ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Devido a minha ligação com a igreja, fui rejeitado”, diz Marcelo Crivella


Em visita a Teresópolis para se encontrar com lideranças das igrejas evangélicas na última segunda-feira, 7, o senador Marcelo Crivella foi o entrevistado desta terça-feira na DIÁRIO TV. Comentando sobre o evento Marcha para Jesus e as pesquisas eleitorais já realizadas para 2010, Crivella ressaltou que a região serrana do estado tem grande potencial na área de ciência e tecnologia. “Claro que não podemos esquecer também o turismo, os festivais são essenciais, mas a idéia que tenho é esse eixo: turismo, ciências e tecnologia para a região serrana”, garantiu.


Afirmando que Petrópolis já deu os primeiros passos para se transformar em um pólo de ciências e tecnologia, Crivella apontou alguns investimentos que podem ser muito bem aproveitados para Teresópolis em um futuro próximo. “Fiz uma proposta no Senado para que as universidades que não tem fins lucrativos possam transformar as dívidas que têm com o governo em bolsas de estudos. Isso fará com que elas possam abrir, sobretudo na região serrana, focos de ciências e tecnologia, porque esse é o futuro do Rio de Janeiro. Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo precisam ser um pólo de ciências e tecnologia, precisamos trazer locais para pesquisa, estudos, incentivar a vinda desses grupos e facilitar o acesso às universidades”, disse. De acordo com o senador, será votado em breve o Fundo Social, que “consiste em pegar os royalties que o governo receberá e fazer com que eles sejam aplicados na área de tecnologia e programas sociais”.


Crivella apontou esta como uma ótima opção para a região serrana ao comparar o estado com São Paulo. Segundo o senador, o Rio de Janeiro não tem grande vocação rural e conta ainda com limitação física, e nem pode pensar em desenvolvimento industrializado ou capital financeiro, pois estes já estão consolidados em São Paulo. “O futuro está na internet, nas telecomunicações. Temos que investir em ciência e pesquisa, e acho que Teresópolis tem tudo para isso, e até o clima favorece o estudo”, disse.

Igreja Assembléia de Deus de Madureira é acusada de fazer propaganda política ilegal para candidatos



Uma operação da equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE) aprendeu nesta quarta-feira centenas de cartilhas “Manual feminino da cidadania”, na sede da igreja Assembleia de Deus em Madureira. O material apresenta indícios de propaganda antecipada de campanha do pré-candidato do PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho (foto), e do pastor Manoel Ferreira.


O pastor Ferreira deverá concorrer a uma vaga no Senado. Além de fotos, as cartilhas, com 34 páginas cada uma, fazem referências a realizações do ex-governador e do pastor.


Também foram recolhidas na sede da igreja fichas de cadastramento de fiéis, nas quais são solicitados o número do título de eleitor, zona eleitoral e local de votação. Muitos cadastros já estavam preenchidos com dados dos eleitores.


Promotores do Ministério Público Eleitoral e a equipe do TRE passaram a acompanhar a distribuição das cartilhas há cerca de 20 dias. Segundo o juiz Paulo Cesar Vieira de Carvalho Filho, responsável pela fiscalização da propaganda no Rio, o material vinha sendo entregue durante os cultos da igreja.


- É proibida a propaganda eleitoral dentro de igreja. Isso é uma infração, e todo o material será enviado para a Procuradoria Eleitoral, que tem a atribuição de tomar as medidas cabíveis – disse Carvalho Filho.


O ex-governador Garotinho afirmou que conhece a cartilha, mas que não sabe quem a produziu. Manoel Ferreira não foi localizado.


Garotinho entra com recurso no TRE para reverter sua inelegibilidade


O ex-governador Anthony Garotinho, pré-candidato ao governo do Rio pelo PR, entrou com recurso nesta terça-feira, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, para tentar reverter a decisão que, no último dia 27, o tornou inelegível por três anos, a contar de 2008 .


No pedido de embargo de declaração (recurso para que o TRE reveja sua posição), o advogado contratado por Garotinho no Rio, Jonas Lopes Neto, sustentou que não há provas concretas de que o ex-governador cometeu abusos de poder econômico a favor de sua mulher, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, na campanha municipal de 2008, pelo que o casal foi punido.