ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acharam a Arca da Aliança! Jornalista afirma que a relíquia poderá ser vista dentro de poucos meses


Um problema no telhado de uma igreja pode dar ao mundo moderno a chance de ver a Arca da Aliança pela primeira vez. A Arca é descrita na Bíblia como o local onde eram guardadas as tábuas dos Dez mandamentos e outros objetos sagrados, como a vara de Arão e um pouco de maná.


Ela também servia como um veículo de comunicação entre Deus e o povo de Israel quando o tabernáculo foi erguido no deserto, explica o livro de Êxodo.

Ela foi utilizada pelos hebreus como parte do culto judaico no Templo de Salomão até seu desaparecimento, que acredita-se ter ocorrido durante a conquista de Jerusalém pela Babilônia, no século 6 antes de Cristo.Segundo a tradição judaica, o profeta Jeremias foi a pessoa responsável por escondê-la.

Desde então quase nada se sabe sobre seu paradeiro. A busca pela arca tornou-se “popular” desde a exibição do filme “Indiana Jones e os caçadores da arca perdida” dirigido por Steven Spielberg em 1981.

Existe uma antiga reivindicação dos cristãos ortodoxos da Etiópia que eles guardam a Arca há séculos. Desde 1960 ela, aparentemente, está na capela de cidade de Aksum, apelidada de “a capela das tábuas da lei”, que fica ao lado da igreja Santa Maria de Sião e é cercada de mistérios.



Ninguém está autorizado a ver o objeto sagrado, descrito nas Escrituras como uma caixa de madeira de acácia, revestida de ouro e sobre ela estão dois querubins de ouro. Supostamente, a única pessoa que tem visto a arca nas últimas décadas é um monge idoso e solitário, que se comprometeu a zelar pela Arca durante toda a sua vida.

Ele não é autorizado a sair do terreno da capela e ninguém mais pode ter acesso à ela.Porém, essa capela, construída pelo líder etíope Imperador Selassie Hailie, precisou ser coberta por uma lona para impedir que a chuva prejudicasse o tesouro arqueológico. Os danos causados pelas chuvas recentes podem determinar uma mudança drástica.

Pela primeira vez em décadas os religiosos e aventureiros podem ter uma oportunidade de vê-la. O fotógrafo e jornalista britânico Tim Makins, especializado em fotos de viagens para publicações de turismo, visitou a igreja durante uma passagem pela Etiópia meses atrás.

Ele afirma que essa necessidade de moverem a Arca pode ser uma das melhores maneiras de finalmente ficar provado, ou não, que ela está na Etiópia.

Tim disse: “Durante a minha visita mais recente à igreja, fiquei surpreso ao ver o terreno ao lado da capela sendo limpo e nivelado por trabalhadores. Há uma grande quantidade de pedras usadas para construção empilhadas nas proximidades.

Os responsáveis pela construção da lendária capela, na década de 1960, não contavam com as mudanças climáticas na região. O telhado da igreja apresenta alguns vazamentos grandes, que exigem uma reparação integral. Como medida preventiva, uma lona foi colocada sobre o teto da capela, mas para uma reforma completa, o telhado deve ser retirado e reconstruído. Portanto, esse local ao lado seria um “lar temporário” para a Arca.


Tim afirma que a construção da nova capela temporária deve levar mais de três meses, segundo as estimativas dos trabalhadores e líderes religiosos com quem ele conversou sobre o assunto.

O fotógrafo comemora a possibilidade de revelar o mundo as primeiras imagens desse tesouro. “Quando o trabalho for concluído, a Arca da Aliança terá de ser levada para esse novo local. Isso muito dificilmente poderá ser feito apenas pelo monge que a guarda. A Bíblia diz que a Arca mede cerca de 1,30 metro de comprimento, 0,80 de largura e 0.80 de altura. É improvável que ela seja carregada apenas por uma pessoa. As Escrituras dizem que existem duas varas que são encaixadas na lateral da Arca para carregá-la e são necessárias duas pessoas.

Caso o fotógrafo Tim Makins esteja certo, dentro de alguns meses a Arca terá de ser retirada da capela e depois que a reforma terminar, ser levada de volta. Ainda que a distância seja pequena, nessas duas oportunidades o mundo poderá esclarecer de maneira definitiva se a tradição etíope sobre o paradeiro da Arca da Aliança realmente é verdadeira.
Daily Mail / Gospel Prime / Blog do Lucas

Mar Morto pode responder dúvidas sobre eventos bíblicos


Pesquisadores perfuraram 460 metros do Mar Morto para tentarem descobrir o que tem levado esse importante mar a secar tão rapidamente nos últimos anos. Ao mesmo tempo a pesquisa serve para explicar várias histórias bíblicas como a destruição de Sodoma e Gomorra e passagem de quando Josué levou os israelitas para o Egito.

Vemos muitas dessas histórias diferentes na Bíblia, sobre anos de vacas gordas e de vacas magras”, disse Steven Goldstein, geoquímico da Universidade de Columbia em Nova York que pesquisa na região.

A pesquisa não foi feita para investigar os acontecimentos relatados na Bíblia, mas para entender a história do Mar Morto que diminuiu 23 metros entre os anos de 1930 e 2000 e de 2000 a 2008 seu nível caiu mais 8 metros. Para agravar o caso, só em 2010 foram 1,5 metros evaporados.

Os cientistas acreditam que há 120 mil anos atrás o Mar Morto já teria secado, ou seu nível teria ficado muito abaixo sem a intervenção humana. “Parece que o Mar Morto pode ter secado ou ficado muito perto da secagem sem intervenção humana”, disse o geoquímico Emi Ito.

Segundo esses estudos a época foi muito mais quente e com menor umidade do ar, o que os fazem desacreditar que o local poderá secar por completo, ou desaparecer nos próximos anos. Mesmo diante dessas afirmações os pesquisadores não conseguem dizer se as intervenções humanas poderão afetar negativamente o Mar Morto.
Hype Science / Gospel Prime / Blog do Lucas

Produtor da série Harry Potter fará filme sobre a infância de Jesus Cristo


Chris Columbus, que foi o produtor dos primeiros filmes de Harry Potter, está se preparando para rodar a adaptação de Cristo Senhor: A saída do Egito. O filme é baseado no romance de Anne Rice.

A obra de ficção narra como seria a vida de Jesus aos 7 anos de idade, voltando do Egito com seus pais para morar em Nazaré. Conforme a história avança, ele começa a ter uma compreensão de seu poder incomum e, gradualmente, descobre a situação que gerou seu nascimento miraculoso, um evento que seus pais nunca falaram com ele.

Segundo a revista Variety, Columbus vai produzir o filme junto com Michael Barnathan e Mark Radcliffe. A direção será de Cyrus Nowrasteh, que também assina o roteiro ao lado de Betsy Nowrasteh (“Sob Pressão”).

Este filme tem potencial para ser um clássico, com imagens que vão tocar pessoas de todas as idades, em todo o mundo”, disse Columbus. ”Estou orgulhoso de fazer parte dessa produção incrível.


Foi a própria Anne Rice quem ofereceu o projeto a Cyrus Nowrasteh depois de ver seu último filme, “The Stoning of Soraya M.”.

Estou muito feliz em compartilhar esta notícia com vocês. Meu romance Cristo Senhor: A saída do Egito vai para a tela grande”, escreveu Rice em sua página do Facebook na semana passada. ”Eu li o roteiro de Cyrus e Betsy. Está simplesmente lindo. Meu coração e minha alma estão neste romance. Este é um passo fundamental na concretização de um sonho”.

Rice se tornou famosa mundialmente com seus livros sobre vampiros. “Entrevista com o Vampiro” foi adaptado para o cinema com grande sucesso.  Ela voltou às raízes cristãs de sua infância em 1998. Em seguida, começou a escrever livros que foram “dedicados a Jesus Cristo”.

Em 2010, no entanto, Rice disse que “não seria cristã.” Sua justificativa é que se recusou a ser antigay, antifeminista, anticiência, anti controle de natalidade, antidemocrática, anti-humanista secular e antivida, em nome de Cristo, e declarou que “seguir a Cristo não significa seguir os seus seguidores”.

Apesar de ter se distanciado publicamente da igreja, Rice está animada com a oportunidade de ver esse livro virar filme.  “Isso não tem nada a ver com a minha saída da religião organizada. Minha decisão foi por muitas questões teológicas, sociais e políticas que não têm nenhuma relação com Jesus”.


Gospel Prime / Blog do Lucas

Responsáveis por filme de Jesus ‘esfaqueado’ na cruz são presos


Três homens responsáveis por filme que mostrava Jesus sendo esfaqueado na cruz foram presos na Índia. Eles teriam sido acusados de insulto a crenças religiosas e também de violar as leis cinematográficas do país, segundo a Cathnews Índia.

Foram presos na cidade de Mumbai o diretor Ejaz Ahmed, o produtor Washim Sheik e o publicitário Jauhar KA, por ter divulgado o cartaz do filme “Kaun Waha hai?” (Quem está lá?) em que exibia uma imagem de Jesus na cruz sendo esfaqueado por um homem e também por trazer uma frase que dizia: “Desta vez, o mal vai vencer”.

A publicidade do filme aumenta a polêmica transmitindo mensagens como: “Espere uma verdade inesperada” e “Nós vamos dizer quem realmente é Jesus Cristo”, enquanto outras imagens mostram a cruz de Jesus de cabeça para baixo, sendo espancado com punhais.

A Agência Fides e algumas entidades religiosas como Foro Secular Católico (CSF), a Association of Concerned Catholucs (AOCC) e a CROSS estão exigindo castigos mais severos aos responsáveis pela produção do filme.

É um filme que ofende a fé e os sentimentos dos cristãos e ajuda a espalhar o ódio contra os cristãos. A Igreja pediu a retirada das salas. Há muitas forças na Índia que querem criar conflitos sociais, sob o fator religioso. A fé cristã muitas vezes é mostrada de uma maneira falsa e enganosa, depreciativa e incentiva o ódio. Não está claro quem está por trás do filme em questão, mas sabemos que existem elementos e as forças extremistas hindus estão dispersos na sociedade e na mídia “, disse o porta-voz da Conferência Episcopal da Índia, Babu Joseph.

A CSF iniciou uma petição que já está com mais de 2.000 assinaturas de bispos, pastores, padres, ativistas e líderes de ONGs, fazendo a exigência para que o filme seja proibido imediatamente.


Gnotícias / Gospel Prime / Blog do Lucas 

Banda Catedral lança livro-CD com edição Limitada


A banda Catedral se prepara para lançar em janeiro de 2012 seu mais novo álbum “Maior Idade Musical” gravado cinco anos depois do trabalho “Pedra Angular”.

Os músicos Kim (voz e guitarra base), Júlio (baixo) e Guilherme (bateria) prepararam um disco em formato luxo, o livro – CD que tem 100 páginas com fotos, letras de músicas, cifras, partituras e textos escritos pelos integrantes da banda.

Para esse álbum especial serão editadas apenas 3 mil cópias, com capa dura, e não há informações se o grupo fará outras edições quando essa tiragem se esgotar.

O nome do trabalho reflete a idade artística do grupo que tem 23 anos de carreira. No MySpace da Banda Catedral já é possível ouvir a primeira canção divulgada “Fale Mal de Mim” que mostra o estilo de CD com mistura de rock progressivo, hard rock, baladas, folk e MPB.
Catedral / Gospel Prime / Blog do Lucas