ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que diz a Bíblia sobre racismo, preconceito e discriminação?

O primeiro item a compreender nesta discussão é que há uma só raça: a raça humana. Caucasianos, africanos, asiáticos, indianos, árabes, judeus, etc, não são de diferentes raças, mas ao invés disto, são de diferentes etnias da raça humana. Todos os seres humanos têm as mesmas características físicas (com pequenas variações, é claro). Mas principalmente, todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27). Deus ama o mundo inteiro (João 3:16). Jesus entregou Sua vida por todos no mundo inteiro (I João 2:2). O “mundo inteiro”, obviamente, inclui todas as etnias da humanidade. 

Deus não mostra parcialidade ou favoritismo (Deuteronômio 10:17; Atos 10:34; Romanos 2:11; Efésios 6:9), e nem nós deveríamos. Tiago 2:4 descreve a qualquer um que mostra discriminação como juiz “de maus pensamentos”. Devemos sim amar a nosso próximo como a nós mesmos (Tiago 2:8). No Velho Testamento, Deus dividiu a humanidade em dois grupos “raciais”: judeus e gentios. A intenção de Deus era que os judeus formassem um reino de sacerdotes, ministrando às nações gentias. Mas ao contrário, em sua maioria, os judeus se tornaram orgulhosos de sua posição e desdenharam dos gentios. Jesus Cristo colocou fim a isto, destruindo a parede divisória da hostilidade (Efésios 2:14). Todas as formas de racismo, preconceito e discriminação são afrontas à obra de Cristo na cruz.

Jesus nos ordena que amemos uns aos outros assim como Ele nos ama (João 13:34). Se Deus é imparcial, e nos ama com imparcialidade, isto significa que precisamos amar aos outros com o mesmo alto padrão. Jesus nos ensina, ao final de Mateus 25, que tudo o que fizermos com o menor de Seus irmãos, faremos a Ele. Se tratarmos uma pessoa com desprezo, estamos maltratando uma pessoa criada à imagem de Deus; estaremos ferindo alguém que Deus ama e por quem Jesus morreu.

O racismo, em formas variantes e vários graus, tem sido uma praga na humanidade por milhares de anos. Irmãos e irmãs de todas as etnias, isso não pode ocorrer! Para as vítimas do racismo, preconceito e discriminação: você precisa perdoar. Efésios 4:32 declara: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Não, os racistas não merecem seu perdão, mas nós, muito menos ainda, merecemos o perdão de Deus! Aos responsáveis pelo racismo, preconceito e discriminação: vocês precisam se arrepender e apresentar-vos “a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça” (Romanos 6:13) Que Gálatas 3:28 seja completamente cumprido: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”


Questões / Blog do Lucas

Faça de Cristo seu ALVO!!!


Lembra-se do ladrão na cruz? Talvez você nem se recorde, mas o fato é que aquele homem teve uma experiência rica com CRISTO. Assim como eu e você, ele perdeu muito tempo na sua vida focando-se em coisas efêmeras, passageiras. Perdeu tempo na vida dando valor a coisas fúteis e menosprezando o mais importante.

Talvez você possa se questionar e perguntar: E o que ele pode ter haver comigo? Ele, assim como eu e você, durante muito tempo manteve o foco no lugar errado. Preocupava-se provavelmente em enriquecer, ou em sustentar a sua casa, enfim, as especulações podem ser muitas, mas o fato é que seus olhos só se voltaram pra Cristo nos últimos momentos de sua vida. E o texto deixa transparecer que ele já O conhecia. Jesus não era alguém estranho para aquele ladrão. Mas, mesmo assim, durante a sua vida, a pessoa de Jesus fora ignorada.

E não foi assim com você? Por quanto tempo você ignorou a pessoa de Cristo? Por quanto tempo você preferiu não dar ouvidos aquilo que se falava sobre Ele e Seu poder? Por quanto tempo você focou naquilo que VOCÊ achava importante e de real valor?

É por isso que admiro a atitude de Davi, o rei, em I Crônicas 29:14. Muito embora abastado de riquezas e poder, reconhece que sua posição diante de Deus continuava sendo de servo. Mantinha seu foco na graça e no poder de DEUS sobre sua vida.

A verdade é que a vida sem Cristo no foco ou no alvo é vazia e morta. Se na vida precisamos de metas, alvos e objetivos – Cristo precisa ser nosso alvo principal. Preciso buscar estar perto Dele, preciso ter Sua vida exemplar e como meta de existência.

Provavelmente aquele ladrão já havia ganhado muito do que queria, mas não estava satisfeito ou feliz. Faltava-lhe algo. Suas metas e objetivos caíram por terra quando se viu pendurado no madeiro. Refletiu sobre o que fez de sua vida. De como estabelecera alvos e objetivos pessoais que o levaram a morte na cruz.
Mas ainda havia esperança. Volta seus olhos para Cristo. Esquece por um momento suas frustrações e a dor que torturava seu corpo e mente. Reconhece que só Cristo pode trazer esperança, paz, restauração, perdão...

Você certamente tem mais tempo do que esse ladrão. Faça de Cristo ainda hoje seu alvo. Não espere o momento derradeiro. Direcione toda a sua vida, sonhos e objetivos ao alvo maior, que é Cristo. Nele não há frustração, Nele há esperança em meio às perdas e lutas da vida. Quando Cristo se torna nosso alvo principal, todas as demais coisas tornam-se secundárias.

“prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Fil. 3:14

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebr. 12:2

Parceiros Pr. Marcello Matias / Hospital da Alma / Blog do Lucas  

O Deus bíblico é cruel?

É uma afirmação comum entre os ateus de que o Deus bíblico, especialmente o do Antigo Testamento, é cruel e desumano. É uma tese com respaldo lógico?

Deus possui valor infinito desde que é uma pessoa infinita, não uma coisa ou uma pessoa finita. Portanto o dever supremo dos homens é servi-lo. Quem transgride o dever supremo incorre em crime supremo, que requer punição também suprema. Por isso o destino de quem desobedece é o inferno. Até mesmo quem nasce está alienado de Deus. Mas crianças abaixo da idade da razão são salvas pela graça, embora tivessem que suportar a morte física.

Resumo:

Premissas

1) Todas as pessoas nascem alienadas da visão imediata de Deus.
2) Uma pessoa infinita tem valor infinito, ao contrário de coisas ou pessoas finitas.
3) O dever supremo de todas as pessoas finitas é obedecer e servir à pessoa infinita.
4) A falha em obedecer ao dever supremo implica necessariamente no crime supremo.
5) O crime supremo é um crime infinito que requer uma punição tb suprema e infinita.
Conclusão

Isso justifica as ações de Deus. Logo todas as ações de Deus estão moralmente justificadas, de maneira que não há violação de Sua bondade.

O problema do livre arbítrio

Alguns críticos do livre arbítrio afirmam que tudo é condicionado e pré-determinado. O livre arbítrio seria nada mais que uma ilusão pois todos somos máquinas. Será que essa visão está correta?

Na verdade o fenômeno da consciência evoca por si a existência do livre arbítrio. Tudo que a consciência experimenta é por meio de um foco específico que gera a discriminação de dados. Tal foco filtra todos os dados sensoriais, sendo que os dados em evidência são aqueles direcionados pela consciência. Em resumo, a seleção pelo foco implica em livre escolha pois a consciência seleciona os dados sensoriais, escolhendo assim o conteúdo da mente.

Alguns podem objetar dizendo que mesmo o foco selecionador pode estar sendo determinado. Na verdade o determinismo e o livre arbítrio coexistem, de modo que todo ato em si é livre em uma perspectiva imanente e determinado em uma perspectiva absoluta. O todo está determinado, mas as partes em si operam livremente a sua escolha em sua própria perspectiva limitada.


Resumo:

Premissas

1) A consciência sensorial é direcionada por um foco específico.
2) Os dados sensoriais são selecionados pelo foco da consciência.
3) O processo de seleção de dados sensoriais é a própria liberdade.
4) O livre arbítrio e o determinismo são estados que co-existem.
5) A perspectiva determinista inclui a perspectiva da liberdade.

Conclusão:

As pessoas são realmente livres para escolher seu destino.

Filosofia e  Apologética / Blog do Lucas 

Podemos Confiar nós 66 Livros da Bíblia?

Apocalipse 22:18 – “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”Apocalipse 22:18 – “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.





You Tube / John Piper /  Blog do Lucas

A Igreja VERTICAL

A Igreja VERTICAL



Blog do Lucas