ÚLTIMAS NOTÍCIAS

É PRECISO REMOVER UM “PORÉM”

2 Reis 5: 1c

A gramática da língua portuguesa classifica o termo “porém” como uma conjunção adversativa. É uma palavra com idéia de oposição, de restrição ou diferença. Algumas vezes é substituído por palavrinhas como: mas, contudo, todavia, entretanto... e um porém não é, na maioria das vezes, uma coisa boa de se ouvir.

Esse termo “porém”, está aqui no versículo 1: "Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso".

Note o aparecimento de um “porém” na parte final do versículo, onde lemos: "era ele herói da guerra, porém leproso". Observe como esse único “porém” tirou toda a graça daquilo que havia sido dito antes sobre Naamã... ele era comandante do exército do rei da Síria, portanto, um homem importante, muito respeitado e honrado pelo rei. Na verdade, esse verso nos dá a informação que Naamã era um herói de guerra, um grande guerreiro, vitorioso, porque Deus havia dado vitória ao seu povo, mediante a bravura desse comandante, o Naamã.

Naamã era um homem tremendo. Toda a sua nação o admirava e Deus o havia usado para livrar todo o povo. Mas havia um “porém” na vida de Naamã. Havia um detalhe que não combinava com o restante da vida dele: Naamã era leproso! Uma terrível doença.

 Como é triste essa ressalva. Como é triste a existência de um “porém” na vida de uma pessoa.
Imagine-se trabalhando arduamente numa empreitada, perdendo o sono e ficando até tarde cuidando dos detalhes a fim de entregar o serviço com pontualidade e capricho. E, aí, depois do serviço entregue, você ouve isto: "Belo trabalho (você chega a abrir aquele sorriso de satisfação... se sente gratificado, realizado... mas, continuando, diz a pessoa:) há um “porém” na sua apresentação".

 E o sorriso que você abriu, então murcha no ato. Seja o que for, o “porém” na vida de uma pessoa, parece azedar todas as virtudes, todas as realizações, todas as vitórias, todas as conquistas.

E a grande questão é: o que fazemos diante disso? Tudo acabou? Será o fim da estrada? Não tem mais jeito? Nos nos entregamos ao “porém”, como se ele fosse uma fatalidade? Ou será que resolvemos acabar com esse “porém” da nossa vida, dando um fim àquilo que nos tira toda a graça? Naamã ouviu a notícia que era possível conseguir acabar com o seu “porém” e Deus foi a resposta à sua necessidade, tornando o general leproso em um homem curado. No final do v.14 está escrito isto: "sua pele tornou-se como a de uma criança". Aquela carne leprosa, voltou a ficar firme e sadia.

O problema da lepra Encontramos na Bíblia várias menções sobre a lepra. Ela era uma doença incurável e contagiosa muito assimilada e comparada ao pecado. Hipócrates (médico grego e pai da medicina) utilizou pela primeira vez a denominação léprêã quando descreveu manchas brancas na pele e nos cabelos. A denominação léprêã é utilizada na Bíblia a partir do hebraico como tsaraáth tendo o significado de desonra, vergonha, desgraça. Isso faz lembrar O PECADO.

Características da lepra
1- Oculta: A lepra depois de contraída pode demorar muito para se manifestar visivelmente. Da mesma forma o pecado se esconde e muitas vezes demora aparecer seus sintomas.

2- Contagiosa: A lepra é uma doença que transmite de um para o outro, principalmente através do contato próximo com a pessoa ou com utensílios que tenha manuseado. O pecado é transmitido.

A pessoa pega lepra e nem sabe de quem ou onde. Assim é o pecador, muito embora sem essa percepção.

3 - Brilha: Dentre os tipos de lepra da época, havia uma comum em que a pele lustrava, ou seja, brilhava. Isso era o primeiro sinal de que a doença se manifestaria em seguida. Da mesma maneira o pecado, à primeira vista nunca parece feio, mas se apresenta bonito para iludir.

4- Inchação: Em seguida, o local começa a inchar, crescer ou avolumar.

Da mesma maneira o pecado nunca se contenta com o pouco, sempre quer mais e mais. E vai se alastrando de pouco em pouco.

5- Indolor: Com o progredir da doença, a pessoa não sente dor alguma e até hoje uma forma de diagnosticar é aproximar ao fogo para saber se está com lepra e se não sentir nada é porque está.

Da mesma forma o pecado tira a sensibilidade da pessoa contra o mal a às vezes a pessoa está ardendo no pecado e não percebe.

PASSOS PARA ACABAR O PORÉM: 

PARA ACABAR COM O "PORÉM" É PRECISO DAR OUVIDOS À PALAVRA DE DEUS E NÓS DEVEMOS ATENTAR PARA ESSA PALAVRA - 2 Rs 5:2-4 A narrativa bíblica diz que a informação da menina escrava garantiu que em Israel havia um profeta do Deus verdadeiro, o qual era todo poderoso, portanto totalmente capaz de curar o leproso.

Então Naamã é enviado pelo rei da Síria ao rei de Israel e este traz um presente de muito valor para o monarca israelita. O detalhe é que homem de Deus em Israel não era o rei, mas o profeta. Não busque a solução em portas erradas. Procure a Deus em meio a verdadeiros homens de Deus, comprometidos com Deus. PARA ACABAR COM O "PORÉM" É PRECISO ESCOLHER ENTRE OS MEIOS NATURAIS E OS SOBRENATURAIS - 2 Rs 5:5-8 Como Naamã, muitos buscam solução onde não podem encontrá-la. O general buscou no rei de Israel, a solução.

Mas o profeta Eliseu o chama e lhe ordena que siga para o rio Jordão e dê sete mergulhos em suas águas barrentas. Naamã se sentiu ofendido, pois era soberbo.

Assim como Naamã, muitas pessoas se submetem a tarefas difíceis e sem sentido, no entanto basta obedecer e humilhar-se diante de Deus, e alcançar a cura da alma.

Naamã tinha companheiros que lhe aconselharam ao simples procedimento de humilhar-se e obedecer. Como consequência teve a sua carne tornada como a de uma criança, totalmente curado de sua lepra PARA ACABAR COM O "PORÉM" É PRECISO ABRIR MÃO DOS PRECONCEITOS E GOSTOS HUMANOS PARA ACEITAR OS DE DEUS - 2 Rs 5:9-12 Foram os criados do general que o aconselharam a cumprir a tarefa fácil em vez de ficar doente.

Neste tempo há muitos que indicam religiosidades diversas para a paz na alma. São muitos charlatões, interessados no que você tem. Nós queremos te ver limpo.

Hoje sou eu que te fala a simples mensagem do evangelho para que você seja restaurado e tenha vida. Sua solução é Jesus! O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, a obra de Jesus na cruz nos garante vida com Deus.

Mas é necessário uma atitude de sua parte. Agora é sua vez de saber o que fazer. Naamã precisou de se humilhar e obedecer. Vejamos qual é a sua parte neste processo. PARA ACABAR COM O "PORÉM" É PRECISO OUVIR AQUELES QUE TÊM ALGO A DIZER E DECIDIR OBEDECER RADICALMENTE - 2 Rs 5:13-14 Na vida de Naamã temos um quadro vivo do homem pecador que necessita da graça e da misericórdia de Deus, muito embora esteja dominado pelo seu orgulho e vaidade.

O homem foi feito por Deus e para Deus, e jamais será feliz enquanto não estiver, pela fé, em Deus, através de Jesus Cristo. Você só alcançará a completa bênção de Deus se fizer uma aliança com Jesus e decidir obedecê-lo a partir de hoje.

Assim como um leproso Se você ainda não é um crente, receba Jesus hoje como seu Senhor e Salvador... anime-se: Hoje é dia da intervenção de Deus para você! Basta apenas humilhar-se diante dele e ser curado profundamente para o seu "porém" ser removido.

POR: Jayro Kaillo
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato@blogdolucas.com

D'us esteja com você.