Considerada a maior do século, descoberta arqueológica pode revelar detalhes da origem do cristianismo

30 março 20117comentários


Uma antiga coleção de 70 livros pequenos, cada um com 5 a 15 páginas de chumbo, pode desvendar alguns segredos dos primórdios do cristianismo. Para os estudiosos de religião e de história, trata-se de um tesouro sem preço. Ziad Al-Saad, diretor do Departamento de Antiguidades da Jordânia chegou a dizer que pode ser a “descoberta mais importante da história da arqueologia”.

Embora ainda estejam divididos quanto à sua autenticidade, especialistas acreditam que trata-se da maior descoberta da arqueologia bíblica desde que foram encontrado os Rolos do Mar Morto, em 1947.Os livros foram descobertos há cinco anos em uma caverna (foto) em uma região remota da atual Jordânia. Acredita-se que pertenciam a cristãos que fugiram após a queda de Jerusalém no ano 70 dC. Documentos importantes do mesmo período já foram encontrados no mesmo local.

Testes iniciais indicam que alguns desses livros de metal datam do primeiro século. A estimativa é baseada na forma de corrosão que atingiu o material, algo que especialistas acreditam ser impossível reproduzir artificialmente. Quando os estudos forem concluídos, esses livros podem entrar para a história como alguns dos primeiros documentos cristãos, antecedendo até mesmo os escritos atribuídos ao apóstolo Paulo.

A doutora Margaret Barker, ex-presidente da Sociedade de Estudos do Antigo Testamento, explica:O livro do Apocalipse fala de um livro selado que seria aberto somente pelo Messias. Outros textos da época falam sobre livros  de sabedoria selados e de uma tradição secreta transmitida por Jesus aos seus discípulos mais próximos. Esse é o contexto dessa descoberta. Sabe-se que, pelo menos em duas ocasiões, grupos de refugiados da perseguição em Jerusalém rumaram para o leste, atravessaram a Jordânia, perto de Jericó e foram para a região onde esses livros agora foram achados.

Para ela, outra prova de que o material é cristão e não judaico é o fato de os escritos estarem em formato de livros, não de pergaminhos. “Os cristãos estão particularmente associados com a escrita na forma de livros. Eles guardavam livros como parte de uma tradição secreta do início do cristianismo… Caso se confirmem as análises iniciais, esses livros poderão trazer uma luz nova e dramática para a nossa compreensão de um período muito significativo da história, mas até agora pouco conhecido.”

Ela refere-se ao período entre a morte de Jesus e as primeiras cartas do Apóstolo Paulo. Há referências históricas a alguns desses acontecimentos, mas quase nenhum material deixado por quem realmente vivenciou o surgimento da igreja cristã. Essa descoberta sanaria muitas das dúvidas levantadas por outros estudiosos sobre a veracidade dos relatos da existência do que comumente é chamado de “o Jesus histórico”.
Gospel Prime
Compartilhe :
Comentários
7 Comentários

+ comentários + 7 comentários

Anônimo
8 de abril de 2011 10:47

Que cara de pau tem sempre esses ratos e lixos de blogueiros que só vivem de roubos de posts de sites grandes assim tu nunca irá crescer animal aprende a fazer teu próprio trabalho

8 de abril de 2011 16:03

altamente incrível!

8 de abril de 2011 17:57

"Que cara de pau tem sempre esses ratos e lixos de blogueiros que só vivem de roubos de posts de sites grandes assim tu nunca irá crescer animal aprende a fazer teu próprio trabalho"

1°-Que pena que não se identificou, não sei por que né?rrsrsr.
2°- Quero informar que somos um PEQUENO blog, não temos jornalistas e colunistas pra que nossas meterias sejam publicadas com fonte próprias, ok?
3°- Todos os post são de portais,PORTAIS de NOTICIAS e quando público algo que não seja de minha hermenêutica coloco FONTE que fica lado direito na parte inferior do post.
4°-Temo que tenha publicado algo seu pois se assim fiz minhas desculpas a meus leitores pois publiquei algo de fontes impróprias.
5° Sou sim um rato de blog pois ainda necessito de minhas fontes pra que possa continuar com essa trabalho.
6°-Quanto a fazer meu próprio trabalho, sim eu faço pois nunca levei meu tempo a entre em paginas e questionar algo que não posso e não devo.
Minhas desculpas por não me referir a o SENHOR por nome, da próxima quem sabe haja alguma identificação.
Cordialmente o "RATO" Lucas Porto!

Anônimo
8 de abril de 2011 18:21

vaaaai troxa!, escreve qualquer merda e toma ralada do cara!parabens pelo post lucas!

Anônimo
23 de abril de 2011 13:48

RATOS E LIXOS SÃO ESSAS PESSOAS QUE DEPOIS DE LEREM TODO O BLOG CRITICAM E AINDA DEIXAM COMENTÁRIOS. COITADOS.GOSTEI MUITO DESSAS NOTICIAS CONTINUE DESSA FORMA POIS AUMENTARA MAIS O MEU CONHECIMENTO ACERCA DE ARQUEOLOGIA E VÁRIOS ASSUNTOS QUE DISPONIBILIZAM.

Anônimo
8 de maio de 2011 10:25

Lucas, continue seu trabalho,se te atiram pedras, é porque voce está produzindo frutos.parabens.Marilene

8 de maio de 2011 15:54

Muito obrigado Marilene!
D's seja convosco!

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato@blogdolucas.com

D'us esteja com você.

 
Copyright © 2012. Blog do Lucas ! - Todos Direitos Reservados
Design Lucas Porto