadores.

Antes que houvesse qualquer pecado humano para morrer, Deus planejou que Seu Filho seria morto pelos pecadores. Sabemos disso por causa do nome dado antes da criação ao livro da vida. “[Todos vão adorar a besta], cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo ” (Apocalipse 13:8).

5. Deus glorificando Sua graça na crucificação de seu Filho pelos pecadores era a finalidade para a criação do universo.

Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16). Por toda a eternidade, vamos cantar “o cântico do Cordeiro” (Ap 15:3). Diremos: “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto” (Apocalipse 5:9).

6. Portanto, Deus planejou desde a eternidade que a revelação de sua glória seria a razão fundamental para a criação do universo.

Esta glória seria exibida supremamente na graça de Deus. Esta graça seria supremamente glorificada em Jesus. E o ápice desta glorificação em Jesus seria atingida quando Ele fosse morto para salvar um povo que iria passar a eternidade exaltando a grandeza dessa graça.

Em outras palavras, o universo foi criado para a glorificação da graça de Deus no Calvário, ecoando por toda a eternidade na alegre exaltação de Cristo pelos redimidos.
 John Piper 

A páscoa do cordeiro não é a páscoa do coelho! O que e a Páscoa?



Todo rito religioso é interpretado como festa pelo mercado de consumo. Estamos próximos da festa da Páscoa, e como não poderia deixar de ser, o mercado envolve-se com símbolos e produtos que justificam nosso consumo. Pois Páscoa é cordeiro e não coelho. Páscoa é sacrifício e não festa. Páscoa é sangue e não chocolate. Páscoa é cruz e não ovo. A páscoa do mercado de consumo está completamente distante da Páscoa divina em rito e significação. É necessário compreender que não há o que comparar, a Páscoa do Cordeiro não tem nada a ver com a páscoa do Coelho.

Sendo assim quem consume a páscoa do Coelho é simples consumidor. Quem contempla a Páscoa do Cordeiro como ato de misericórdia divina compreende que a Páscoa está muito além do mercado de consumo, e até mesmo de uma data simbólica. A Páscoa é vida e livramento de Deus, em Cristo. Assista mais este vídeo da série INSIGHTS, e compreenda melhor este tema tão importante.





Bruno dos Santos é Diretor do VidaSat Comunicações, Coordenador Geral da CIA (Coalizão das Igrejas Apostólicas) e pastor da Igreja Vida Nova em São Paulo. Escritor e Conferencista, é formado em Teologia com especializações em Novo Testamento e Liderança. Casado com Silvia Regina, é pai do Lucas, da Laís e da Ana Luiza.



Bruno Santos / You Tuba / Blog do Lucas

A Crucificação de acordo com a Perspectiva Médica



"Brigado Senhor tudo que tenho e sou foi por tua Misericórdia" 

You Tube / Blog do Lucas 

Bispo tem AVC durante pregação


O bispo Samuel Francelino, 54 anos, dono da TV Brasil Esperança e da rádio 106 FM, foi internado às pressas na unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí, Santa Catarina. O bispo estava pregando no centro Evangelístico Integrado (CEI), que tem transmissão ao vivo pela TVBE, quando começou a passar mal.

Francelino estava no meio de um culto, por volta das 21h30. Ele foi socorrido pelos próprios fiéis e foi levado pro pronto-atendimento do bairro São Vicente, que fica em frente ao centro. Lá, ele permaneceu por quase duas horas, pois o médico não queria lhe transferir pro hospital com medo que não resistisse.

O PA foi rodeado por fiéis que assistiram o drama da família e oravam pelo bispo. Por volta das 23h, uma unidade do Samu foi chamada, entubou o bispo Francelino e o levou para o hospital Marieta. O Codetran foi chamado e fez escolta da ambulância até o centro.

No hospital, o bispo foi levado direto pra UTI, onde permanece internado em estado gravíssimo.

Derrame raro

O Bispo sofreu um tipo raro de acidente vascular cerebral (AVC), informou o advogado Denísio Dolásio Baixo, apresentador da TV Brasil Esperança e amigo pessoal do bispo. O AVC, informou ainda o apresentador, é de um tipo incomum que afeta a região do cérebro que controla os movimentos do corpo e órgãos vitais, como o pulmão e coração. “Agora somente um milagre poderá trazer o estimado bispo de volta”, afirmou Denísio. Para poder sobreviver ao derrame, Samuel Francelino continuava em coma induzido e respirando por aparelhos.

À espera de um milagre

A família do bispo faz plantão no saguão do hospital, à espera do boletim médico. Denísio diz que chegou a ser cogitada a transferência do líder religioso para um outro hospital, especializado em doenças vasculares, mas a hipótese foi descartada pois haveria o risco de ele não suportar a viagem. “Ali no Marieta ele está sendo muito bem monitorado e os aparelhos que tem ali são de primeiro mundo”, faz questão de dizer o apresentador.

O bispo deverá sair do coma ainda nesta sexta-feira, quando os médicos devem fazer nova avaliação do estrago em seu cérebro, conta Denísio. “Mas o quadro dele é de alto risco, pois respira por aparelhos e a região afetada é muito delicada”, salientou.


Gospel +

Onde estava Jesus durante os três dias entre Sua morte e ressurreição?

1 Pedro 3:18-19 afirma: "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão."
A expressão "pelo Espírito", no verso 18, tem exatamente a mesma construção da expressão "na carne". Então, parece aqui melhor relacionar a palavra "espírito” à mesma esfera da palavra "carne". A carne e o espírito são a carne e o espírito de Cristo. A expressão "vivificado pelo Espírito" demonstra isto: que o ato de levar sobre Si o pecado e a morte causou a separação de Seu espírito humano, do Pai (Mateus 27:46). O contraste é entre carne e espírito, como em Mateus 27:41 e Romanos 1:3-4, e não entre a carne de Cristo e o Espírito Santo. Quando a expiação de Cristo pelo pecado se completou, Seu espírito retomou a aliança que havia sido quebrada.
1 Pedro 3:18-22 descreve um elo necessário entre o sofrimento de Cristo (verso 18) e Sua glorificação (verso 22). Somente Pedro dá informação específica sobre o que aconteceu entre estes dois eventos. A palavra "pregou" no verso 19 não é a palavra costumeiramente usada no Novo Testamento para descrever a pregação do evangelho. Literalmente significa anunciar uma mensagem. Jesus sofreu e morreu na Cruz, Seu corpo executado, e Seu espírito morreu quando Ele foi feito pecado. Mas Seu espírito foi vivificado e Ele o entregou ao Pai. De acordo com Pedro, em algum momento entre a Sua morte e ressurreição, Jesus fez uma proclamação especial aos "espíritos em prisão".
Para começar, Pedro se referiu às pessoas como "almas" e não "espíritos" (3:20). No Novo Testamento, a palavra "espíritos" é usada para descrever anjos ou demônios, não seres humanos; e o verso 22 parece confirmar este significado. Além disso, nenhum lugar na Bíblia nos diz que Jesus visitou o inferno. Atos 2:31 diz que Ele foi ao "Hades" (Edição Almeida, Revista e Atualizada), mas "Hades" não é inferno. A palavra "Hades" se refere à esfera dos mortos, um lugar temporário onde eles aguardam a ressurreição. Em Apocalipse 20:11-15, na versão de língua inglesa NASB (New American Standard Bible) ou na New International Version (em português, Nova Versão Internacional) temos a clara distinção entre os dois lugares. Inferno é o lugar permanente e definitivo do julgamento para os perdidos. Hades é um lugar temporário.
Nosso Senhor rendeu Seu Espírito ao Pai, morreu e em algum momento entre morte e ressurreição visitou a esfera dos mortos onde Ele proclamou uma mensagem aos seres espirituais (provavelmente anjos caídos; veja Judas 1:6) que de alguma forma tinham relação com o período anterior ao dilúvio no tempo de Noé. O verso 20 esclarece esta questão. Pedro não nos diz o que Ele proclamou a estes espíritos encarcerados, mas não poderia ser uma mensagem de redenção, uma vez que anjos não podem ser salvos (Hebreus 2:16). Provavelmente foi uma declaração de vitória sobre satanás e suas potestades (1 Pedro 3:22; Colossenses 2:15). Efésios 4:8-10 parece também indicar que Cristo foi ao "paraíso" (Lucas 16:20; 23:43) e levou ao céu todos aqueles que tinham Nele crido antes de Sua morte. A passagem não dá grandes detalhes sobre o que ocorreu, mas a maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que é isto que significa "levou cativo o cativeiro".
Tudo isto para dizer que a Bíblia não é totalmente clara sobre o que exatamente Cristo fez durante os três dias entre Sua morte e ressurreição. Entretanto, ao que parece, Ele estava pregando a vitória sobre os anjos caídos e/ou descrentes. O que podemos saber ao certo é que Jesus não estava dando às pessoas uma segunda chance para salvação. A Bíblia nos diz que vamos enfrentar julgamento depois da morte (Hebreus 9:27), não uma segunda chance. Não há nenhuma resposta definitivamente clara para o que Jesus estava fazendo durante o período entre Sua morte e ressurreição. Talvez seja este um dos mistérios que vamos entender uma vez que cheguemos à glória.

Questões / Blog do Lucas

2º Cruzeiro Diante do Trono acontecerá em dezembro


O roteiro de três dias seguirá os destinos de Santos, Angra e Ilha Bela


Os participantes do 12º Congresso de Louvor Diante do Trono que começou nessa quinta-feira, 21, receberam uma revista com um banner anunciando a segunda edição do Cruzeiro Diante do Trono.

O roteiro de três dias terá início no dia 14 de dezembro e passará pelas cidades de Santos, Angra e Ilha Bela retornando no dia 17.

A programação contará com o Diante do Trono e as presenças do Pr. Márcio Valadão, Pr. Gustavo Bessa e Pra. Ezenete Rodrigues. Também haverá programação infantil com a equipe do Crianças Diante do Trono durante todos os dias do Cruzeiro


Portal DT

Tudo é vosso, inclusive a morte!



Nem a morte, nem a vida... poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8.38, 39). De fato, a morte não é somente incapaz de separar-nos do amor de Deus, ela é também, juntamente com todas as outras dificuldades, uma dádiva do evangelho. Ouçam o que Paulo disse em 1 Coríntios 3.21-23: "Ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus". Tudo é vosso — inclusive a morte! A morte está incluída em nosso cofre de tesouro dos dons de Deus por meio do evangelho. Por isso, Paulo disse que somos "mais do que vencedores" na morte. Disse também que tudo é nosso, inclusive a morte. Entendo que ele estava afirmando que, por causa das verdades de Romanos 8. 28 e 32, Deus toma cada dificuldade e faz com que ela nos sirva, inclusive a morte. A morte é "nossa" — nossa serva. O fato de que somos "mais do que vencedores" significa que a morte não apenas jaz morta aos nossos pés, depois do combate — ela é levada cativa e tornada nossa serva.

E como a morte nos serve? Como a servidão da morte, comprada por sangue, abençoa os filhos de Deus? Paulo responde: "Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Fp 1.21). Por que o morrer é lucro? Ele responde em seguida: "Tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor" (Fp 1.23). Estar com Cristo, depois da morte, é "incomparavelmente melhor" do que estar na terra. Esta é a razão por que somos mais do que vencedores quando a morte parece triunfar. Ela se torna uma porta para uma melhor comunhão com Cristo.
John Piper / Blog do Lucas

Concentração de Milagres da Igreja Mundial do Poder de Deus reúne 50 mil pessoas no RJ


A Concentração de Milagres promovida pela Igreja Mundial do Poder de Deus reuniu 50 mil pessoas no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 21.

O evento também serviu para comemorar o 13º aniversário do ministério formado pelo apóstolo Valdemiro Santiago. O culto começou às 9h30 e terminou às 13h. De acordo com a Polícia Militar não houve congestionamento da região provocado pela número de participantes do evento.

A PM do Rio chegou a proibir a realização do evento, mas no final da tarde de ontem voltou atrás e liberou o culto. As exigências foram muitas para autorizar a Concentração de Milagres, e por isso, dezenas de banheiros químicos e postos de atendimento médico foram montados no gramado de parte do Aterro do Flamengo.

A multidão, apesar do sol forte, cantou, orou e se emocionou. Pelo menos 510 ônibus do 800 previstos chegaram ao local com pessoas de todas as partes do Estado, segundo a Prefeitura.


Gospel Prime

Robert Rey, o Dr. Hollywood confessa que ora muito e entrega o dízimo


Adotado por missionários mórmons, o brasileiro diz que todo seu sucesso é fruto de sua fé
Em entrevista ao portal IG, Doutor Rey fala sobre sua infância, sucesso e sobre religião. Filho de um americano que fugiu dos Estados Unidos, Robert Rey nasceu em São Paulo e teve uma infância muito difícil até que foi adotado por missionários mórmons americanos. Hoje ele se define como “o perdedor com mais sucesso no mundo” e atribui essa vitória a fé que tem em Deus.

Diante dos maus tratos do pai e da dificuldade financeira Rey passou a roubar lojas e foi preso duas vezes. O que o tirou dessa situação foram dois missionários que o levaram para os Estados Unidos. “Um dia batem na minha porta e eram dois missionários americanos, que me levaram para os Estados Unidos. Foi assim. A família era tão culta, que de filho de faxineira acabei me formando em Harvard”, conta.

Dr. Rey tem tanto sucesso hoje como cirurgião plástico que faturou, só no ano passado, US$100 milhões. “Um milhão e meio vem da cirurgia, o resto vem dos produtos, eu vendo no mundo inteiro, da África à Austrália.” Esses produtos que levam a marca do cirurgião são cápsulas para emagrecer, cintas modeladoras e shakes, entre outros.

Mas não pense você que a vida do Dr. Rey sempre foi de sucesso. Ele sofreu muito com o racismo em Harvard, uma das faculdades mais exclusivas do mundo. “Sofri muito preconceito”, lembra. “Eu pensava: ‘Como eu vou sobreviver aqui? Como eu, feinho e meio bobo, vou vencer desses caras?’. Vinte anos depois, vou falar como a história termina: nunca mais eu ouvi falar deles. Quem vence na vida é Dilma Rousseff, é a Madre Teresa, é o Obama. Quem ganha é quem se esforça”.

Agora com todo esse sucesso, ele tem um sonho que considera o maior sonho de sua vida: “Estar perante do meu Deus, e falar: ‘Olha eu fiz os meus errinhos, mas eu melhorei a condição humana. E não tem que olhar para baixo. Eu quero olhar nos olhos de Deus. Quero também poder falar: “Fui leal a minha esposa, fui bom pai’.”


Perguntado se ele é uma pessoa religiosa ele explica que seu sucesso vem de Deus, confessando que ora muito e paga o dízimo. “Trinta mil pacientes, cinco infecções. Estatisticamente isso não é possível. Zero mortes. Como você acha que eu fiz isso? Passei muitas horas de joelhos. E pagando o dízimo cada mês. Dez por cento.”
Portal IG / Gospel Prime