ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“AS SURPRESAS DE ZAQUEU” Parte02

Eu acho que quando Bartimeu soube que Jesus de Nazaré estava passando por aqui, não teve nenhuma dúvida que ele era o Messias que surgiria da família de Davi. Aí o ex-cego começou a gritar:

Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim! O povo mandava ele se calar, mas não tinha jeito, o ex-cego gritava mais e depois de alguns gritos perturbadores, Jesus de Nazaré mandou chamar Bar Timeu, o qual declarou em seguida a sua cura.

Olha seu Zaqueu, quando Jesus mandou chamar o cego, ele já jogou a capa fora, pois há algum tempo havia ouvido falar desse Jesus que por onde anda faz o bem a todos. Eu acho que creu que seria curado e já largou a capa pois depois desse encontro ele iria procurar trabalho. Então Zaqueu entendeu o do abandono da capa.

 E quando Zaqueu tomou conhecimento de que outra vez Jesus passaria por Jerico, logo decidiu: "Eu quero ver quem é Jesus".
Devia comentar os botões dourados de sua roupa: como será sua vestimenta? seu corte de cabelo? Certamente ele é mais alto que eu.
Então tomou a atitude: "vou procurar por ele".
- Procurou uma figueira para nela subir e achar Jesus, pois era pequeno e havia uma multidão diante dele.
- Sua atitude ñ satisfez seu desejo. Algo semelhante acontece com a humanidade através da prática da justiça própria (religiosidade).
Grande parte das pessoas não se interessa por conhecer a Jesus, e nisto está a perdição do homem (Oseias 4:1; Isa. 1:3 falto de conhecimento).
 Mas Zaqueu queria ver Jesus e ao procurá-lo teve grandes surpresas.

1) Jesus achou Zaqueu primeiro. (olhando viu-o). A exemplo de Natanael S. João 1: 45-50. Ninguém se esconde de Deus (Sl. 139) Com você não é diferente Jesus está olhando pra você.

2) Jesus conhecia a Zaqueu antes que ele se apresentasse, Ele o chamou pelo nome (Zaqueu). Conhecia a Davi antes que se formasse no ventre da sua mãe (SL 139:16); conhecia a Jeremias desde o ventre de mãe (Jr1:5). Jesus conhece e sabe o teu nome.
Ele não te chama pelo apelido.
 3) Jesus demonstrou interesse de ser intimo de Zaqueu e tinha pressa nisso.
 (Hoje me convém pousar em sua casa).
Deus quer entrar nas nossas casas também. Que espaço temos dado para isto? Hoje Jesus faz o mesmo por você.
Ele quer pousar na sua casa, e não só pousar mais fazer morada também.
E não só morar mais fazer de você uma pessoa feliz, Apocalipse 3: 20; Aceite esse convite hoje, amanhã poderá ser muito tarde. Zaqueu reagiu com quebrantamento de coração, demostrando atitude de mudança (Eis que dou metade dos meus bens e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quatro vezes mais).
Eram frutos correspondentes a um sincero arrependimento.
4) Jesus apresentou Salvação instantânea. (Hoje veio salvação a esta casa). Jesus faz o mesmo por você. O tempo que temos disponível é o hoje.
O prazo para receber a salvação é da data em que toma conhecimento dela até a hora da morte. O momento inicial acaba de iniciar , mas não sabemos o momento em que terminará.
Ele não tem prazer na morte do ímpio; mas Ele quer que o tal se arrependa e seja salvo. Porque Jesus veio buscar e salvar os que se havia perdido.
Obs. Jesus citou a expressão: "Filho de Abraão" por causa da promessa, que de Abraão sairia uma benção, a qual alcançaria todas as famílias da terra.
Para se receber a salvação, existem 3 ASPECTOS:
 1º ADMITIR a penalidade do pecado e a necessidade da salvação; Rm. 3: 23 "porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus"; Rm. 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus";
2º RECONHECER o único remédio; 1ª João 1: 7 "O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado";
3ª ACEITAR o Presente de Deus aos homens. Rm. 5: 8 "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."; Ef. 2: 8- 9 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."; E dentro desses Aspectos, existem 3 ATITUDES que a pessoa deve tomar: Romanos 10: 8- 17; 1º Ato de Fé, Vers. 8, 17; 2º Ato de CONFISSÃO, Vers. 9- 10; 3º Ato de INVOCAR, Vers. 12- 13;

Por: Jayro Caillo

“AS SURPRESAS DE ZAQUEU” Parte01

INTRODUÇÃO (LUCAS19:1- 10)

 Jericó conhecida como cidade das palmeiras, seu significado era "árvores de Bálsamo". Se tornou uma cidade belíssima pelos muitos sicômoros plantados alinhadamente. Nesta cidade estava uma das 3 principais coletorias da Palestina. E lá havia uma indústria de bálsamo que rendia muito, a qual era um dos motivos da arrecadação.

• Sobre Zaqueu: 

- Cobrador de impostos (trabalhava para Roma). E chefe dos Publicanos (Figura de pecador); - Rico (cresceu em sua atividade); - Pequeno (abaixo da media judia).

QUERIA VER QUEM ERA JESUS! Zaqueu teve uma boa iniciativa. Procurou ver quem era Jesus. Algo o despertou para conhecer quem era Jesus.
 A fama de Jesus se espalhava por toda parte por causa dos muitos milagres que ele realizava. E apesar dos feitos milagrosos de Jesus não se sabe com exatidão, por qual deles Zaqueu queria saber quem era Jesus, porém há um fato ocorrido em Jerico que pode ter gerado essa tão grande curiosidade. Foi o abandono de uma capa cadastral por um cego, filho de um cidadão chamado Timeu (Bar Timeu).

Nesta época o famigerado governo de Roma sob quem Israel estava subjugado exigia impostos até dos pedintes, nos quais, os cegos estavam inseridos.
Cada cego estaria autorizado a pedir esmolas se estivesse de posse da capa cadastral. Isto é, a capa era numerada referente a um registro no cadastro de pedintes que contribuíam com seus impostos recolhidos das esmolas que eram doadas aos cegos. Só tomara que ninguém aqui leve essa ideia para o governo do nosso país.
Zaqueu que era cobrador de impostos, deve ter tomado conhecimento de uma capa abandonada, pois esse controle estava sob seus cuidados.
Na minha imaginação eu penso... Zaqueu disse:

_ Como pode? Uma capa abandonada! Algum cego morreu? Deixe-me ver o número da capa. Ah! Essa é a capa do filho de Timeu. Bar Timeu morreu? Alguém lhe respondeu:
_ Não! Ele tá vivinho!
_ Então como ele abandona uma capa que conseguiu com protocolo na minha coletoria? Ele não vai mais pedir esmolas? Ele é cego, não há trabalho para cegos em Jerico.
_ Alguém deve ter dito: Bar Timeu não é mais cego.
_ como não é mais cego? Ninguém deixa de ser cego!
_ foi Jesus de Nazaré que passou por Jericó, quando o cego soube, que o famoso Jesus estava passando começou a gritar _ famoso pelo que?
_ o senhor não sabe? A fama dele se espalha a cada dia. Ele é conhecido como filho do carpinteiro, mas nasceu de uma virgem chamada Maria; quando ele abre a boca fala com autoridade e encaminha o povo no conhecimento de Deus; as multidões o seguem e quando têm fome ele multiplica 5 pães e 2 peixes para alimentar os milhares; aos leprosos ele cura de 10 de uma só vez; outro dia em Cafanaum ele curou um paralítico com perdão dos seus pecados; certa vez entrou na sinagoga e ao ver uma mulher encurvada entrar, logo colocou as mãos sobre ela a mulher endireitou seu Zaqueu, se diante dele aparece alguém endemoniado, é jogo rápido, os demônios pegam o beco.



 Por: Jayro Caillo