ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa proíbe expressões religiosas durante jogos


A Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa) enviou, na última sexta-feira (10), um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), afirmando que não permitirá mensagens religiosas em comemorações de jogadores durante suas competições. A instituição internacional que dirige as associações de futebol detectou ter ocorrido “propaganda religiosa no caminho para a tribuna de honra após a seleção vencer a Copa das Confederações”.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

A medida se dá há menos de duas semanas após a partida decisiva, contra os Estados Unidos, concluída com um culto religioso no centro do gramado, sob a liderança do zagueiro e capitão Lúcio.

Dois dias depois da partida, a atitude da seleção brasileira havia provocado reclamações de entidades filiadas à Fifa. A Associação Dinamarquesa de Futebol pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.

Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje.

Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir a seleção brasileira.

“A religião não tem lugar no futebol”, afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi “exagerada”. “Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora”, disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca.

As regras da Fifa de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo. A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a Fifa não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas.

A Fifa mostrou seu desagrado na época. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está “monitorando” a situação. E confirma que “alertou a CBF sobre os procedimentos relevantes sobre o assunto”.

A entidade alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para orar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo.

A Igreja contra as drogas


Igrejas caxienses se valem de recursos como pista de skate para atrair jovens.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

A fé pode ser um auxílio importante para dependentes de crack que buscam a recuperação. A dona de casa Janaina Tomazzoni Gobatto, 36 anos, e o marido, o mecânico de automóveis Cícero Augusto Gobatto, 35, trabalham como lideranças de jovens no núcleo da Igreja Evangélica Sara Nossa Terra, do bairro Rio Branco, em Caxias do Sul. Os dois bebiam, fumavam maconha e usavam cocaína. Cícero chegou a usar crack.

Há 11 anos estão limpos e orientam os jovens que chegam na Sara Nossa Terra com o mesmo problema que eles enfrentaram no passado. Para atrair os jovens para igreja e ajudar a afastá-los do vício, os fiéis do Rio Branco construíram uma rampa de skate nos fundos do templo.

Bíblia de 20 quilos chega ao Brasil


A chegada de uma versão especial da Bíblia Sagrada, pesando aproximadamente 20 quilos, provocou uma verdadeira mobilização em Manaus durante todo o dia de hoje. A bíblia – inscrita em 66 idiomas, tem 1.500 páginas.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

O livro chegou às 11h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de onde foi levado numa carreta pelas ruas da cidade. O ponto final foi no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Bola da Suframa, em evento que reuniu aproximadamente 20 mil pessoas de diversas igrejas da cidade.

A chegada da bíblia em Manaus faz parte do projeto ‘Siga a Bíblia’ – em comemoração ao ano Mundial da Bíblia. A passagem da bíblia pelo mundo começou em julho, na cidade de Manila, nas Filipinas, e já percorreu dezenas de cidades da Europa e da Ásia.

Marina Silva: “O Brasil, graças a Deus, tem um estado laico”


A ex-ministra do Meio Ambiente, recém-filiada ao PV, a senadora Marina Silva (AC), disse na noite de ontem, em Fortaleza, que estranha o fato da questão religiosa estar sendo colocada neste momento como “impedimento a qualquer coisa política”. Antes de trocar o PT pelo PV, Marina deixou de ser católica e virou evangélica.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Ela fez essa queixa aos jornalistas, antes de proferir palestra para 800 estudantes da Faculdade 7 de Setembro. Amanhã, a ex-petista continua em Fortaleza. Pela manhã, concede entrevista a uma rádio local. À tarde, participa de um evento do PV na Assembleia Legislativa do Ceará.

“As pessoas que confessam ter fé nesse País, eu acho, são mais de 90%. E esta é a primeira vez que estou observando que isso está sendo colocado como impedimento a qualquer coisa política. Eu nunca vi isso no Brasil. O Brasil, graças a Deus, tem um Estado laico; tem uma Constituição que assegura o direito das pessoas de acreditar e defender aquilo que acham ser melhor para as suas vidas e, obviamente, qualquer pessoa que disputa a Presidência da República ou qualquer cargo público vai estar orientado pela Constituição, pela legislação do País”, disse Marina Silva.