Deus tinha uma esposa? Teóloga inglesa afirma que sim

30 março 201119comentários


Conquistar um título de doutorado em Teologia na conceituada Universidade de Oxford, Inglaterra, não é algo fácil. Quando se é mulher e ateia, torna-se algo ainda mais complicado. Mas Francesca Stavrakopoulou (foto) chegou lá e hoje é professora do departamento de Teologia e Religião na Universidade de Exeter e apresenta semanalmente uma série produzida pela BBC chamada Os Segredos Escondidos da Bíblia.

No episódio que foi ao ar duas semanas atrás, ela divulgou a sua tese: os antigos israelitas pensavam que o seu Deus Yahweh [Jeová] foi casado. Ou seja, o politeísmo, adoração de muitos deuses, não foi uma corrupção de alguns israelitas do monoteísmo. Eles tinham, segundo ela, bons motivos para crer que havia mais de um deus.

Segundo a pesquisadora, as primeiras versões da Bíblia apresentavam uma deusa da fertilidade, Aserá, como a possível companheira de Deus. Mas essa não é uma ideia nova. Em 1967, o historiador Raphael Patai já defendia que os antigos israelitas adoraram tanto Yahweh quanto Asherah (Aserá, em português).

Para “provar” a existência dessa suposta “esposa de Deus” são citados indícios em textos antigos, amuletos e estatuetas encontradas por arqueólogos nas ruínas de uma cidade cananéia, na região de Kuntillet Ajrud, que hoje pertence à Síria. Inscrições em cerâmica encontrada no deserto do Sinai também mostrariam que Yahweh e Asherah eram adorados em conjunto. Também colaboraria para isso a passagem no Livro de 1 Reis que menciona uma imagem da deusa colocada no templo do Senhor e teria sido adulterada posteriormente.

Presidente do Centro de Estudos Judaicos do Arizona e do Instituto Albright de Pesquisas Arqueológicas, J. Edward Wright defende a tese de Stavrakopoulou, afirmando que várias inscrições hebraicas mencionam “Yahweh e sua Asherah”. Ele acrescenta que o nome de Asherah não foi inteiramente retirado da Bíblia por seu editores do sexo masculino.

Wright explica que ela era uma divindade importante, símbolo de fertilidade no antigo Oriente (foto), conhecida por sua força e cuidado. Afirma ainda que seu nome por vezes foi traduzido como “árvore sagrada”. Há relatos de que essa árvore foi “cortada e queimada fora do Templo, numa atitude de certos governantes que tentavam ‘purificar’ o culto e dedicar-se à adoração de um único Deus masculino, Yahweh”. ”Mas os vestígios dela permanecem e, com base nisso, podemos reconstruir o seu papel nas religiões do Levante do Sul”, conclui o estudioso.

Aaron Brody, diretor do Museu Bade e professor adjunto de Bíblia e Arqueologia na Pacific School of Religion, diz que os antigos israelitas eram politeístas e que só uma “pequena porção” adorava apenas a um Deus. Para ele, foi o exílio de uma comunidade de elite dentro da Judeia e após destruição do Templo de Jerusalém em 586 AC que os levaram a uma “visão universal do monoteísmo restrito.”

A popularidade de Stavrakopoulou com o programa de TV está gerando curiosidade sobre seus livros e artigos, que são a base da série da BBC. Tradicionalmente o material da emissora inglesa é exportado para o mundo todo, portanto essa questão logo deverá chegar a muitos países.
O verbo 
Compartilhe :
Comentários
19 Comentários

+ comentários + 19 comentários

Anônimo
4 de abril de 2011 00:48

deus é casado? isso explica muita coisa.

principalmente porque sumiu da nossa peladinha de sábado.

4 de abril de 2011 01:55

Agora tudo faz sentido.
Deus era casado, então um certo dia, Deus saiu pra comprar cigarros, dizendo que logo voltaria. Então ele não voltou mais.
Por isso que muita gente diz que, ele não existe.

Guilherme
4 de abril de 2011 02:59

Muito bom o post, adoro teologia ^^

Anônimo
4 de abril de 2011 10:24

KKk que Deus é casado pode até ser! Como todo historiador que se preze sabe que antigamente os antigos povos,pré-históricos ou não, cultuavam primeiro a terra,sendo um simbolo feminino e de fertilidade,vem até daí a transcedencia para o masculino pela história de Lilith(a dita,primeira mulher de Adão)..sempre ouve o culto ao feminino,só que algumas religiões tentam mascara-los esxemplo disso memso é o calolicismo que cultua a mãe de Jesus. Só acho um erro querer colocar uma sexualidade em Deus, se Deus é todo o universo e além deste,sendo pois uma entidade Natural,não há pra querer compara-lo a um Homem ou Mulher...Deus é a natureza em harmonia,tudo o que é vivo,material ou imatreial.

Anônimo
4 de abril de 2011 11:34

Coitado dos alunos dessa suposta teóloga!

Anônimo
4 de abril de 2011 12:31

Bem, se deus EXISTISSE, eu podia levar a sério esse post.

Anônimo
4 de abril de 2011 13:52

Deus não é um serhumano, para casar!
DEUS EXISTE SIM, E ELE TE AMA APESAR DE VC NEGALO!

Anônimo
4 de abril de 2011 14:27

não se trata só de religião... trata-se de ciência, e respeito pelo trabalho dos outros, ainda que a SUA fé, leve vc a acreditar no contrário!

4 de abril de 2011 14:27

Só pra quem desconhece a historia dos hebreus, pra acreditar numas estorinha dessa teóloga, pois quem conhece bem a biblia, sabe que os hebreus quando se distanciaram de Deus, passaram a a adorar Azera, e todo mundo sabe que azera era consorte de Baal e não do Deus Yahweh.

Anônimo
4 de abril de 2011 14:41

Baal pra mim é o ultimo chefão do diablo D:

Anônimo
4 de abril de 2011 15:41

Parabens Franscesca, vc está chegando lá.. as respostas estão bem na nossa frente.. mas quando vier a tona poucos acreditarão. O Deus no antigo testamento da biblia refere-se a Uma raça extraterrestre de Nibiru (familia real, esposa, filhos, etc..) que interferiram no nosso DNA a muitos anos, sim, adão e eva foram os primeiros resultados dessa experiencia.. o antigo testamento é uma copia da "biblia" dos sumérios que passaram toda essas informações desses "deuses" a quem eles cultuavam e faziam rituais de sacrificios para agrada-los.. enfim.. pesquisem os livros de Zacharias Schitkin, o 13° planeta.. muita paz e luz, e coragem pois a verdade em breve virá, abram a mente, preparem para a transição planetaria, 2012 não é o fim do mundo, e sim o inicio de uma nova era de luz

Ademir
4 de abril de 2011 17:01

Deus existe sim senhor. E não é um ser como a maioria das crenças afirma: sem corpo, partes, paixões e tantos outros "atributos" fantasiosos. O Senhor Deus (Yahweh)Tem um corpo de carne e ossos como nós e Tem uma família sim : Espôsa (que não é Maria de Nazaré),bilhões de filhos espirituais, pai, mãe, avós e etc. Difícil de acreditar?? Pois vcs não fazem a mínima idéia dos grandiosos atributos do nosso Deus os quais Êle amorosamente REVELA aos membros da Sua verdadeira Igreja.

Anônimo
4 de abril de 2011 18:17

falar sobre deus é uma questao muito delicada e é bom nao se precipitar vamos ver os dois lados

4 de abril de 2011 18:48

Nada a ver... a maior prova de que Deus não era casado é que a natureza é perfeita. Se ele fosse casado, a mulher ia ficar aporrinhando a ideia dele e nada ficaria pronto nunca, o mundo não seria feito em 6 dias e ele jamais conseguiria descansar no sétimo...

Anônimo
4 de abril de 2011 19:23

Nem Deus aguentou sua esposa! KKKKKKKKK

Anônimo
4 de abril de 2011 23:58

MEU NOME EH CALEBE E
de todas as bobeiras ki ja ouvi, essa foi incrivelmente a masi idiota.
me mostra na BIBLIA, ki no ceu tem sexo, preconceito, raça, igrejas uma pentecostal, outra batista, outra catolica, ah vah.

Anônimo
11 de julho de 2011 20:45

Na minha opinião acho que deus tinha seus amores, mas o grande amor da vida dele era nós humanos, é por nós que ele provou o grande amor que existe, ele é a prova que o amor existe sim....Quem seria capaz de dar sua vida, como ele fez arastado pelas ruas com coroa de espinhos para muitos negalo.... Deus fez a natureza linda essas brincadeiras de mal gosto como foi citado logo a cima , são pessoas que não sabem
amar só por que somos mulheres, homens somos todos iguais somos irmãos, sentimos dor, amor, conpaixão.....
Por isso ame ameeeeeee deus por tudo q ele nós deu...se vc tem uma cruz para caregar é por que vc tem força para caregala...
não peça a penas a deus e seus seguidores agradeça,,,, pois podemos fazer u mundo melhor se cada um fazer sua parte.....
hoje estamos aqui na terra, amanhã podemos estar no mundo espiritual com deus...Existe uma outra vida, mas pra quem acredita......deus esteja com todos....
obrigadaaa meu deus

Anônimo
24 de agosto de 2011 14:48

haaa mas eclaro q DEUS existe olha as grandes maravinhas q ele fez,nao estamos num mundo por acaso ,o senhor e perfeito em tudo nos e q somos cacos de barros se num fosse assim ele num tinha escrito,tambem vc axa q ele mandaria seu filho pra morrer numa cruz em vao nao foi por amor a mim e a vc crei no senhor a palavra dele diz;se hoje ouvires a voz de Deus num endureçais o te coraçao ,ele ama muito a tua vida acredite nisso..........ele esta voutando............

10 de fevereiro de 2012 10:54

O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na natureza do criador. O Universo é infinito, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas como o Universo seria o próprio criador? Sabemos que tudo no Universo é regido por uma linguagem matemática. Hoje, os cientistas já sabem que o universo todo é permeado por uma energia. Eles a chamam de Energia Escura, porque não a vêem. Ora, uma Energia infinita e regida por uma linguagem matemática é uma ENERGIA INTELIGENTE. Logo, o próprio Universo é um campo infinito de energia inteligente, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Esta teoria se encaixa na filosofia taoista que diz: Tao (o Universo Imanifesto, Deus) gera Ki (uma energia secundária já pertencente ao universo relativo), pois se divide em Yang e Yin e gera tudo que existe. É daí, talvez, que surgiu a frase “Deus criou o universo” traduzindo como Tao (o Universo Infinito) criou Ki (o universo relativo), somente assim ela faz sentido. Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela EDITORA BIBLIOTECA 24X7 e que pode ser adquirido diretamente no SITE DA EDITORA ou na LIVRARIA CULTURA. Ele discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita e que adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).
Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm para justificar a miséria humana. Esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus "filhos" como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo.
Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato@blogdolucas.com

D'us esteja com você.

 
Copyright © 2012. Blog do Lucas ! - Todos Direitos Reservados
Design Lucas Porto