ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O que Jesus quis dizer com ‘esta geração não passará?


Esta citação de Jesus no que diz respeito ao fim dos tempos se encontra em Mateus 24:34, Marcos 13:30 e Lucas 21:32. Jesus disse: "Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram." A chave para compreender o que Jesus quer dizer é o contexto, isto é, devemos entender os versículos antes e depois do versículo 34, mas especialmente os versículos antes. Em Mateus 24:4-31, Jesus está falando de eventos futuros. A geração de pessoas que vivem quando esses eventos ocorrerem é a geração que Jesus diz que "não passará" até que Ele retorne. Jesus já havia dito aos que viviam durante o Seu ministério terreno que o reino havia sido tirado deles (Mateus 21:43). Portanto, é imperativo que Mateus 24-25 seja visto como falando de um tempo futuro. A palavra "geração" refere-se às pessoas vivas no futuro quando os eventos de Mateus 24-25 ocorrerem.

Uma outra possibilidade é que Jesus estava dando uma profecia com um "cumprimento duplo". Parte do que ele estava prevendo ia ocorrer durante o tempo da geração a quem estava falando. Parte da profecia de Jesus pode ter sido cumprida quando os romanos destruíram Jerusalém em 70 DC. No entanto, outros aspectos da profecia de Jesus não ocorreram no ano 70 DC, como Mateus 24:29-31, por exemplo. O problema com essa visão é que não se harmoniza com a afirmação de Jesus de que "todas estas coisas" se cumpram "nesta geração". Portanto, é melhor entender "esta geração" como se referindo à geração com a qual os eventos do fim dos tempos ocorrerão.

Essencialmente, Jesus está dizendo que, quando os eventos do fim dos tempos começarem, eles vão acontecer rapidamente. Pode-se encontrar este conceito em muitas outras Escrituras (Mateus 24:22 e Marcos 13:20, Apocalipse 3:11; 22:7,12,20).

Questões / Blog do Lucas