ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A quem pertence o dízimo?


... a pergunta “a quem dizimamos?” já foi respondida: ao Senhor. A Escritura declara que nossos dízimos devem ser “santos ao Senhor” (Lv 27.32), isto é, devem ser separados para ele e sua obra e requerimentos. O dízimo não pertence à igreja ou a alguma agência cristã, embora possa ser dado a elas. Não importa em que mãos esteja, ele pertence ao Senhor.

Quando os levitas eram piedosos, Israel pagava os seus dízimos aos levitas, mas, mesmo então, o dízimo pertencia ao Senhor e poderia ser dado diretamente à causa que o dizimista considerava ser fiel. Dessa forma, em tempo de apostasia, um homem de Baal-Salisa trouxe as suas primícias diretamente a Elias e os seus seguidores (2 Reis 4.42-44). Os levitas não era uma instituição, mas homens separados para o serviço do Senhor.

Visto que o dízimo é “santo ao Senhor”, é o nosso dever como dizimistas julgar que igreja, grupo missionário ou agência cristã é mais claramente “santa ao Senhor”. O dízimo em si não é para o Senhor se o dízimo for para agências ímpias, extravagantes ou mediocremente eficazes. Dessa forma, o Senhor nos considera responsáveis pelo uso do seu dinheiro, assim como considera o recebedor dele plenamente responsável também.

Isso significa que temos o dever de dar sabiamente. Precisamos estudar tanto a fidelidade como a eficácia de toda agência a qual pretendemos dizimar. Ela é eficaz em nossas vidas e na vida dos outros? Ela usa o dinheiro sabiamente?
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

2 comentários

  1. A Lei foi revogada; o templo de Jerusalém foi destruído, não existindo mais a Casa do Tesouro, nem os sacerdotes; Jesus veio ao mundo e tornou-se o sumo sacerdote (Hb 6:20). E como devemos entregar o nosso “dízimo” a Ele? Mateus 25:34-40 diz que é alimentando o faminto, dando água a quem tem sede, hospedando o estrangeiro, vestindo o carente, visitando o doente e não fechando os olhos para o preso.

    Apaz

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente, quando Jesus falou para o homem da lei que ele deveria dar o dizimo e não deixar de praticar as outras coisas, Ele estava se referindo Á Lei e não para nós. Devemos sim,contribuir na igreja,mas principalmente ajudando uns aos outros, e isso com amor. mari

    ResponderExcluir

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.