ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feliz é quem aprende a render-se - Part02

Jesus disse que o Reino de Deus é formado por aqueles que são carentes de Deus. Certa ocasião João Batista perguntou se o Senhor era realmente o prometido e a resposta do Mestre foi: “Ide contar a João as coisas que ouvis e vedes: os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres (carentes de Deus) é anunciado o evangelho”.

Quando Jesus se refere aos pobres, não fala simplesmente sobre os menos favorecidos financeiramente, mas a respeito daqueles que realmente reconhecem sua pobreza, isto é, sua dependência de Deus, pois somente uma pessoa que admite a sua pequenez, se renderá aos ensinamentos da Graça, para a partir daí se tornar participante do Reino.

Necessariamente essa é a primeira das bem-aventuranças, justamente pelo motivo de ser imprescindível àqueles que se tornarão partícipes do Reino. Ser humilde de espírito é a qualidade que abre as portas para tantas outras que constituem o caráter do cidadão dos céus.

OS QUE CHORAM

Em meio à dominação e a opressão de Roma sobre o povo judeu, uma das expressões inaceitáveis seria dizer que o choro era um indicador de felicidade. Parecia ridículo falar que é feliz aquele que chora. Uma das aplicações do texto seria aos que sofrem perseguição por causa da fé, neste caso o consolo nos é dado agora no coração e será manifesto no mundo vindouro. Porém outra aplicação mais aceitável está baseada na palavra grega utilizada para os que choram, a qual tem como melhor tradução os lamuriantes, levando-nos a entender que Jesus se referia àqueles que lamentam os seus atos pecaminosos.

O texto se refere aos que estão convictos do pecado ou lamentam a condição pecaminosa do mundo. Em todo caso quaisquer das duas aplicações devem ser muito mal vistas por aqueles que entraram na moda do triunfalismo, um neologismo que retrata e marca estes dias nos quais vivemos. O que há de mais importante nessa bem-aventurança é que o choro mencionado por Jesus refere-se à tristeza provocada por questões puramente espirituais, a qual não se refere a nossa vida natural neste mundo. Para Deus, os verdadeiramente afortunados são os que têm corações quebrantados e arrependidos, pois se alguém desejar a alegria do refrigério da salvação deverá primeiramente experimentar o desalento pela prática do pecado. Portanto bem-aventurados os que choram.

OS MANSOS

Ao falar sobre a bem-aventurança dos mansos, o Mestre não trouxe uma idéia de fraqueza, mas de autocontrole, humildade e disciplina. Uma vida em Cristo desenvolve-se mediante a ação do Espírito Santo. E uma das características do fruto produzido por Ele é a temperança, isto é, domínio próprio. Por isso não é aceitável dizer que essa mansidão corresponde a natureza gentil ou o trato fácil que algumas pessoas têm com seus semelhantes, nem tampouco é uma questão de aparência exterior. A mansidão tem a ver com a humildade produzida no coração através do aprendizado pela convivência com o Senhor Jesus. Esta pessoa se relacionará com os demais sem se vangloriar de si mesmo. A mansidão recomenda não haver retaliação mesmo quando sofrermos injustamente. Aqueles que vivem assim estarão sempre satisfeitos e felizes.

OS FAMINTOS E SEDENTOS DE JUSTIÇA

Nesta citação encontramos algo que quando cumprido, demonstra uma total dependência da soberana vontade do Senhor. Ao contrário do que muita gente pensa, ter fome e sede da justiça de Deus não é buscar da parte dEle uma resposta cruel contra aqueles que elegemos como nossos inimigos. Dessa forma Deus estaria sendo tendencioso aos nossos caprichos. Salomão disse que aquele que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.

« ANTERIOR
PRÓXIMA »

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sua colaboração e participação e FUNDAMENTAL para nosso trabalho!

Não deixe de COMENTAR!

Mas peço a compreensão de TODOS quanto às palavras a serem CITADAS e não utilizar como divulgação de outros Links redirecionando para páginas inadequadas caso contrário será arquivada como SPAM.

Recomendações de Blog's e outras páginas podem ser envidas para nosso e-mail: contato.lucasdoblog@gmail.com

Deus esteja com você.