ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“AS SURPRESAS DE ZAQUEU” Parte01

INTRODUÇÃO (LUCAS19:1- 10)

 Jericó conhecida como cidade das palmeiras, seu significado era "árvores de Bálsamo". Se tornou uma cidade belíssima pelos muitos sicômoros plantados alinhadamente. Nesta cidade estava uma das 3 principais coletorias da Palestina. E lá havia uma indústria de bálsamo que rendia muito, a qual era um dos motivos da arrecadação.

• Sobre Zaqueu: 

- Cobrador de impostos (trabalhava para Roma). E chefe dos Publicanos (Figura de pecador); - Rico (cresceu em sua atividade); - Pequeno (abaixo da media judia).

QUERIA VER QUEM ERA JESUS! Zaqueu teve uma boa iniciativa. Procurou ver quem era Jesus. Algo o despertou para conhecer quem era Jesus.
 A fama de Jesus se espalhava por toda parte por causa dos muitos milagres que ele realizava. E apesar dos feitos milagrosos de Jesus não se sabe com exatidão, por qual deles Zaqueu queria saber quem era Jesus, porém há um fato ocorrido em Jerico que pode ter gerado essa tão grande curiosidade. Foi o abandono de uma capa cadastral por um cego, filho de um cidadão chamado Timeu (Bar Timeu).

Nesta época o famigerado governo de Roma sob quem Israel estava subjugado exigia impostos até dos pedintes, nos quais, os cegos estavam inseridos.
Cada cego estaria autorizado a pedir esmolas se estivesse de posse da capa cadastral. Isto é, a capa era numerada referente a um registro no cadastro de pedintes que contribuíam com seus impostos recolhidos das esmolas que eram doadas aos cegos. Só tomara que ninguém aqui leve essa ideia para o governo do nosso país.
Zaqueu que era cobrador de impostos, deve ter tomado conhecimento de uma capa abandonada, pois esse controle estava sob seus cuidados.
Na minha imaginação eu penso... Zaqueu disse:

_ Como pode? Uma capa abandonada! Algum cego morreu? Deixe-me ver o número da capa. Ah! Essa é a capa do filho de Timeu. Bar Timeu morreu? Alguém lhe respondeu:
_ Não! Ele tá vivinho!
_ Então como ele abandona uma capa que conseguiu com protocolo na minha coletoria? Ele não vai mais pedir esmolas? Ele é cego, não há trabalho para cegos em Jerico.
_ Alguém deve ter dito: Bar Timeu não é mais cego.
_ como não é mais cego? Ninguém deixa de ser cego!
_ foi Jesus de Nazaré que passou por Jericó, quando o cego soube, que o famoso Jesus estava passando começou a gritar _ famoso pelo que?
_ o senhor não sabe? A fama dele se espalha a cada dia. Ele é conhecido como filho do carpinteiro, mas nasceu de uma virgem chamada Maria; quando ele abre a boca fala com autoridade e encaminha o povo no conhecimento de Deus; as multidões o seguem e quando têm fome ele multiplica 5 pães e 2 peixes para alimentar os milhares; aos leprosos ele cura de 10 de uma só vez; outro dia em Cafanaum ele curou um paralítico com perdão dos seus pecados; certa vez entrou na sinagoga e ao ver uma mulher encurvada entrar, logo colocou as mãos sobre ela a mulher endireitou seu Zaqueu, se diante dele aparece alguém endemoniado, é jogo rápido, os demônios pegam o beco.



 Por: Jayro Caillo
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.