ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eu serei contigo!


É evidente que, se o Senhor enviou Moisés em uma missão, não o deixaria ir sozinho. O risco tremendo que tal missão envolveria, e o grande poder que ela exigiria, tornaria ridículo para Deus enviar um pobre hebreu para confrontar o mais poderoso monarca de todo o mundo daquela época e, em seguida, deixá-lo sozinho.

Não podemos imaginar que um Deus sábio enviaria o pobre Moisés para competir com Faraó e com as enormes forças do Egito. Portanto, Ele disse a Moisés: "Eu serei contigo", removendo todas as dúvidas quanto ao fato de que não o enviaria sozinho.

Quanto a mim, essa mesma regra permanece firme. Se realizo uma missão determinada pelo Senhor, manifestando uma singela confiança em seu poder e contemplando a sua glória, certamente Ele estará comigo. A sua atitude de enviar-me O obriga a estar na minha retaguarda. Isso não é o bastante?

O que mais eu posso desejar? Se todos os anjos e arcanjos estiverem comigo, poderei fracassar. Mas, se Ele está comigo, serei bem-sucedido. Apenas preciso ter cuidado para não agir de maneira indigna em relação à sua promessa. Não devo realizar a missão com timidez, com um coração dúbio, com negligência e presunção.

Que tipo de pessoa tem de ser aquela que tem Deus consigo? Tendo essa Companhia, cumpre-me ser corajoso e, como Moisés, dirigir-me sem temor a Faraó.




Charles Haddon / Blog do Lucas

Morre um dos maiores tradutores da Bíblia




A Sociedade Bíblia do Brasil (SBB) informou com pesar a morte de Eugene A. Nida, um grande tradutor da Bíblia no século XX que faleceu no dia 25 de agosto da Bélgica, aos 96 anos.

Nida por mais de 50 anos coordenou o programa de traduções da Sociedade Bíblica Americana e posteriormente foi o mentor do programa global de traduções das Sociedades Bíblicas Unidas, além de ser o consultor dessa organização.

Vai-se talvez o mais influente tradutor da Bíblia de todos os tempos! Milhões de pessoas tiveram acesso à Palavra de Deus, graças a ele”, ressaltou o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer.

Valendo-se de conceitos tirados da Linguística, das Ciências da Comunicação e da Psicologia, além de estudos culturais, Nida desenvolveu um enfoque ou método prático de tradução, que ele chamou de equivalência funcional ou dinâmica.

O impacto que isso teve sobre o crescimento e o desenvolvimento da Igreja cristã continua a ser sentido ainda hoje, na medida em que milhões de pessoas em centenas de línguas, em todo o mundo, tiveram acesso à Bíblia graças ao método que ele desenvolveu e disseminou.

Por meio de numerosos livros, artigos e inúmeras palestras, Nida pôde ajudar estudiosos, tradutores e especialistas a encontrar novas formas de comunicar-se de forma eficaz. Seus livros Toward a Science of Translating (Com Vistas a uma Ciência da Tradução), de 1964, e Theory and Practice of Translation (Teoria e Prática da Tradução), de 1969, foram traduzidos para várias línguas e, ainda hoje, são ferramentas essenciais para tradutores da Bíblia. Devido ao seu trabalho acadêmico, sua influência ultrapassou o campo da tradução bíblica influenciando a área da tradução como um todo.




SBB / Blog do Lucas

Lixo no Lugar do Evangelho - Martyn Lloyd - Jones


Todos nós gostamos de cantar o hino pátrio “Jerusalém”, de Blake:


Traze-me o meu arco de flamejante ouro!
Traze-me as minhas flechas de desejo!
Traze-me a minha lança! Ó nuvens, clareai!
Traze-me o meu potente carro de fogo!
Não cessarei meu combate mental,
Nem dormirá minha espada em minha mão,
Até que tenhamos construído Jerusalém
Na verde e aprazível terra da Inglaterra.



Bela poesia! Palavras maravilhosas! A melodia de Sir Hubert Parry talvez seja até melhor. Mas, que dizer disso? Lixo e absurdo!

Todavia, nós acreditamos que somos capazes de melhorar as condições; pensamos que podemos dar o devido tratamento às dificuldades. Vamos introduzir uma nova Jerusalém por meio de leis do parlamento e de várias outras maneiras. Mas eis o que diz Deus: Saia! Saia! Por quê? Porque esta terra é uma terra de pecado e de infortúnio, porque estamos vivendo na Cidade da Destruição.

O velho John Bunyan  viu isso. Vocês já leram “O Peregrino”. Se não leram, permitam que lhes diga que ele tem mais para dizer à presente geração do que os brilhantes artigos de todos os seus jornais dominicais juntos. O Progresso do Peregrino! Como começa! Havia um homem que vivia numa localidade chamada Cidade da Destruição, e lhe chegou um chamado para que saísse, para que fugisse pra salvar sua vida, para fugir daquela cidade. E, segundo a Bíblia, este mundo é a Cidade da Destruição. Os atos e as atividades do homem jamais produzirão uma nova Jerusalém nesta “verde e aprazível terra”.

Não, a verdade simples e clara que nos é dita é que a Mesopotâmia, a Inglaterra, qualquer lugar que vocês queiram, está debaixo da ira de Deus. É isso que a bíblia diz, é isso que a mensagem cristã diz ao mundo atual. Estamos sob a ira de Deus, meus amigos. Por que tivemos estas duas guerras mundiais? Por que as coisas estão como estão? Segundo este ensino, tudo faz parte da punição de Deus sobre o nosso pecado e rebelião contra Ele. Deus está deixando que colhamos o que nós mesmos semeamos. “O que o  homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7). Se você começar adorando ou servindo o homem, logo o matará. Se você disser que pode ir em frente mesmo diante do que Deus diz, sua vida será um caos. Isso faz parte da punição. Todos nós estamos na Cidade da Destruição.  “Éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” (Ef 2.3). “Do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens” (Rm 1.8).


Quer eu e vocês gostemos disso quer não, essa é a mensagem do evangelho. “O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão”. Este é, num sentido, o início da grande história da redenção, a aliança que Deus fez com Abraão. Mas o primeiro passo é este. “Saia! Você está na Cidade da Destruição. Fuja! Venha!

Por isso eu dou o meu pareceu a vocês, que o juízo de Deus sobre o pecado do homem é a única explicação adequada do estado deste mundo. Vão pedir aos seus filósofos que expliquem isso, peçam-no aos crentes na política; não podem. Bem, eu não estou aqui para dizer que não precisamos de filosofia, de política e de educação; claro está que precisamos. Contudo, o que eu estou dizendo é que, se você firmar nelas a sua fé, como estultamente fazem os que não firmam em Deus a sua fé, o seu mundo irá de mal a pior. O mundo, neste século XX, está falsificando todos os ensinos e  os prognósticos dos idealistas, aquela gente confiante do século XIX e depois. Não, não; este mundo está debaixo da ira de Deus, está sob condenação.

 Josemar Bessa / Martyn Lloyd-Jones / Blog do Lucas

John Piper no Mackenzie (Inscrições Abertas) MUITO BOM





Editora Fiel / Mackenzie.com / Blog do Lucas

Orando sem cessar!


Eu, porém, oro. Salmos 109.4

Línguas mentirosas estavam ocupadas em falar contra a reputação de Davi. Ele, porém, não defendeu a si mesmo. Pelo contrário, ele se dirigiu a uma corte superior e apresentou o caso diante do grande Rei. A oração é a maneira mais segura de replicarmos às palavras de ódio.

O salmista não orou com um coração frio. Ele se entregou a prática da oração. Ele aplicou toda a sua alma e o seu coração neste exercício, contorcendo cada nervo e cada músculo. Esta é a única maneira pela qual cada um de nós encontrará respostas junto ao trono da graça. A súplica em que o crente não está completamente envolvido, em agonizante seriedade e veemente desejo, é totalmente ineficaz.

"A oração fervorosa", disse um crente, "à semelhança de um canhão colocado às portas do céu, faz essas portas abrirem-se amplamente". A falta mais comum em muitos de nós é a prontidão em nos rendermos a distrações. Nossos pensamentos vagueiam, e fazemos pouco progresso em direção a nosso objetivo. Assim como o mercúrio, nossos pensamentos não se manterão fixos, mas fluirão para lá e para cá. Que grande mal é esse! Ele nos injuria e, o que é pior, insulta o nosso Deus.

O que pensaríamos sobre um pedinte que, tendo uma audiência com um príncipe, estaria brincando com uma pena ou tentando pegar uma mosca? Continuidade e perseverança são expressas neste versículo. Davi não clamou uma vez e, depois, mergulhou no silêncio.

Seu clamor continuou até que lhe conquistou a bênção. A oração não deve ser uma de nossas atividades ocasionais; pelo contrário, a oração deve ser nosso negócio diário, nosso hábito, nossa vocação. Assim como os artistas se entregam à pintura de seus modelos e os poetas, à busca de seus clássicos, assim também devemos nos dedicar à oração. Temos de estar imersos na oração, orando sem cessar.




Charles Haddon / Blog do Lucas

Lanna Holder anuncia que fará casamentos gays em igreja e expandirá denominação pelo Brasil




Teresina vai ganhar uma igreja evangélica que realizará casamentos gays no Piauí. A missionária Márcia Loiola, representante da igreja da Missionária lésbica Lanna Holder, participou na tarde desta sexta-feira (26) da Parada da Diversidade para divulgar a criação da “Comunidade Cidade de Refúgio”, uma célula na capital piauiense da religião difundida a partir da sede em São Paulo.

De acordo com Márcia Loiola, a “Cidade de Refúgio” de Teresina será inaugurada em dezembro e pretende fazer também uniões religiosas entre pessoas do mesmo sexo. O primeiro casamento gay da igreja está previsto para o dia 10 de setembro em São Paulo.

No site, a “Cidade de Refúgio” se descreve em seus propósitos como “Uma igreja que ama a todos e não exclui a ninguém”. A religião propõe a discussão do que seriam mitos e verdades da Bíblia. Márcia Loiola desafia qualquer pessoa a mostrar que o livro condena a homoafetividade.

Nossa bandeira é Jesus e aceitamos os homossexuais como parte de uma nação que se levanta”, declarou a reportagem, enquanto caminhava na Parada da Diversidade pela avenida Raul Lopes, zona Leste de Teresina.

O evento começou no final da tarde desta sexta-feira. O policiamento é comandado pela tenente-coronel Júlia Beatriz de Almeida. Quatro trios elétricos animam o evento na avenida Raul Lopes, que foi interditada.

Cidade Verde / Gospel+ / Blog do Lucas 

Ratinho e SBT são condenados a pagar R$ 150 mil por ofender igreja de homossexuais


O apresentar Carlos Roberto Massa, o Ratinho, e do SBT foram condenados a pagar uma indenização por dano moral no valor de R$ 150 mil para o pastor Victor Ricardo Soto Orellana, fundador da Igreja Acalanto  — Ministério Outras Ovelhas. O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da 4ª Câmara de Direito Privado julgou como exercício abusivo da liberdade de expressão a forma como o apresentador se referiu a igreja e aos frequentadores dela. Por ser uma igreja inclusiva, frequentada por homossexuais, Ratinho fez chacotas durante uma matéria que mostrava um trecho do culto, nos dias 2 e 5 de maio de 2003. As palavras do apresentador sobre a igreja foram “igreja de viadinhos”, “de viados” e quando se referiu a outras sedes da congregação afirmou que não tinha filial, mas “viadal”.

Ao se manifestar sobre o valor da condenação, os desembargadores entenderam que ele não merecia reparos diante do poder econômico dos réus e para servir a sua finalidade punitiva, reparadora e educativa.

O que se caracterizou como ilícito foi o escárnio, o teor depreciativo da matéria que se referiu nominalmente ao autor, afastando-se os réus [Ratinho e SBT] do verdadeiro propósito de bem informar”, destacou o desembargador Fábio Quadros, relator do caso.

A emissora e o apresentador alegaram que houve apenas a exibição das imagens da igreja, que está em local público. O apresentador também argumentou que agiu no exercício de sua profissão, que não houve intenção de ofender ninguém e, por isso, o pedido é excessivo, abusivo e improcedente.

Três desembargadores do Tribunal de Justiça não aceitaram os argumentos apresentados pelas defesas. De acordo com o tribunal, até os programas de natureza sensacionalista devem guardar o mínimo de respeito à dignidade da pessoa humana, pois a liberdade de imprensa, conquistada a alto preço, não pode ser motivo para violação imotivada e injustificada de princípios da Constituição Federal.

Em primeira instância, o juiz Guilherme Santini Teodoro, da 4ª Vara Cívil de São Paulo, já havia qualificado as atitudes de Ratinho de uma “postura jocosa, desrespeitosa, depreciativa e pejorativa” ao abordar em seu programa a comunidade gay.




CONJUR / Gospel Prime / Blog do Lucas

A Indústria da Música Exposta - A Filosofia Satânica

Depois que um artista vende sua alma, sua vida se torna bastante conturbada. Muitos mudam seu comportamento, apresentam uma queda moral, envolvem-se em drogas, entram em depressão ou simplesmente aparecem mortos em circunstâncias suspeitas. Existem vários níveis de possessão. Quando um artista vende sua alma, esse demônio o acompanha, dando inspiração para a composição de suas músicas. As letras se tornam explicitamente satânicas e mensagens subliminares são embutidas. A maioria das músicas que escutamos hoje em dia está baseada na Filosofia Satânica, que é os ensinamentos ocultistas do mago Aleister Crowley. Assista ao sexto vídeo da série e veja como a indústria da música está engenhada para carregar e disseminar a filosofia de Thelema.



Knowledge is Power / You Tube / Blog do Lucas