ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Impossível a ímpios e cristãos nominais


Agrada-te do SENHOR. Salmos 37.4

O ensino destas palavras tem de ser muito surpreendente àqueles que são estranhos à piedade vital. Mas para o crente sincero este ensino é apenas a repetição de uma verdade reconhecida. A vida do crente é descrita como agradar-se do Senhor; e somos assegurados do grande fato de que o verdadeiro cristianismo transborda felicidade e alegria. Pessoas ímpias e cristãos nominais nunca vêm o cristianismo autêntico como algo que produz gozo.

Para eles, o verdadeiro cristianismo é um serviço, dever ou necessidade; nunca, porém, deleite ou satisfação. Se de algum modo eles participam do cristianismo, o fazem porque desejam obter benefícios pessoais ou porque não ousam se comportar de outra maneira.

O pensamento de deleite no cristianismo é tão estranho para muitas pessoas, que duas palavras do vocabulário delas têm de permanecer separadas uma da outra: "santidade" e "deleite". Mas os crentes que conhecem a Cristo entendem que deleite e fé estão unidos de tal modo que as portas do inferno não podem prevalecer para separá-las. Aqueles que amam a Deus com todo o seu coração descobrem que os caminhos dEle "são caminhos deliciosos, e todas a suas veredas, paz" (Provérbios 3.17).

Tais alegrias, fartos deleites e venturas abundantes são descobertos, de tal forma, pelos santos, em seu Senhor, que, ao contrário de servi-Lo de forma costumaria, eles O seguiriam mesmo que todo o mundo banisse o nome dEle como mau. Nossa fé não é algemas, assim como a confissão de ser verdadeiro cristão não é escravidão. Não somos arrastados à santidade, nem empurrados ao dever. Não, a nossa piedade é o nosso prazer; nossa esperança é a nossa felicidade; e nosso dever é o nosso deleite. Contentamento e religião verdadeira são tão aliadas quanto a flor e a raiz — tão indivisíveis quanto a verdade e a certeza. Elas são, de fato, duas jóias preciosas, brilhando lado a lado, numa armação de ouro.


Charles Haddon / Blog do Lucas

Pastor afirma que Jesus “habitou” nele por três dias e diz que deixou uma mensagem para as denominações modernas


Em seu novo livro “Divine Revelation: a call from Christ to join the armies of Heaven” [Revelação Divina: um chamado de Cristo para me unir aos exércitos do Céu], John Meacham relata que Jesus Cristo “habitou” nele durante três dias. John, que é pastor, afirma que enquanto Jesus “ocupou” o seu espírito, foi consumido com o amor de Cristo por Seu Pai e Sua profunda preocupação com a Igreja.

Ele escreveu: “Meu corpo parecia leve como uma pluma, semelhantemente ao que senti na manhã que eu ouvi Deus falar comigo de uma nuvem de fogo. Minha mente estava limpa do meu passado e livre das preocupações dessa vida. Senti Jesus habitando em mim e que eu estava sem pecado. O meu espírito estava totalmente vivo e em total harmonia com Deus. Sentia-me perfeito”.

Para o autor, esta experiência espiritual atingiu o seu auge quando ele estava no culto durante o período de louvor e cantaram o hino “Deus Eterno, cujo poder defende”. Ele relembra “conforme Jesus me disse durante o meu devocional na manhã no dia anterior, quando eu abrisse minha boca para cantar no culto de domingo, a sua voz proclamaria as palavras deste hino”.

Ao longo do livro, John Meacham insiste que Cristo chama as pessoas para testemunhar do poder de Deus. Ele deseja uma igreja de profetas verdadeiros, que irão proclamar a Sua mensagem para o mundo. O chamado de Cristo para os cristãos é divulgar Seu reino de graça a pôr fim à ganância e o ódio que consomem a Igreja.

Esclarecendo todas “revelações divinas” que recebeu, o pastor Meacham dedica um capítulo para cada uma delas. Ele tem outros quatro livros publicados e trabalha como pastor e missionário da Igreja de Cristo.
Curiosamente, ele também afirma que tem sete mensagens para sete denominações modernas. Aos moldes das cartas do apóstolo João em Apocalipse, John faz o seguinte apelo:


Esta é a mensagem de Jesus Cristo às Igrejas Episcopais. “Eu sou aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Eu sei que você está fazendo. Sei que tem a reputação de estar vivo, mesmo estando morto! Então acorde e fortaleça o que você ainda tem, antes que morra completamente. Você celebra a Eucaristia, mas eu não estou lá. Você lê o Livro de Oração Comum, mas a Palavra de Deus cai em ouvidos surdos. 

Você fala sobre defender os pobres, mas não proclama a mensagem de salvação para os perdidos. Você fala de comunidade, mas perdeu os filhos que eu amo. Você fala de construir relacionamentos, mas não estão refletindo a Minha Santa Luz para o mundo. Você fala de parcerias, mas abençoa uniões profano. Eu desafio você a tirar sua roupa suja de pecado, colocar as minha vestes brancas de linho, se juntar ao exército dos céus e ajudar a restaurar a Minha Igreja. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Esta é a mensagem de Jesus Cristo às Igrejas Presbiterianas. “Eu sou o Filho de Deus, cujos olhos queimam como fogo e os pés brilham como bronze polido. Eu sei que você faz. Eu conheço seu amor, sua fidelidade, seu serviço, e sua paciência. Mas isto tenho contra você: você tolera gays e lésbicas. Você tem os colocado em uma posição de ordenação divina e agora ajoelha ao lado de suas camas e adora um mundo de prazer sexual , ao invés de orar que meu Pai perdoe seus pecados de imoralidade sexual. Se você não abandonar esses pecados hediondos e se arrepender, você conhecerá o sofrimento que Satanás traz sobre aqueles que adoram em sua casa de prazeres sensuais. Àqueles que virem a Minha Santa Luz e saírem da escuridão da imoralidade sexual, lhes darei a paz eterna e para sempre deixarei brilhar sobre eles a luz da reluzente estrela da manhã. Eu desafio você a tirar suas roupas sujas de pecado e colocar minhas vestes brancas de linho, se juntar ao exército dos céus, e ajudar a restaurar a Minha Igreja. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Esta é a mensagem de Jesus Cristo às Igrejas Metodistas. “Eu sou a testemunha fiel e verdadeira, que é a origem de tudo o que Deus criou. Eu sei o que você fez, eu sei que você está morna. Como eu gostaria que você me ouvisse bater à sua porta e me deixasse entrar. Eu aconselho você a lutar por riquezas espirituais ao invés de encher seus cofres  com riquezas. Você precisa colocar as vestes brancas de linho do meu exército, em vez de suas Roupas  Cerimoniais. Você precisa concentrar a sua visão no Reino do Céu e  não neste reino terrestre. Arrependei-vos! Afaste-se de seu caminho de indiferença e corra em direção ao mundo espiritualmente quente do Reino de Meu Pai. Para os que venceram, lhes darei o direito de  sentar ao meu lado no trono. Eu desafio você a tirar sua roupa suja de pecado, colocar as minha vestes brancas de linho, se juntar ao exército dos céus e ajudar a restaurar a Minha Igreja. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Esta é a mensagem de Jesus Cristo às Igrejas pentecostais. “Eu sou aquele que tem a espada afiada de dois gumes. Eu sei onde você mora, mesmo nas cidades onde Satanás espalhou seu reinado. Você é fiel a mim, mas isso tenho contra você. Há alguns entre vós que seguem os ensinamentos dos pregadores da prosperidade que ensinam os meus seguidores a viver para si mesmos e não para mim. Você não têm demonstrado a coragem de se levantar contra esses falsos mestres. Agora eu ordeno que você se converta de seus pecados, leve minha espada de dois gumes e lute contra essas pessoas que desviam os meus seguidores. Ao que vencer eu darei um pouco do pão do meu corpo e a cada um deles uma pedra branca com o seu novo nome celestial, conhecido apenas por aqueles que o recebem. Eu desafio você a tirar sua roupa suja de pecado, colocar as minha vestes brancas de linho, se juntar ao exército dos céus e ajudar a restaurar a Minha Igreja. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Esta é a mensagem de Jesus Cristo às Igrejas cristãs Independentes. “Eu sou o primeiro e o último; o que esteve morto e voltou a viver. Eu sei que você prega sobre a necessidade de mudança e que está tentando levar meus seguidores pelo caminho da justiça. Eu sei que você ensinar meus seguidores sobre um novo começo em sua vida espiritual e mostrar-lhes uma vida de santidade. Eu sei que você está dando minha visão aos seguidores para viverem uma vida espiritual e estão se preparando para a vida eterna no Reino de meu Pai Celestial. Mesmo que grande parte do seu mundo pertença a Satanás, eu vos digo, não tenha medo, eu os encorajo a continuar a liderar os meus seguidores para uma vida de riquezas celestiais. Ao longo de seu caminho divino você verá Minha Santa Luz. Você vai encontrar uma pedra com o seu novo nome cristão. E você vai recolher os frutos como filhos escolhidos de meu Pai. Permaneça fiel a mim, mesmo que isso signifique que você deve sofrer, e eu te darei a vida eterna como o prêmio pela vitória. Eu desafio você a tirar sua roupa suja de pecado, colocar as minhas vestes brancas de linho, se juntar ao exército dos céus e ajudar a restaurar a Minha Igreja. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Esta é a mensagem de Jesus Cristo às Igrejas católicas. “Eu sou aquele que tem as sete estrelas na mão direita e que anda no meio dos sete candelabros. Eu sei o que você fez, eu sei que você tem trabalhado duro e seguiu todas as regras. Mas isto tenho contra você: você não me ama agora que você fazia no início. Pense como você se afastou de mim! Abandonar seus pecados e volte a fazer o que você fazia no início. Seja a Minha Igreja novamente e elimine todas a ganância e o ódio que infecta os meus sacerdotes santos. Mostrar aos meus seguidores a beleza da vida, liberte-os do pecado, ensine-os a liberdade da fé em mim. Orem pela minha paz sobre o mundo, busquem o Caminho divino do meu Pai para a minha Igreja Santa. Anuncie as boas novas da minha vinda e uma o mundo em meu santo nome. Lute pela liberdade e àqueles que conseguirem a vitória, eu lhes darei o direito de comer o fruto da árvore da vida que cresce no jardim de Deus e beber do meu sangue eterno. Eu desafio você a se libertar das correntes da ortodoxia, vestir as minhas vestes brancas de linho, juntar-se ao exército dos céus, ajudar a restaurar a minha Igreja  ao som da trombeta da glória. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Esta é a mensagem de Jesus Cristo às Igrejas batistas. “Eu sou aquele que é santo e verdadeiro. Eu tenho a chave de Davi, e quando eu abro uma porta, ninguém pode fechá-la. Eu sei o que você faz.  Sei que você tem um pouco de poder, tem seguido a minha doutrina e tem sido fiel a mim. Eu abri a porta do céu na frente de vocês e esperei de braços abertos para receber aqueles que você enviou para me conhecer. Ouça! Quanto a esse grupo que pertence a Satanás, aqueles que adoram os caminhos do mundo, eu farei que venham e se lavem nas santas águas do batismo. Eis que venho em breve. Mantenha o que você tem, de modo que ninguém roubar o seu prêmio pela vitória. Farei de você uma coluna no templo do meu Deus, e ele nunca vai deixá-lo. Escreverei sobre ti o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que descerá do céu. Além disso, escreverei sobre ti o meu novo nome. Eu desafio você a vestir minha roupa branca de linho, juntar-se aos exércitos do Céu, buscar os perdidos para mim, ajudar a restaurar a minha Igreja, e se preparar para o meu regresso. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Christian News Wire / Gospel Prime / Blog do Lucas 

Morre Christopher Hitchens, ateu e autor do livro “Deus não existe”


O jornalista britânico Christopher Hitchens, que era ateu e autor do livro: “Deus não existe”, morreu em Houston por causa de um câncer de esôfago, diz a agência EFE.

Em agosto de 2010, foi noticiado nos meios de comunicação de que o ateu mais feroz do século XXI, Hitchens, tinha sido diagnosticado com câncer de esôfago e por isso ele tinha perdido rapidamente o cabelo, no entanto, nem a doença mortal tinha dobrado sua posição de negar a existência de Deus.

Em uma entrevista a CNN, Hitchens foi mais direto e expressou sua única forma de reconhecer sua fé em Cristo “só se estivesse muito doente, meio louco e não tiver controle do que dizer”   acrescentando ainda sem nenhum temor de que nem no leito de sua morte reconheceria Jesus Cristo como seu salvador, porque seria “algo tão patético.

O momento da morte chegou a Hichens, e este mesmo câncer que matou o seu pai também lhe matou.

Cristãos oravam para que ele vivesse e outros para que morresse

Em outubro de 2010, a situação critica do ateu, chamou a atenção dos cristãos, uns oravam para que Deus o curasse, mas porem outros para que ele morresse.

Embora as palavras positivas fossem encorajadoras para o ateu escritor, ele agradecia dizendo: “contanto que você não espere que eu me converta”.

Hitchens foi muito ofensivo para os cristãos, chegando a dizer que o Reverendo Billy Graham e a Madre Teresa “são fraudes”.

O escritor anglo-indiano Salman Rushdie, disse que “grande voz tem sido silenciosa” e um “grande coração parou”.

Após ser diagnosticado, Hitchens disse aos cristãos para não incomodar o “céu surdo”, com suas orações por ele.


Portal Padom / Blog do Lucas

Ana Paula Valadão cotada para apresentar programa gospel na Globo


Depois de realizar o festival Promessas, com os mais populares artistas evangélicos, a Rede Globo estaria estudando projetos para lançar um programa gospel no próximo ano/12. Ana Paula Valadão seria a mais cotada para ser apresentadora.

A cantora nega que tenha conversado sobre este assunto com a emissora, mas não descarta a possibilidade de aceitar um convite.

Tudo depende do que seria proposto. Se o Evangelho puder ser apresentado como desejamos, que seja levado a mais e mais pessoas, acredito que poderíamos entrar por esta porta”.

A cantora fez parte do show que reuniu cerca de 15 mil pessoas no Aterro do Flamengo no último fim de semana. O especial será exibido neste domingo, 18.

Além de ser cantora e compositora de música gospel, Ana Paula Valadão também é pastora da Igreja Batista da Alagoinha em Belo Horizonte, escritora e apresentadora de televisão. É líder do grupo Diante do Trono e autora de várias músicas de sucesso, entre elas Preciso de Ti e Aos olhos do Pai.
Ofuxico / InforGospel / Blog do Lucas

Megatemplos católicos e evangélicos do Brasil são destaque na revista Época



As revistas semanais brasileiras tratam do crescimento da igreja no Brasil de maneiras bem distintas. Muitas reportagens servem apenas para expor alguns escândalos envolvendo padres ou pastores. Em poucas ocasiões, tratam de maneira isenta da crescente força e da influencia dos cristãos no país.

A matéria de capa desta semana da Época, que pertence à rede Globo, fez uma avaliação do impacto que terão as construções de templos gigantescos de católicos e evangélicos. Para a revista, estes verdadeiros monumentos atestam o vigor do cristianismo brasileiro e, do ponto de vista social, testemunham o enorme desejo de participar que anima as multidões de fiéis.

A Igreja Católica inaugurará no ano que vem o Santuário Mãe de Deus, em São Paulo, com capacidade para 100 mil pessoas. Ela já é considerada a maior igreja católica do mundo. Sua construção é financiada com o dinheiro de doações e foi iniciativa do padre Marcelo Rossi. Boa parte do dinheiro até agora é proveniente da venda do CD e do livro Ágape (Editora Globo). Juntos, já foram comercializadas cerca de 9 milhões de cópias. Ele explica porque decidiu investir nesse tipo de obra. “Os brasileiros têm necessidade de grandes basílicas e catedrais, de lugares grandes para congregar e orar”, diz o criador do Mãe de Deus.

Tudo foi minuciosamente planejado. “Um espaço que leve à reflexão não pode ser confundido com um auditório ou ginásio. Um local profano pode acomodar as pessoas, mas não ajuda na experiência religiosa”, diz Ruy Ohtake, arquiteto responsável pelo projeto do Santuário. Haverá espaço para restaurantes e o padre Marcelo deseja que a visão que os fiéis têm do altar seja totalmente livre. “Quero que as pessoas me vejam de qualquer parte, e quero poder vê-las”. A igreja não terá colunas, privilegiando a visão e a participação acima da introspecção.

Enquanto isso, a Catedral Cristo Rei, vai abrigar até 25 mil pessoas quando for inaugurada, dento de três anos na capital de Minas Gerais. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Azevedo, em cuja arquidiocese está sendo construída a Catedral Cristo Rei, acredita que “A fé cristã não é para ser vivida apenas individualmente”.

A construção de templos para multidões é um fenômeno histórico e mundial. Os católicos sempre investiram em grandes igrejas, chamadas de basílicas e catedrais. Os muçulmanos, seguindo os ensinamentos de Maomé, também edificaram grandes mesquitas como prova do vigor de sua fé. As igrejas evangélicas tem uma história mais recente em construções desse tipo. Os primeiros foram nos Estados Unidos e Coreia do Sul ainda na década de 1970, mas logo se espalharam pelo mundo. Por exemplo, a Winners Chapel (Capela dos Vencedores), na Nigéria, reúne 250 mil fiéis.

Os evangélicos também têm várias megaconstruções em andamento no Brasil. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, a Igreja Mundial do Poder de Deus constrói a Cidade Mundial, que poderá receber até 150 mil pessoas. No Recife, a Assembleia de Deus conclui o projeto de um templo para 30 mil pessoas. Em Belo Horizonte, a Igreja Batista de Lagoinha planeja acolher 35 mil pessoas. “Quando se vê no meio da multidão, o fiel sente que não está sozinho na fé”, explica o pastor Marco Feliciano, do Ministério Tempo de Avivamento.

No começou nos anos 1980 as igrejas evangélicas brasileiras começaram a comprar grandes salas de cinema, com capacidade para até 2 mil pessoas. Na década seguinte, passaram a construir edifícios majestosos como a Catedral Mundial da Fé, sede da Igreja Universal do Reino de Deus, no Rio de Janeiro, que abriga 15 mil fiéis.

Erguer um templo grandioso é uma forma de se impor perante as demais denominações e de mostrar que ‘somente aqui você encontra Deus’”, explica Brenda Carranza, cientista social da PUC/Campinas e autora do livro Catolicismo Midiático.

Para alguns estudiosos, a motivação para a construção dos grandes templos é a afirmação de cada uma das igrejas ante as demais. Ricardo Bitun, professor de ciências da religião da Universidade Mackenzie, entende que, quando uma igreja constrói um megatemplo, de forma simbólica está provando que não é um movimento religioso efêmero. “É uma mostra de que tem raízes fortes e que veio para ficar, um marketing tremendo”, diz ele.

Os novos megatemplos católicos parecem mostrar que as Igrejas católicas não querem ficar de fora dessa competição. A preferência por esses grandes templos também reflete o fenômeno da transformação de padres e pastores em ícones pop, capazes de atrair multidões. “Os megatemplos se convertem em megapalcos”, diz Carranza.

Os líderes religiosos que ficaram famosos pela televisão podem hoje ser comparados aos artistas. “As grandes igrejas dependem de uma figura carismática”, explica Jeane Kilde, diretora do Programa de Estudos Religiosos da Universidade de Minnesota, Estados Unidos.




Um dos grandes projetos de edificações religiosas no país é o Templo de Salomão, da Universal. Mas suas obras estão quase paradas por questões econômicas. Para poder terminar essa obra, a IURD precisa comprar um prédio no cruzamento da Avenida Celso Garcia com a Rua Júlio César da Silva, centro de São Paulo. Dos 40 apartamentos, apenas 30 já foram comprados. Estima-se que cada um tenha custado entre R$ 300 mil e R$ 350 mil. Se apenas um proprietário se recusar a vender, o prédio continuará de pé, e o projeto do Templo de precisará ser revisto.

Alguns moradores acusam a Igreja Universal de fazer pressão e forçar a saída dos condôminos. “Eles não estão pagando condomínio dos 30 apartamentos que já compraram”, disseram dois desses moradores em entrevista à ÉPOCA. Dizem ainda que os contratos para manutenção dos elevadores, interfones e circuito interno de TV foram cancelados. “Estão nos estrangulando, mas aguentaremos até onde der”, reclamam. Procurada, a Universal não quis falar sobre o assunto.

O Templo de Salomão não será apenas para realizar cultos. O espaço terá apartamentos que serão usados pelo bispo Edir Macedo. O apartamento de Macedo tem 740 metros quadrados, academia de ginástica, jardim interno e quatro suítes com banheira de hidromassagem (a principal com jacuzzi de 3,5 metros x 4 metros). O apartamento fica atrás da nave, no 7º andar. No 8º andar, há uma área de lazer com 176 metros quadrados com churrasqueira, sauna e outra jacuzzi. “É um projeto suntuoso”, diz um arquiteto que trabalhou na elaboração da planta.

Os megatemplos de hoje, católicos ou evangélicos, seguem o padrão dos Estados Unidos. Mas por lá, o movimento “mega” que começou há 30 anos, está em declínio. Em parte por causa da crise, não há mais grandes igrejas sendo construídas. As pessoas que antes achavam conforto na multidão sentem falta da relação pessoal que encontravam nos espaços menores, em que o pastor ou o padre conhece cada um pelo nome.

Os fiéis descobrem que querem um contato mais direto com o Divino, que não conseguem a partir de sermões impessoais”, afirma Kilde. O pregador que se dirige a uma multidão precisa tratar, necessariamente, de temas genéricos. “Como é impossível falar com um deles de cada vez, a palavra tem de tocar o coração da maioria”, diz o pastor Marco Feliciano.

Um bom exemplo disso é a empregada doméstica Rosângela Benção, de 33 anos. Ela explica que nos dias de semana, frequenta uma igreja Deus é Amor, com cerca de 80 pessoas. Porém aos domingos vai ao culto no Templo da Glória, sede mundial da igreja de David Miranda, que abriga 60 mil pessoas. Ela afirmou à revista, sentir a “presença de Deus” nos dois locais, mas no Templo da Glória, a sensação é mais forte: “Quando você vê tanta gente dando glória (a Deus), sente uma fé maior”.

Época / Gospel Prime / Blog do Lucas