ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acordo entre Brasil e Vaticano foi aprovado pelo Senado


O Senado aprovou ontem o acordo entre o Brasil e o Vaticano, reconhecendo o estatuto jurídico da Igreja Católica no país. Sem polêmicas nem divergências, senadores votaram simbolicamente a favor do projeto. O texto segue à promulgação.Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

A aprovação do acordo simboliza a aproximação do Estado com a Igreja, mas, na prática, pouco altera a relação entre o governo e a instituição. O acordo ratifica normas já cumpridas sobre ensino religioso, casamento e prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais. No Congresso, o projeto foi alvo de críticas de parlamentares que questionaram o fim do Estado laico com a aprovação do acordo.

O acordo garante imunidade tributária à igreja e reconhece às instituições assistenciais religiosas igual tratamento tributário e previdenciário previsto a entidades civis semelhantes. O texto também assegura assistência espiritual aos fiéis e protege o patrimônio da igreja e dos locais de culto, os símbolos, imagens e objetos culturais. Um ponto que gerou polêmica é o que garante o ensino religioso facultativo nas escolas públicas de ensino fundamental. O texto, no entanto, assegura o ensino de outras crenças. A Constituição já prevê o ensino religioso, mas não cita especificamente nenhuma crença.

Max Lucado: espirita entra com processo para retirar novo livro de circulação no Brasil


Autora de “Vencendo o Passado”, “Voltas que a Vida dá” e “O Amanhã a Deus Pertence”, a escritora Zibia Gasparetto pediu à Justiça que determine a retirada de circulação do país o livro “Sem Medo de Viver”, do pastor americano Max Lucado.Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

A informação foi publicada pela coluna de Mônica Bergamo nesta segunda-feira na Folha.

A autora de “Eles Continuam entre Nós” argumenta que o título é o mesmo de sua obra publicada em 1986, e isso confundiria os leitores brasileiros.

A editora Thomas Nelson, que publicou a obra do pastor, disse à coluna que não foi notificada ainda.

Perfil

Zibia Gasparetto nasceu em Campinas (interior de São Paulo), em 29 de julho de 1926. Ela viveu na cidade apenas até os 6 anos, quando se mudou para a capital paulista, onde vive até hoje. Descendente de italianos, a escritora casou aos 20 anos com Aldo Luiz Gasparetto, que já morreu.

Ela teve quatro filhos: Pedro (o mais velho) e Irineu (o terceiro) administram o curtume herdado do pai, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo; Luiz Antonio é médium, psicólogo e escritor; e Silvana é braço direito da mãe na editora Vida & Consciência.

Zibia aprendeu a ler aos 4 anos e, aos 8, passava horas sentada, escrevendo histórias. Parou de escrever na adolescência e só retornou a redação na forma de psicografia (o espírito escreve por meio do médium), aos 22 anos. Nessa época, ela e o marido começaram a estudar os livros de Allan Kardec e a frequentar reuniões da Federação Espírita de São Paulo.