O Medo de Evangelizar!

17 fevereiro 20110 comentários


Tenho medo de evangelizar!
 Os crentes costumam ser mais sutis ao inventar desculpas para não evangelizar, e apresentam até complexas teologias que nos custam esforço para combater em nossa missão de ajudar as igrejas evangélicas brasileiras a cumprir o Ide. Por isso foi bom ouvir alguém ser sincero e dizer a verdade.

Ao ouvir algo assim, talvez sejamos tentados a dizer “Deus não nos deu espírito de covardia”. É fácil dar respostas prontas assim. O que não devemos esquecer é que, ao dizer isso, Paulo estava lidando com o medo e a timidez que atingia um de seus melhores discípulos. Além disso o medo não é essencialmente mal. Na medida certa nós o chamamos de temor, respeito, prudência, reverência, cuidado e tantas coisas tão boas e úteis para preservar nossa vida e nos ajudar a produzir bons resultados. O medo somente é ruim quando nos incapacita para obedecer a Deus e fazer o que é bom.

Partindo do fato de que muitos crentes tem medo de evangelizar, e isso resulta em diminuição da obra evangelística, devemos estudar melhor que tipo de medo é esse e como pode ser resolvido.

Medo de ser rejeitado: E se eles não me ouvirem? E se não me aceitarem? O medo de ser rejeitado dominava Moisés, por isso ele não atendia ao envio de Deus para libertar dois milhões de pessoas. A necessidade de ser aceito também é uma armadilha para muitos crentes que, de outro modo, seriam grandes ganhadores de almas. Este medo ocupa o nível da afetividade.

Medo de ser superado: E se eles fizerem uma pergunta que eu não saiba responder? E se se eles forem mais bonitos, mais fortes, mais famosos do que eu? Muito relacionado com o medo de ser rejeitado aqui temos o chamado instinto de sobrevivência e a tentativa de compensar nossas deficiências, algumas que estão apenas em nossa mente. Este medo ocupa o nível mais primário da natureza humana. Por isso Jeremias se recusava a ir e dizia ao Senhor: Eu sou uma criança.

Medo de ser frustrado: Se Deus me chamar para missões, do que eu vou viver? O medo de não ter o suficiente, de não poder assegurar o próprio futuro e de seus dependentes também tira muitos evangelistas e missionários de combate.

Como enfrentar o medo então, para sair, evangelizar e produzir muito fruto, seja aqui ou além, seja parte do tempo ou em tempo integral? Mark Twain disse que “Courage is resistance to fear, mastery of fear, not absence of fear.” (Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, não ausência do medo). Alguém disse que coragem não é ausência de medo, mas a consciência de que existem coisas mais importantes do que o medo. Parece que está certo, já que Jesus ensinando sobre este assunto disse: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” Mateus 10:28.


Revista Igreja!
Compartilhe :
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato@blogdolucas.com

D'us esteja com você.

 
Copyright © 2012. Blog do Lucas ! - Todos Direitos Reservados
Design Lucas Porto