ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Você consegueria viver a risca conforme a Bíblia durante um ano? Jornalista americano relata em livro essa experiência


O jornalista americano A.J. Jacobs, decidiu passar um ano vivendo de acordo com os preceitos bíblicos, fazendo um interpretação independente das escrituras, o que o tornou neste período um “fundamentalista máximo”, como ele mesmo se define na introdução do livro que resultou dessa experiência. O livro The Year of Living Biblically (“O Ano em Que Vivi Biblicamente”) ainda não tem data prevista para lançamento no Brasil.

Jacobs fez uma lista de 72 páginas com mais de 700 regras, que ia de Gênesis ao Apocalipse, que arbitram a vida de um homem comum, segundo a interpretação dele da bíblia.

Definindo-se no início de seu livro, por “agnóstico”, um judeu, Jacobs dividiu sua jornada bíblica de um ano da seguinte maneira: os nove primeiros meses abordariam o Velho Testamento, período histórico com maior extensão, sendo este ainda adotado pelo judaísmo e os últimos três meses daria prioridade ao Novo testamento.

Durante o período deste um ano bíblico, Jacobs foi se transformando em uma espécie de Moises Nova Yorkino, deixou sua barba crescer, passou a usar azeite para lavar a cabeça, ao invés de condicionador e passou a usa túnicas brancas, cujos os tecidos não misturassem lã e linho.

Para você que pensa que nosso aspirante a beato era na época alguém sozinha, esta enganado. Quem não ficou muito contente com o novo visual e costumes dele foi sua esposa Julie.

O ano bíblico do jornalista, contou com grandes ousadias e aventuras pelas passagens da bíblia, que foram desde proibição de tocar em qualquer mulher em seu período menstrual, a controle de alimentação (o que o levou a comer bombons de grilos, pasme você), o apedrejamento de um adúltero (que por sua vez, teve desfecho muito engraçado de história) e até mesmo manter um escravo (o que preocupava o jornalista, pois em pleno séc. 21 é crime, foi então, quando surgiu um e-mail de um universitário querendo estágio particular, nada mais apropriado no momento, um acordo de estagio sem remuneração). Jacobs privou-se até mesmo de usar palavrões durante este ano.

Segundo relata o livro, Jacobs encontrou grande encontrou grandes de dificuldades, porém, as superou ao enfrentar a luxuria, cobiça e a rotina de orações. No entanto, o maior desafio foi a fé, o escritor do início do livro é um homem de 38 anos, com um filho de 2 anos e uma enorme vontade de aumentar a família. Ele não tem fé, mas sente falta de um alicerce moral para o próprio lar e mergulha na religião, um terreno desconhecido. Nos primeiros meses, sente-se desconfortável fazer orações; perto do fim do projeto, experimenta o êxtase místico – dançando feito um rabino louco ao som de Beyoncé, na festa de 12 anos (bat mitzvah) de uma sobrinha. Mas ainda se declara agnóstico.

Aparentemente, Jacobs conseguiu encontrar o sentido que buscava. E uma explicação, embora nem sempre convincente, para cada uma das regras bíblicas.

Se os judeus aceitam como metáfora uma ordem divina e os cristãos ignoram muito do Velho Testamento, quem segue a Bíblia ao pé da letra, de cabo a rabo? Ninguém, nem os fundamentalistas. Quem se propõe a fazer uma leitura literal da Bíblia acaba sempre escolhendo o que vai obedecerconclui Jacobs.

Em uma matéria de 2007 o jornalista Marcos Nogueira fala a revista Super Interessante alguns relatos detalhados da experiência de A. J. Jacobs.




Gospel+ / Blog do Lucas
« ANTERIOR
PRÓXIMA »

36 comentários

  1. sou cristão protestante e acho que isso foi muito exagero dele, enfim...

    ResponderExcluir
  2. Pode até ter sido exagero... mas o resultado foi uma ótima conclusão.

    ResponderExcluir
  3. nada que teologias mais séria já vem alertando há muito tempo. O fundamentalismo sempre escolhe o que vai cumprir de acordo com interesses!

    ResponderExcluir
  4. Religião = Manipilação

    ResponderExcluir
  5. Seguir a biblia por seguir vai ser mesmo um sacrifício em vão. Se ele estive afim de mudar a vida e seguir a bíblia como o livro da vida, certamente será feliz.

    ResponderExcluir
  6. eu gosto daquela parte """CRECEI-VOS E MULTIPLICAI-VOS"""" sou praticante

    ResponderExcluir
  7. ele conseguiu o escravo moderno "O Estagiário"

    ResponderExcluir
  8. Existem centenas de grupos interpretando vários livros diferentes, daí a concluir que ninguém segue na verdade nada é até mesmo uma idiotice... mas ele teve que viver isso pq é judeu.

    ResponderExcluir
  9. gente nao misturem religiao com loucura ele nao teve Deus no controle até porque nao conhece a Deus nao tem fé entao ele fez isso em vao, e nao adiantou nada alias so piorou a situação dele a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. todo mundo tem opiniao.. mas quem aki ja leu de Genesis ate apocalipse?

    ResponderExcluir
  11. De boa achei que ele ia pirar, eu sou católico e não sigo a risca a Bíblia nem a pau! xD

    Mas achei legal a experiência dele e fiquei impressionado dele ser casado! xD

    ResponderExcluir
  12. Throlus disse...
    todo mundo tem opiniao.. mas quem aki ja leu de Genesis ate apocalipse?



    PERFEITO.....

    ResponderExcluir
  13. Muito joia o post e as conclusões que o jornalista tira são perfeitas. Interpretações ao pé da letra dos livros contidos na Bíblia por pessoas de nosso tempo sempre tendem a se tornar exercícios inequivocados, ja que as mentalidades são um pouco diferentes das de 2000/3000 anos atrás. Uma pena que exista uma minoria cristã de extrema-direita que tenta aplicar as condutas das escrituras nos dias atuais, como se fosse a máxima do moralismo.

    ResponderExcluir
  14. o Jornalista brasileiro Claudio Tognolli já fez essa experiência.

    ResponderExcluir
  15. Dê risadas com a idiotisse dos outros.

    Olá,gostei deste blog e gostaria de divulgar para vocês
    perticipem de

    Prafazertudo.blogspot.com
    Prafazertudo.blogspot.com
    Prafazertudo.blogspot.com
    Prafazertudo.blogspot.com
    Prafazertudo.blogspot.com
    Prafazertudo.blogspot.com
    Prafazertudo.blogspot.com




    Quem for participar vai ter que comentar no blog.Valeu! Para que começe logo a brincadeira

    ResponderExcluir
  16. esse cara é muito burro...animal

    ResponderExcluir
  17. será que ele comeu o pão com o suor do seu rosto???

    ResponderExcluir
  18. De cada homem que verdadeiramente o ama, DEUS não exige demasiado, nada que não possamos cumprir, ao ler as Escrituras Sagradas com facilidade se percebe o que JEOVÁ [Salmos 83:18]requer de cada um. Beneficiamos de uma benignidade imerecida não apenas pelo sacríficio de Jesus que permite o resgate de almas [vidas], mas também porque homem algum consegue cumprir totalmente com JEOVÁ consequência da nossa imperfeição traduzida numa forte natureza inclinada para o mal, no que me toca, tenho certeza mais que absoluta da existência de DEUS e contudo o mais que consigo é tentar honrar um compromisso de santidade adquirido pelo conhecimento da Verdade. Tenho uma opinião sobre o que fez o jornalista americano A.J. Jacobs, mas fico com o meu pensamento para não ir contra DEUS. Eugénio

    ResponderExcluir
  19. so pra voces saberem fui testemunha de jeova minha mãe obrigava-me a ir e eu sempre aí de cara feia pra igreja !! quando o culto terminava eu era o primeiro a sair da igreja parecia ate q era "o diabo correndo da cruz "rsrsrsrs e as pessoas pergutavam "aonde ele vai com tanta pressa?"" ele esta passando mau?""o qu efoi esse "vulto" q passou por aqui? " era eu " ou então eu dizia pra minha mãe que estava com dor de cabeça e precisava ir pra casa assim en~tao eu ia antes do bendito culto terminar falei tantas vezes isso pra minha mãe q ela mim levou ate pro medico achando q era problema de visão ou um tumor na cabeça ou alguma coisa do tipo... ...toda terça e quinta -feira não era dia "d" e sim dia "c" dia da "dor de cabeça", mesmo sem gostar de ir e ELA SABIA DISSO eu tinha quer ir rezear. De fato eu rezava, rezava pra faltar energia na igreja e todos irem embora ,rezava pro pastor passar mau e não ter culto, rezava pro teto cair na cabeça do pastor, rezava pra ele infartar ou então eu infartar ali no salão rezava,rezava,rezava, eu rezava tanto q so faltava sair da igreja com as mãos coladas e caimbras de tanto ficar de joelhos no chão e claro pra minha mãe abandonar a igreja tambem. Depois de alguns anos "minhas preces em fim foram ouvidas" abandonamos a T.J minha familia deixou definitivamente de ir e o tempo pasou as crianças não era mais crianças inclusive eu e andando pela rua sem nenhum pensamento em mente vi uma das "irmãs " da igreja gravida !!! tinha 20 anos nome patricia , nem é casada e ainda mora com os pais.
    E ela que preagava tanto de porta em porta em porta pregando e espalhando aos 4 ventos q isso e aquilo é pecado por que fez sexo antes do casamento ?? por que xingava na rua ? por que comemorava aniversarios ?? sendo q os proprios da T.J proibia ??
    Esses crentes malditos todos são anjos dentro da igreja e "santos do pau oco" do lado de fora eu sempre fui e sou quem eu sou .... se acredito em Deus?? Claro que sim !!! antes acreditar em Deus do que acreditar nos de brasilia ...!!!!
    e ainda dizem que os ateus vão pro inferno!
    A ta bom !!! e papai noel tambem existe ...!!!!
    fui !!!!

    ResponderExcluir
  20. O velho testamento é pra ser usado como uma bússula e não como uma lista de regras a serem seguidas, pois ele foi escrito na dispensação da lei, logo direcionado apenas aos Judeus. Como vivemos na graça, vivemos sob a condição da graça, que é o amor incondicional de deus por nós. Você não precisará apedrejar uma adúltera pra que tenha seu lugar no céu.

    Por outro lado isso é muito bom, como experiência...

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Bem, eu já li de Gênesis a Apocalipse, e por isso mesmo acho que o que ele fez foi uma grande besteira, pautada em um desconhecimento brutal de contexto religioso.

    A Bíblia conta diversos momentos da vida espiritual e material do povo de Deus, com milhares de anos sendo descritos. De lá pra cá, não foi só o homem que mudou, mas as regras também.

    É muita falta de cabimento querer seguir à risca o que você não entende. O cristianismo mesmo surgiu de uma total reformulação, onde a Lei judaica não cabe mais, e virou só algo que respeitamos mas não seguimos.

    Extremismos desse tipo e do tipo que fanáticos religiosos pregam não surgem da bíblia, mas da idéia que as pessoas fazem do que é certo ou errado. É sempre assim, mas as pessoas geralmente não têm muita inteligência pra diferenciar o bom cristão do mal cristão. Colocam no mesmo saco, pois exige menos uso da massa encefálica.

    ResponderExcluir
  22. Se toda população conhecesse cada linha da bíblia, tenho certeza q pelo menos 90% seria ateu ou agnóstico, metade da população usa a bíblia no máximo pra dizer q ser gay é pecado mas na verdade, tá pouco se fodendo pra todas merdas q a bíblia tem, falo mesmo

    ResponderExcluir
  23. Experiência meio idiota, pois se realmente fosse seguir a gibiblia, ira acabar tendo que matar todos os infiéis, como manda o deus, e teria realmente que viver privações que hoje um cara como esse, morando em apartamento, com carro e conforto, não suportaria: viver no deserto.

    ResponderExcluir
  24. Uma coisa é fazer o que faziam antigamente, outra coisa é fazer o que a bíblia diz, esse repórter distorceu tudo e os que leram e concordaram muito menos....

    Antes de concordar com qualquer besteira por ai, aprenda a entender o que a bíblia ensino, com certeza não é lavar os cabelos com azeite ou manter um escravo.

    ResponderExcluir
  25. Quanta babaquisse eim..
    escravisar um cara?? E o cara liga pra ele no momento certo q ele precisava,podia mentir um pouco melhor cara.Q ele pode ter sido um babaca pra fazer isso tudo ate acredito,+ essa historia de escravisar foi d++..

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus.... eu li os comentários e to pasma com a falta de capacidade de raciocínio das pessoas.

    O que ele fez não foi burrice, FOI UMA EXPERIENCIA!!!! E uma que rendeu dinheiro, pois esse livro é muito bom.
    Pessoas aqui explicaram do porque escolhem quais regras seguir (achando que responderam a altura) mas a conclusão dele continua perfeita. ESCOLHEMOS as regras a seguir sim!!! Achar uma desculpa pra escolher quais seguir não muda o fato de que você não vai seguir as que não quer.


    pior foi esse anonimo
    "gente nao misturem religiao com loucura ele nao teve Deus no controle até porque nao conhece a Deus nao tem fé entao ele fez isso em vao, e nao adiantou nada alias so piorou a situação dele a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus."

    Além de não saber usar virgula e ponto, ainda se acha dono da verdade.
    QUEM disse que essa experiencia não adiantou nada e só piorou?? De que fonte você tirou que ele não conhece a Deus verdadeiramente??
    Só porque você não é capaz de passar um ano sem hipocrisia e cometer a 'loucura' de não levar apenas três ou quatro regras bíblicas ao pé da letra (como geralmente fazemos) mas sim TODAS não quer dizer que quem consegue não conhecerá a Deus.

    E a fé não vem pelo ouvir a palavra de Deus. Disso vem o controle mental de gado. A fé vem em SENTIR Deus em sua vida. Pra quem já sentiu palavras são vagas e desnecessárias, apenas uma ferramenta arcaica e fraca para tentar entender quem é ele, um baldinho de água querendo colocar o mar dentro de si.

    ResponderExcluir
  27. Cara, pelo amor de Deus, ao menos utilize o corretor ortográfico do word pq TÁ FODA.

    Se vc se desculpar dizendo que o texto está MAL ESCRITO pq copiou de outro lugar...

    ResponderExcluir
  28. isso é tipico do protestantismo, interpretar a biblia do jeito que entender. Ele fez do mesmo jeito q um protestante faz, interpretou a biblia conforme o seu "juízo"(se é que ele tinha raciocinio perfeito em interpretar as sagradas escrituras do seu modo), livre.

    ResponderExcluir
  29. Tem nego ae falando merda, o cara viveu da forma q ele interpreto a biblia... agora se tem gente ae q so acredita noke o seu pastor diz vo fazer oq?! (e o pior q tem pastor de igreja q nem estudo tem mas ta encima pulpito instruindo pessoas de um assunto mto delicado!)

    ResponderExcluir
  30. O bíblia descreve costumes, leis, história e outras coisas da época, é a internet daquele tempo.

    Não é mais útil.

    ResponderExcluir
  31. @Kallysha ... toma vergonha... então você não é cristã, se não segue á risca o que seu "livro sagrado" manda... as regras estão lá, você não pode escolher o que quer seguir. Ou você é religiosa, ou é uma pecadora que não terá perdão... isso seu livro diz claramente.
    A idiota aqui é você, pois saberia que deve seguir á risca o que seu deus, através desse livro, manda.

    ResponderExcluir
  32. "Quem se propõe a fazer uma leitura literal da Bíblia acaba sempre escolhendo o que vai obedecer"
    verdadeiras palavras

    ResponderExcluir
  33. Materia interesante,muito bom...
    Tambem sou agnostico,e nao tenho a minima vontade de fazer isso.

    ResponderExcluir
  34. @glen
    Seguir a risca o livro sagrado é fazer o que o jornalista fez =3
    Todas as outras religiões selecionam as regras.
    Exemplo simples: Está BEM claro na bíblia Deus proibindo comer comer carne de porco.

    A biblia NÃO É clara. Por isso mesmo que existem tantas igrejas em cima do mesmo livro.Se o livro sagrado fosse claro existiria apenas UMA religião baseada na biblia (pura lógica -.-).

    Na sua concepção então não existe nenhum cristão. (só essas pessoas que fazem essa experiencia de seguir a risca a biblia por um tempo,mas mesmo elas não aguentam)

    BTW: Cristão significa 'crer em cristo', não 'seguir a biblia'. Mas parece que você não sabia dessa coisinha basica quando me chamou de idiota. Católicos são cristãos, evangélicos são cristãos, protestantes, ortodoxos, até alguns espiritas =3
    E sabe porque existem tantas variações de cristãos???8D
    Porque cada um deles interpreta a biblia de um jeito 8D Afinal ELA NÃO É CLARA!!! Cada um SELECIONA (com as devidas desculpas e interpretações) o que vai seguir e o que não vai seguir.

    ResponderExcluir
  35. mano ele teve que usar tsi-tsit,kipá,tefilin todas essas coisas (quando estava fazendo "parte"do velho testamento?que isso ow,conheço rabinos e rabinos e para seguir todas as leis deve ser uma coisa extremamente dificil

    ResponderExcluir

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.