ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A fé em Deus e a ciência se contradizem?



A ciência se define como “a observação, identificação, descrição, investigação experimental e explicação teórica de fenômenos”. A ciência é um método que a humanidade pode usar para obter uma maior compreensão do universo natural. É uma busca pelo conhecimento através da observação e adivinhação. Os avanços na ciência demonstram o alcance da lógica e imaginações humanas. Entretanto, a crença de um cristão na ciência nunca deve ser como nossa crença em Deus. Um cristão pode ter fé em Deus e respeito pela ciência, contanto que nos lembremos do que é perfeito e do que não é.

Nossa crença em Deus é uma crença de fé. Cremos em Seu Filho para a salvação, temos fé em Sua Palavra para instrução e fé em Seu Santo Espírito para orientação. Nossa fé em Deus deve ser absoluta, pois quando colocamos nossa fé em Deus, confiamos em um Criador perfeito, onipotente e onisciente. Nossa crença na ciência deve ser intelectual, e nada mais. Podemos contar com a ciência para fazer muitas coisas importantes, mas também podemos ter por certo que a ciência cometerá erros. Se colocarmos fé na ciência, confiamos no homem imperfeito, pecador, mortal e limitado. A ciência através da história tem se equivocado a respeito de muitas coisas, como o formato da terra, vacinas, transfusões de sangue e até mesmo reprodução. Deus jamais se equivocou.

Um cristão não deve temer a verdade, e então não há razão para que um cristão tema ou odeie a boa ciência. Aprender mais sobre como Deus construiu nosso universo ajuda a raça humana a apreciar a maravilha da criação. Expandir nosso conhecimento nos ajuda a combater a enfermidade, a ignorância e mal entendidos. Contudo, é perigoso quando os cientistas buscam sua fé na lógica humana acima da fé em nosso Criador. Estas pessoas não se diferenciam em nada de qualquer devoto de uma religião: escolheram a fé no Homem, e encontrarão fatos para defendê-la.

Ainda assim, os cientistas mais racionais, mesmo aqueles que se recusam a crer em Deus, admitem que há um grande vazio em nosso entendimento do universo. Eles admitem que nem Deus nem a Bíblia podem ser provados ou deixar de ser provados pela ciência, assim como muitas de suas teorias favoritas também não podem ser provadas ou deixar de ser provadas. A ciência existe para ser uma disciplina verdadeiramente neutra, que busca somente a verdade. E Deus sempre teve a intenção de que viéssemos a Ele através da fé, e não através da lógica.

Grande parte da ciência apóia a existência da obra de Deus. Salmos 19:1 nos diz: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Conforme a ciência moderna descobre mais a respeito do universo, mais evidências encontramos a respeito da Criação. A assombrosa complexidade da reprodução do DNA, as intrincadas e interconectadas leis da física e a absoluta harmonia das condições e química aqui na terra, tudo isso serve de prova à mensagem da Bíblia. Um cristão deve abraçar a ciência que busca a verdade, mas rejeitar os “sacerdotes da ciência” que colocam a sabedoria humana acima de Deus.


Questões!

Teologia é Importante?





O Medo de Evangelizar!


Tenho medo de evangelizar!
 Os crentes costumam ser mais sutis ao inventar desculpas para não evangelizar, e apresentam até complexas teologias que nos custam esforço para combater em nossa missão de ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir o Ide. Por isso foi bom ouvir alguém ser sincero e dizer a verdade.

Ao ouvir algo assim, talvez sejamos tentados a dizer “Deus não nos deu espírito de covardia”. É fácil dar respostas prontas assim. O que não devemos esquecer é que, ao dizer isso, Paulo estava lidando com o medo e a timidez que atingia um de seus melhores discípulos. Além disso o medo não é essencialmente mal. Na medida certa nós o chamamos de temor, respeito, prudência, reverência, cuidado e tantas coisas tão boas e úteis para preservar nossa vida e nos ajudar a produzir bons resultados. O medo somente é ruim quando nos incapacita para obedecer a Deus e fazer o que é bom.

Partindo do fato de que muitos crentes tem medo de evangelizar, e isso resulta em diminuição da obra evangelística, devemos estudar melhor que tipo de medo é esse e como pode ser resolvido.

Medo de ser rejeitado: E se eles não me ouvirem? E se não me aceitarem? O medo de ser rejeitado dominava Moisés, por isso ele não atendia ao envio de Deus para libertar dois milhões de pessoas. A necessidade de ser aceito também é uma armadilha para muitos crentes que, de outro modo, seriam grandes ganhadores de almas. Este medo ocupa o nível da afetividade.

Medo de ser superado: E se eles fizerem uma pergunta que eu não saiba responder? E se se eles forem mais bonitos, mais fortes, mais famosos do que eu? Muito relacionado com o medo de ser rejeitado aqui temos o chamado instinto de sobrevivência e a tentativa de compensar nossas deficiências, algumas que estão apenas em nossa mente. Este medo ocupa o nível mais primário da natureza humana. Por isso Jeremias se recusava a ir e dizia ao Senhor: Eu sou uma criança.

Medo de ser frustrado: Se Deus me chamar para missões, do que eu vou viver? O medo de não ter o suficiente, de não poder assegurar o próprio futuro e de seus dependentes também tira muitos evangelistas e missionários de combate.

Como enfrentar o medo então, para sair, evangelizar e produzir muito fruto, seja aqui ou além, seja parte do tempo ou em tempo integral? Mark Twain disse que “Courage is resistance to fear, mastery of fear, not absence of fear.” (Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, não ausência do medo). Alguém disse que coragem não é ausência de medo, mas a consciência de que existem coisas mais importantes do que o medo. Parece que está certo, já que Jesus ensinando sobre este assunto disse: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” Mateus 10:28.


Revista Igreja!

Pra que serve ISSO? Pra que serve AQUILO? Tudo e todos temos uma função!




You Tube!

Idolatria



“As imagens são como a fotografia de uma mãe.”
Querubins sobre o propiciatório = não foram feitos como objetos de culto.
Serpente de bronze = Quando os filhos de Israel começaram a queimar incenso à serpente de bronze, o rei Ezequias a reduziu em pedaços – II Re 18.4.


I. EM QUE CONSISTE A IDOLATRIA:


1. Fazer imagens = Ex 20. 3
2. Inclinar-se diante das imagens = Ex 20.5
3. Adorar (dulia – hiper-dulia e latria) as imagens = Is 44.17; Dn 3.5,10,15.
4. Oferecer culto a Deus através das imagens = Ex 32.4,5.
5. Fazer procissão com as imagens = Is 42.8.
6. É obra da carne = Gl 5.20.





II. CARACTERÍSTICA DOS ÍDOLOS:


1. Insensíveis = Dt 4.28; Hc 2.19
2. Perecíveis = Is 40.20 (Aparecida quebrada pelo iconoclasta e chutada por D. Helder).
3. Impotente = Jr 10.5; Is 45.20; Is 46.1-7
4. Degradantes = Rm 1.22,23
5. Indignos de adoração = At 17.29
6. Eles não são nada = I Co 8.4


III. CONSEQÜÊNCIAS DA IDOLATRIA:


1. Corrompe o coração e acarreta severo juízo divino = Ex 32.7-10; Rm 1.24-32
2. Produz entorpecimento = Sl 115.4-8
3. Embrutece o entendimento = Is 44.9-18
4. Produz ilusão = Is 44.19,20
5. Provoca a ira de Deus = Rm 1.18-23
6. Traz maldição para a família = Dt 17.15; Dt 7.26
7. Produz escravidão aos demônios = I Co 10.19,20
8. Traz condenação eterna = Ap 21.8


IV. A POSIÇÃO DO CRENTE ACERCA DA IDOLATRIA:


1. Fugir = I Co 10.14 (ver contexto Corinto)
2. Não ter em casa objetos de idolatria = Dt 7.26
3. Não tomar parte em festa, celebração que se relacione com idolatria – I Co 10.19-22
4. Não ter relações religiosas nem se casar com idólatra – I Co 5.11;Js 23.7;Ex 34.16




Palavra  da Vida!